O Blog com as noticias da povoação de Negrelos, São Pedro do Sul. Negrelos já mexe...
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
LIMPEZA DAS VALETAS
Aquela limpeza teve início em meados do mês corrente na Pedreira, tendo já atingido a rotunda de Nossa Senhora do Livramento.
LIMPEZA DO BALDIO
O investimento em causa importa em 6 000 euros, comparticipados a 100% por fundos comunitários e verbas nacionais.
Serão efectuados, além da desrama, poda de formação e corte de matos.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
NATAL DOS SIMPLES
éticas. Para alguns foi foi dia de "comer, beber e chorar por mais", até invocando o nome de Deus em vão...
Para muitos, crianças e adultos, lá fora, mas também cá dentro (em Portugal), o Natal foi simples ou nem souberam o que era Natal, passando fome e dormindo na rua. No nosso país, o próximo Natal, com o que aí vem, será muito pior para os pobres. Foi também para denunciar estas injustiças que Deus se fez Homem através de Jesus Cristo. Em solidariedade com os simples, Zeca Afonso fez o poema de uma canção que publicamos.
Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras
Vamos cantar orvalhadas
vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas
Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte
Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra
Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza
Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem anda à noite à ventura
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
CARTA ABERTA AO CIDADÃO
Nesta altura de crises (financeira, económica, social, e outras coisas que o valha) parece que é moda dizer mal de toda a gente que tem o dever, e até talvez o direito, de decidir. Aliás, isto não é só nos momentos ditos de crise. Principalmente nos últimos 35 anos, parece que ganhámos o direito de dizer mal de todos aqueles que decidem. Antes não se podia dizer mal. Presumo que não se esqueceram. Aliás, poder, podia, mas não era a mesma coisa. Era uma vida pintada a lápis azul em vez de cor-de-rosa "chique".
Agora é vê-los dizer: "Ai se eu tivesse no lugar daquele filho da ... (pi...pi...)! Garanto que faria isto, aquilo e mais aquilo. Este país, este concelho, esta freguesia é que era! Cambada de lad...(pi...pi...). Só querem é tacho! (Acham que é tacho? Tacho é muito pobre! Talvez outras coisas…).
Em termos económicos, desde a revolução industrial têm existido períodos de prosperidade, seguidos de recessões, e assim sucessivamente. Quer seja num contexto de ciclos longos (estes mais polémicos), quer seja num contexto de ciclos de média ou curta duração, estas flutuações são recorrentes. Os nossos antepassados foram capazes de sair das crises e voltar a entrar nelas passados uns anos . Ou seja, fazendo uma extrapolação, com mais ou menos sofrimento, com mais ou menos estado social, com mais um ou menos um telemóvel, iremos sair dela, mesmo que passados uns anos voltemos a cair. Se eles conseguiram, e não tinham os meios que nós temos agora, nós também o conseguiremos. Eu também acredito que sim, se bem que este estado recessivo mundial tenha características próprias, um pouco diferente da grande depressão do primeiro quarto do século passado. Mas, para isto, temos que agir!
Cada um de nós, como cidadão, tem 3 possibilidades: ser optimista, pessimista, ou realista. No primeiro caso, é deixar-se ser espectador de um filme que todos já sabem que vai acabar bem. Basta ter calma, pois a seguir à tempestade virá a bonança! O Pessimista, por sua vez, deixa de acreditar na independência soberana do estado português e pira-se para a China, um país que respeita imenso os direitos humanos, ganha-se 10 vezes mais que em Portugal e só se trabalha 8 horas por cada meio-dia de trabalho. Por último, o realista. Este terá que olhar para trás, não para ganhar motivação para ser optimista, mas para perceber os erros cometidos e não deixar que os outros façam o nosso trabalho por nós. Que trabalho? O dever de cidadania! Esta sim, está em crise linear, com uma correlação fortemente negativa com a variável tempo. A par dos direitos de cidadão, deve emergir o dever de cidadão, no qual todos nós devemos ser actores políticos, mesmo que apartidários. Uma democracia participativa só faz sentido se cada um de nós, com o seu contributo, for capaz de ajudar na definição de um rumo comum. Para quê democracia, se nós cidadãos não queremos decidir?
O realista jamais poderá desculpar-se com factores externos. No máximo, estes poderão ser cúmplices das nossas fraquezas. Uma pneumonia subsequente de um dia de chuva nunca é causada por esta, mas pela falta de um factor interno (guarda-chuva). Neste caso, o pessimista sabia que um dia morreria de pneumonia e guarda-chuva para quê? O optimista tinha a certeza que conseguia passar entre as gotas da chuva. O realista, como estava em pleno inverno, sabia que algum dia choveria e preparou-se.
Só mais uma coisa: o tal filho da... (pi...pi...), o lad...(pi...pi...) foi eleito. Não se autoproclamou!!!!. Por isso, o culpado da má ou boa decisão não é o decisor político, é o cidadão!
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Colocação de vedação na ponte
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
MAGUSTO NA ACRN
No passado dia 14 de Novembro (domingo) decorreu na sede da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN) um magusto organizado por aquela colectividade e o Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Negrelos”.
Actuaram o rancho mencionado e o Grupo de Cantares de Sobral – Pinho, os quais foram muito aplaudidos pelas várias dezenas de pessoas presentes.
Findas as actuações, aquelas pessoas degustaram febras assadas na brasa, castanhas assadas, bolos e bons vinhos, brancos e tintos.
Como convidado esteve presente o Sr. José de Azevedo Lima, residente em Cotães – S. Pedro do Sul, primeiro ensaiador das “Lavradeiras”.
Já era noite há algum tempo quando terminou aquela jornada de alegre convívio.
domingo, 14 de novembro de 2010
ACTIVIDADES DA ACRN
Brevemente, decorrerão na sede da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN) aulas de ginástica, todas as segundas e quintas-feiras, à noite.
MAGUSTO
No magusto hoje organizado pela ACRN e pelo Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" na sede da primeira destas colectividades, actuarão o rancho organizador e o Grupo de Cantares do Sobral de Pinho.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
LIMPEZA DE JARDIM. PARA QUANDO A LIMPEZA DAS VALETAS?
Naquele espaço foram ainda plantadas novas espécies de flores.
No entanto, as bermas de estradas e caminhos continuam, há largos meses, por limpar. Também as espinhosas existentes junto à Ponte do Comboio, do lado de Negrelos, ostentam grande porte, dificultando a circulação automóvel.
Apelamos à C.M. para a necessidade de corte das espinhosas e limpeza das bermas atrás mencionadas.
domingo, 31 de outubro de 2010
MAGUSTO NA ACRN
domingo, 24 de outubro de 2010
PROIBIDO ACESSO AUTOMÓVEL À PONTE DO COMBOIO
Esta decisão deve-se ao facto de a REFER não se reponsabilizar pelo trânsito automóvel na ponte, entendendo, no entanto, que a passagem a pé por aquele espaço não constitui perigo.
sábado, 23 de outubro de 2010
CARLOS SOUSA REGRESSA À COMPETIÇÃO
Recentemente, regressou à competição, na modalidade de Kikboxing.
Felicidades, Carlos.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
ANUNCIADAS LIMPEZA E RECUPERAÇÃO DO VOUGA
De acordo com aquele periódico, será construido um percurso pedonal naquele espaço e o rio será limpo, seguindo-se a implantação de um espelho de água no mesmo e a criação de condições para a prática de desportos náuticos.
Assim seja.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
ACTUAÇÕES DAS LAVRADEIRAS NAS TERMAS
Já no último Verão aquele rancho efectuou algumas actuações nas Termas, tendo, inclusivamente ali decorrido o seu festival anual.
sábado, 9 de outubro de 2010
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.
Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.
Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]
(Fernando Pessoa)
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
CÁTIA NEVES OBTEM PRÉMIO ESCOLAR
A nossa conterrânea Cátia Marisa Lasca Neves foi agraciada com o prémio de melhor aluna dos cursos profissionais, mais concretamente do curso de higiene e segurança no trabalho, do 12º ano, no ano lectivo de 2009/2010.
Na entrega dos prémios estiveram presentes os Srs. Dr. José Manuel Gonçalves, Drª Lúcia Araújo da Silva, Dr. Adriano Azevedo, José Luis e Graça Rodrigues, respectivamente presidente do Conselho Directivo da Escola acima mencionada, representante da Direcção Regional de Educação, vice-presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e membros da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola(os dois últimos).
A jovem Cátia Marisa é filha dos Srs. António de Sousa Neves e D. Maria da Conceição Lasca, residentes em Negrelos.
À ilustre premiada apresentamos parabens, extensivos aos seus pais e demais familiares, e felicidades nos seus estudos.
domingo, 26 de setembro de 2010
NOVAS ACTUAÇÕES DAS LAVRADEIRAS DE NEGRELOS
Recentemente, participou num espectáculo organizado no Sobral, freguesia de Pinho, neste concelho, pelo rancho folclórico local.
domingo, 19 de setembro de 2010
ARTIGO SOBRE HOMEM CARDOSO NO "NOTÍCIAS DE LAFÕES"
Ali se fala das origens negrelenses daquele fotógrafo, conhecido a nível nacional e internacional, e da sua obra, referindo diversos prémios que recebeu.
Homem Cardoso foi muito jovem para Lisboa, onde atingiu a notoriedade que se lhe conhece. Se tivesse ficado por S. Pedro do Sul, certamente fotografaria casamentos, baptizados e afins. Naquele tempo era assim. E hoje, estaremos melhor? Algum talento que surja no nosso meio (refiro-me ao concelho de S. Pedro do Sul)nos campos das letras e das artes terá sucesso se não fôr para uma grande cidade? É evidente que não. O Dr. Jaime Gralheiro é a excepção que faz a regra. No essencial, nada mudou neste aspecto.
domingo, 12 de setembro de 2010
Vedação da ponte de Negrelos
Esta vedação oferece mais segurança do que aquela que foi colocada no início.
Vamos agora esperar para ver se a vedação vai lá ficar eternamente, ou se o Município ou a Refer tomam alguma decisão para o restauro da nossa linda ponte.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
SITUAÇÃO DE PERIGO NA PONTE DO COMBOIO DISCUTIDA NA A.M.
Naquele dia, a Câmara Municipal já havia colocado um pedaço de ferro, a tapar o buraco em causa, e colocado as fitas sinalizadoras de perigo na ponte.
O Dr. António Carlos Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal, afirmou estar o órgão autárquico a que preside em contacto com a empresa proprietária da ponte, a REFER, para resolver o problema com urgência.
sábado, 4 de setembro de 2010
O verdadeiro estado da nossa ponte
Pelo contacto que tive com o Engenheiro responsável o problema maior do passadiço é somente da laje. No entanto esta equipa apenas andou a fazer o levantamento para continuar o processo, que talvez seja demorado. Existe a dúvida do que será feito, até porque nesta ponte irá à partida passar a ecopista.
Mas uma coisa é certa, o que interessa mais é a segurança dos utentes da ponte , mas o tipo de vedação é insuficiente e algo deficitária, e como está a vista o risco continua alto, mas penso que o Município irá fazer alguma coisa.
Penso que o tema foi abordado na Assembleia, mas não tenho qualquer tipo de feedback.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Parte da Ponte Vedada
Vamos ver se alguma das entidades toma as medidas necessárias...no entanto ficam as fotos da vedação colocada pelo Município, que já tem sítios onde a fita sinalizadora saiu, portanto o perigo continua à espreita...tenham cuidado!
terça-feira, 31 de agosto de 2010
PERIGO DE MORTE NA PONTE DO COMBOIO II
A todos os Negrelenses tenham cuidado e alertem as crianças, pois as aulas estão quase a começar e este caminho é muito utilizado pelas crianças.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
PERIGO DE MORTE NA PONTE DO COMBOIO
sábado, 21 de agosto de 2010
FESTIVAL DE FOLCLORE DAS "LAVRADEIRAS"
Além do rancho anfitrião participaram naquele festival os seguintes agrupamentos folclóricos: Rancho Folclórico Piares Penha Longa, do Marco de Canavezes; Grupo Folclórico Santa Catarina de Longos, de Guimarães, e Rancho Folclórico ADEPEC, de Vale de Cavalos.
A apresentação do espectáculo esteve o cargo do Sr. Acácio de Matos Pinto.
Durante o festival, que contou com a presença de muitas centenas de pessoas, foram entregues lembranças aos grupos participantes por representantes da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul, Termalistur e o Sr. José Azevedo Lima, primeiro ensaiador das "Lavradeiras".
DE FÉRIAS
Como é habitual nesta época do ano, encontram-se entre nós, de férias, vários conterrâneos que se encontram a trabalhar em outros pontos do país ou no estrangeiro.
A todos desejamos óptima estadia.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
FESTA LOCAL
No primeiro daqueles dias, à noite, decorreu um baile abrilhantado pelo Conjunto "Expectativa", de Seia.
No dia 15, pelas 10,00 horas, saiu da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul a procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, para a Sua capela, em cujo adro foi celebrada missa pelo Reverendo Padre Carlos Augusto, pároco das freguesias de S. Pedro do Sul e Várzea.
A procissão foi acompanhada pela Banda Filarmónica Harmonia, de S. Pedro do Sul, a qual interpretou os cânticos durante a eucaristia.
À tarde, actuaram o Rancho "As Lavradeiras de Negrelos" e as Concertinas de Lafões.
À noite, houve novo baile, no qual actuou o Conjunto "Terceiro Milénio", de Tondela.
Para a realização desta festa, a respectiva comissão apenas realizou peditório em Negrelos, o que, aliás, já havia acontecido no ano de 2009. A esta comissão, constituida pelos Srs. Vitor Oliveira Matos, Filipe Manuel Oliveira Gonçalves, Marco Paulo Oliveira Gonçalves, José Pereira Fernandes e Henrique Vieira Cardoso, apresentamos parabens pelo excelente trabalho efectuado.
No próximo ano serão mordomos os Srs. Vitor Oliveira Matos, D. Ana Isabel Mendes Oliveira, D. Fernanda de Oliveira Matos, António Manuel Mendes Oliveira Correia e D. Ângela Cristina Oliveira.
No ano transacto, a comissão de festas foi totalmente feminina. Em 2011, as mulheres estarão em maioria na mordomia. Entendemos ser positivo tal facto. Recordamos, aliás, que entre quem acompanhou Jesus se encontravam diversas mulheres, o que, há 2000 anos, foi uma revolução na religião.
A terminar esta notícia, apresentamos o lamento desta localidade por as valetas das vias de comunicação por onde passou a procissão não estarem devidamente limpas, contrariamente aos anos anteriores ...
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Vidas que fazem parte da História
Vou falar um pouco de personagens que são ou que foram importantes na História mundial.
Hoje como é dia 13 decidi destacar uma figura mítica não só pelos discursos longos, pelos charutos mas sim pelo seu forte carácter.

Poderia enumerar mil e uma coisa acerca desta brava figura, mas apenas deixo uma frase que reflecte a sua essência e o seu modo de pensar:
Até Breve!
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
DIA 14, à noite:
- baile com o Conjunto "Expectativa".
DIA 15:
-10,00 horas: saída da procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul para a capela local, em cujo adro será celebrada missa campal.
- a partir das 15,00 horas: actuações do grupo "Concertinas de Lafões" e do Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos".
- à noite: baile abrilhantado pelo conjunto "Terceiro Milénio".
terça-feira, 10 de agosto de 2010
A ELP LASER TURNTABLE - O TOCA-DISCOS A LASER DA ELP JAPAN

http://www.elpj.com/purchase/index.html
sábado, 7 de agosto de 2010
São Pedro do Sul On Fire!
Infelizmente o concelho de S. Pedro do Sul está a ser fustigado pelos incêndios em São Cristóvão de Lafões e Santa Cruz da Trapa.
O incêndio maior é em Santa Cruz da Trapa, onde estão envolvidos, segundo dados oficiais 206 bombeiros, 6 Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, 4 Equipas de Sapadores Florestais, 4 Grupos de Análise e Uso de Fogo, 64 veículos operacionais e 2 helicópteros.
Esperemos que os Bombeiros consigam combate-los, apesar das altas temperaturas que se sentem.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
ACTIVIDADES DESPORTIVAS E CULTURAIS
Amanhã, dia 7 de Agosto, pelas 21,00 horas, decorrerá nas Termas de S. Pedro do Sul o XII Festival de Folclore organizado pelas "Lavradeiras de Negrelos".
Além do rancho anfitrião participarão naquele festival os seguintes agrupamentos folclóricos: Rancho Folclórico Piares Penha Longa, do Marco de Canavezes; Grupo Folclórico Santa Catarina de Longos, de Guimarães, e Rancho Folclórico ADEPEC, de Vale de Cavalos.
PASSEIO BTT
No próximo domingo, dia 8 de Agosto, será realizado um passeio BTT (bicicleta todo o terreno), com início às 9,30 horas, saindo da Rotunda de Nossa Senhora do Livramento, nesta localidade, em direcção a Vouzela, pela ex-via férrea, de onde regressará ao ponto de partida.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
(FALTA DE) LIMPEZA DE VALETAS
PS: este blogue surgiu há seis anos. Havia outros blogues no nosso concelho. A maior parte terminou a sua actividade. Poucos são os que restam. No entanto, surgiram novos blogues. O nosso mantém a sua regularidade e vai ultrapassando as dificuldades, tendo passado por várias renovações. Todos os colaboradores do "Negrelos on line", especialmente os seus fundadores, estão de parabens.
domingo, 1 de agosto de 2010
NegrelosOnline comemora 6 anos de existência

quinta-feira, 29 de julho de 2010
Janis Joplin
Janis Joplin foi uma cantora americana de blues, influenciada pelo rock e pelo soul com uma voz marcante.
Joplin lançou quatro álbuns, desde 1967 após o destaque como vocalista na banda Big Brother & TheHolding Company (1966).
Joplin morreu de overdose de em Los Angeles, com apenas 27 anos. Hoje é lembrada pela sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns na sua época.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
LAVRADEIRAS DE NEGRELOS ACTUAM NA ANIMAÇÃO TERMAL
Aquela exibição está inserida na Animação Termal/2010.
Brevemente, aquele rancho participará em outras actuações.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
VINICIUS DE MORAES FALECEU HÁ 30 ANOS
A rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
segunda-feira, 12 de julho de 2010
LAVRADEIRAS DE NEGRELOS ACTUAM EM ALCOCHETE
O rancho alcochetense foi convidado pelas "Lavradeiras" para participar num próximo festival de folclore realizado em Negrelos.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
CONVÍVIO NA NOITE DE S. PEDRO
Mantendo também outra tradição típica dos santos populares, houve "desvios" de vasos de algumas casas, que no dia seguinte obrigaram os seus proprietários a procurá-los. Tratou-se de uma brincadeira que não prejudicou ninguém.
terça-feira, 29 de junho de 2010
14.º Festival Nacional de Ginástica

segunda-feira, 28 de junho de 2010
NEGRELOS NO MÊS DA CIDADE
No dia seguinte (domingo), o Rancho Folclório "As Lavradeiras de Negrelos" actuou na Maratona de Folcolore incluida naquele "mês", a qual durou entre as 15,00 e as 200,00 horas. Foi muito boa a receptividade da assistência à exibição do rancho.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
MAIS UMA VEZ
No próximo sábado, dia 26 de Junho, um grupo de negrelenses, com o apoio da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN), participará nas marchas populares integradas no Mês da Cidade de S. Pedro do Sul.
Diariamente, os membros do grupo acima dito têm efectuado ensaios preparatórios do desfile.
ALMOÇO DOS ANTÓNIOS
quinta-feira, 10 de junho de 2010
MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança.
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
LUIS DE CAMÕES
domingo, 6 de junho de 2010
FALECEU SALDANHA SANCHES
Nunca o conheci pessoalmente, mas militámos no mesmo partido, o MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), que Sanches abandonou ainda em 1975, tinha eu apenas 16 anos. Para todos nós, José Luis Saldanha Sanches, Homem dotado de raras inteligência, eloquência e coragem física e psicológica, era um exemplo. Quando ocorreu o 25 de Abril, tinha 30 anos de idade e somava 7 anos de prisão nas masmorras da ditadura.
Bem jovem, no início dos anos 60 do século passado, Saldanha Sanches aderiu ao PCP, tendo sido seu funcionário e dirigente da Juventude Comunista. Em
1965, já destacado dirigente estudantil, foi cercado pela PIDE, que enfrentou "à batatada", sendo atingido a tiro num ombro. Após hospitalização, seguiu sob prisão para Caxias, tendo posteriormente sido condenado, no Tribunal Plenário da Boa Hora, em 6 anos de prisão. Quando trabalhei naquele Tribunal, fiz muito serviço na chamada sala do plenário. Sempre que ali entrava, bem como em alguns calabouços destinados aos presos políticos daquele tempo, recordava o heroismo com que Saldanha Sanches e tantos outros lutaram pela liberdade e ali enfrentaram uma ditadura reaccionária.
Nessa época, decorria a grande cisão no movimento comunista internacional entre os pró-soviéticos e os seguidores de Mao e Enver Hodxa. Muitos jovens da geração de Saldanha Sanches optaram pelo maoismo. Ele, apesar de crítico de Krutchev, Brejnev & Cª, e de também optar pelo maoismo, decidiu permanecer no partido já então liderado por Álvaro Cunhal. Certamente, as organizações maoistas que então apareceram não o atraíam. Compreendemos. A primeira dessas organizações, o Comité Marxista-Leninista Português/Frente de Acção Popular (CMLP/FAP), saído do PC e liderado por Francisco Martins Rodrigues (o camarada Campos), já falecido, fez uma considerável divulgação dos ideias maoistas. No entanto, tinha uma actuação perfeitamente aventureira. Entre as suas acções conta-se o atirar de um petardo para uma esquadra da PSP que não explodiu ou a colocação de uma bomba por um rapaz de 16 anos, a qual, ao rebentar, lhe arrancou um braço, acabando o mutilado preso pela PIDE. Para cúmulo, o próprio Francisco Martins Rodrigues, após ter abatido a tiro o pide Mário Mateus, infiltrado na organização, acabou na cadeia, onde não aguentou a tortura e delatou muitos camaradas, ajudando, aliás, a polícia política a desmantelar parte considerável da organização.
Os militantes do CMLP/FAP que conseguiram escapar à repressão policial fugiram para França, juntando-se a outros que lá estavam exilados. Aí reorganizam o CMLP, extinguem a FAP, seu braço armado, e mergulham numa grande ortodoxia. Correm com Francisco Martins Rodrigues, a partir daí conhecido por Chico Bufo, dado o seu vergonhoso comportamento na prisão, passando a ser liderados por Heduino Gomes (Vilar), hoje adepto de... Salazar. Como lhe disse num debate, há mais de 20 anos, o próprio Saldanha Sanches, o maoismo de Heduino "era muito chato".
Organizações saídas do CMLP em cisão com o então apelidado grupo vilarista primavam pelo aventureirismo e suscitavam a hilariedade.
Em 1970 era fundado o MRPP, liderado desde a primeira hora por Arnaldo Matos, o "camarada João". Um ano depois, Sanches sai da cadeia e adere a este movimento.
Em 1968, na sequência da invasão da Checoslováquia e do Maio de 1968 francês, abandona definitivamente o PCP pela esquerda, como fizeram António Barreto, Medeiros Ferreira, Silva Marques, Carlos Antunes, Isabel do Carmo, João Machado, Fernando Rosas ou Vidaul Ferreira. Os três últimos, com Arnaldo Matos, constituem o núcleo fundador do MRPP. Arnaldo Matos nunca pertenceu ao PCP.
Saldanha Sanches, como brilhante líder e orador, facilmente sobe na hierarquia do MRPP, chegando ao seu Comité Central. Quando Ribeiro Santos foi assassinado pela PIDE em 1972, estava a seu lado.
Aquando do 25 de abril, estava novamente preso. Após a Revolução, foi o primeiro "MR" a dar a cara pelo partido, pois era o único dirigente conhecido pela opinião pública, dado ser director do órgão central do movimento, o "Luta Popular", o que levou alguma imprensa, em grande parte pela situação de semi-clandestinidade em que o MRPP teimava em continuar, a considerá-lo seu líder, o que, de facto, nunca foi verdade.
Em Junho de 1974, contestando o projecto neo-colonial do então Presidente da República António Spínola, escreve no "Luta Popular" um editorial cujo título diz tudo: "Desertemos e com armas". Por tal motivo, esteve preso durante 4 meses no Forte de Elvas. Foi o primeiro preso político de esquerda após o 25 de Abril.
No Outono de 1975, desilude-se com o MRPP, que abandona. De seguida, publica o livro intitulado "O MRPP como instrumento da contra-revolução". Aí diz que Arnaldo Matos, "como todos os pequenos bonapartes, sente-se bem entre palhaços que rivalizam entre si no elogio fácil e barato ao chefe. Por esses palhaços o chefe sente o maior dos desprezos". Mostra a desorganização do partido, cujo dinheiro "era um saco sem fundo onde todos metiam a mão sem prestar contas". Denuncia os lambe-botas, que outro nome não mereciam, que constituiam a maioria do Comité Central. Mais: revela que o seu sucessor à frente do "Luta Popular", Fernando Rosas, hoje destacada figura do BE, foi delator e fez várias denúncias à PIDE, primeiro no PC e depois, no MRPP. Quem conheceu este partido sabe que tudo isto era verdade e Arnaldo Matos não passava de um charlatão.
Durante alguns anos ainda passou pelo PCP(R)/UDP, que o desiludiu. A experiência mostrou-lhe, como a muitos de nós, que o mal estava no marxismo-leninismo, ideologia totalitária e concentracionária, igual ao nazismo e pior que os fascismos, tendo feito a sua conversão, como a maioria dos esquerdistas, dirigentes ou militantes de base nos anos 60 e 70, à democracia parlamentar. Em 1984, com antigos esquerdistas como Pacheco Pereira, Vilaverde Cabral, João Carlos Espada, António Costa Pinto, José Lamego, Acácio Gomes, Acácio Barreiros, Teresa de Sousa e tantos outros, ajuda a criar o Clube da Esquerda Liberal e a sua revista, "Risco", dirigida por Espada, numa demonstração de que pode ser-se de esquerda, defender o mercado, o mérito pessoal e, numa palavra, o capitalismo, desde que regulado pelo Estado de Direito Democrático, e com consciência social.
Mais tarde, teve um "flirt" com o BE, que abandonaria. Faleceu como defensor intransigente da liberdade, a democracia e os direitos humanos, denunciando os totalitarismos de direita e de esquerda. Como fiscalista e colaborador da imprensa denunciou a corrupção política, a nível central e local.
A tua voz, sempre em defesa da justiça, da liberdade e da democracia, deixa falta, Saldanha Sanches. A tua morte, como a morte de qualquer ex-camarada, significa a morte de um pedaço de todos os que serviram o PCTP/MRPP honestamente e não pactuam com a palhaçada em que há muito se tornou tal organização, a qual, como disse há uns anos Durão Barroso, é constituida por gente anormal.
Honra ao camarada Saldanha Sanches !
PS: Este blogue não tem um carácter essencialmente político, mas eu não podia calar o que sinto perante a morte de um Homem vertical como José Luis Saldanha Sanches, especialmente quando vivemos num tempo em que invertebrados da pior espécie brilham, sendo a outra face do insucesso do nosso país.
terça-feira, 1 de junho de 2010
HOJE, DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
RUI LÔBO
Pássaros voam além nuvem
o dia está lindo...
o sol desponta sorridente
fazendo acordar mais um dia
e secando o orvalho das folhas.
O galo canta no quintal
o gato responde com um miado do telhado
os cães ladram impondo a sua posse,
confirmando a beleza do dia.
Abre-se uma das janelas da rua
d'onde aparece a formosa moça de transas
que alegre responde ao bom-dia do padeiro.
O dia está lindo...
Cambaleando, o boémio vai para a casa dormir
e o cheiro de café inunda toda a rua.
O dia está lindo...
Uma música triste sai lentamente de uma das casas
do outro lado da calçada, uma criança-de-rua,
acorda de um sono de uma noite sem dormir:
Está morta de frio e de fome.
Ela não consegue enxergar
que o dia está lindo!
sábado, 29 de maio de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
B. B. King dá concerto gratuito
Na bagagem, B. B. King traz “One Kind Favor”, o seu mais recente álbum de originais.
O concerto – o primeiro da digressão europeia do músico - tem início às 22h00.
Recorde-se que a última vez que B. B. King esteve em território nacional foi há 12 anos, como embaixador musical dos Estados Unidos na Expo 98.
terça-feira, 25 de maio de 2010
CONVÍVIO DOS DESEMPARELHADOS
Estes convívios começaram a ser organizados por pessoas cujo nome é único nesta localidade, tendo mais tarde sido alargados a todos quantos nos mesmos pretendessem participar.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Geocaching, sabes o que é?
Geocaching é um passatempo e desporto de ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite (GPS) para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.
Os Mandamentos:
1. Não destruas
2. Não te apresses
3. Tem calma
4. Faz o trabalho de casa
5. Não alteres
6. Ajuda
7. Conta
8. Não ofendas
9. Tens tempo
10. Não copies
11. Sê claro
12. Cumpre as regras
13. Não inventes
Podes saber mais sobre esta actividade aqui:
Geocaching@Pt
GeoPt
ou
Geocaching.com
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Belle Chase Hotel

Humor refinado, cinema e literatura como influências: os Belle Chase Hotel foram um objecto estranho mas muito bem-vindo na segunda metade dos anos 90. Com JP Simões(ex- Pop Dell' Arte) na voz e Raquel Ralha nos coros, os autores de "Sunset Boulevard" e " Emotion & Style" ajudaram a engrossar a lista de bandas vindas do centro do país(Silence 4, The Gift), mantendo-se sempre um caso à parte.
domingo, 2 de maio de 2010
DIA DA MÃE
Eu fui ver a minha amada
lá prós baixos dum jardim (bis)
dei-lhe uma rosa encarnada
para se lembrar de mim (bis)
Eu fui ver o meu benzinho
lá prós lados dum paçal
dei-lhe o meu lenço de linho
que é do mais fino bragal
Minha mãe quando eu morrer
ai chore por quem muito amargou (bis)
para então dizer ao mundo
ai Deus mo deu ai Deus mo levou (tris)
(REFRÃO)
Eu fui ver uma donzela
numa barquinha a dormir
dei-lhe uma colcha de seda
para nela se cobrir
Eu fui ver uma solteira
numa salinha a fiar
dei-lhe uma rosa vermelha
para de mim se encantar
REFRÃO
Eu fui ver a minha amada
lá nos campos eu fui ver
dei-lhe uma rosa encarnada
para de mim se prender
Verdes prados verdes campos
onde está minha paixão
as andorinhas não param
umas voltam outras não
REFRÃO
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Ginastas de S. Pedro do Sul apurados para a 14.ª Gymnaestrada Mundial
Campeonato Regional de Desportos Gímnicos
- 20h00m: Início das Competições de Ginástica de Grupo e Ginástica Aeróbica Desportiva.
- 22h30m: Actuações das Classes Mista (Sporting Clube de Portugal) e Ritmica Representativa (Ginásio Clube do Sul).
Sábado - 1 de Maio
- 9h30m: Competição de Ginástica Acrobática e Ginástica Artística.
- 14h30m: Comeptição de Trampolins e Actividades Rítmicas e Expressivas.
- 16h30m: Actuação do Bloco Gímnico da Associação de Educação Física e Desporto de S. Pedro do Sul.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Julio Pereira

Júlio Pereira é um nome incontornável da música portuguesa, com um assinalável percurso de 40 anos. Tomou parte no movimento rock dos anos 70, como guitarrista e líder de diversas bandas.
Após a revolução de Abril (1974), iniciou um trabalho de recuperação renovador dos sons tradicionais, destacando-se Cavaquinho (1981), Braguesa (1982), O meu bandolim (1992), bem como, sobretudo a partir dos anos 90, na associação desses sons a novas soluções acústicas: Lau Eskutara(1995), Rituais(2001) e Geografias(2007).
Júlio Pereira foi ainda referência como instrumentista, orquestrador ou produtor em trabalhos conjuntos com Pete Seeger, The Chieftains, Kepa Junkera, Dulce Pontes, Sara Tavares, Carlos do Carmo entre outros, sem esquecer a intima ligação à carreira de José Afonso.
domingo, 25 de abril de 2010
CANTA, CANTA, AMIGO, CANTA
Canta canta, amigo canta
vem cantar a nossa canção
tu sozinho não és nada
juntos temos o mundo na mão
(REFRÃO)
Erguer a voz e cantar
é força de quem é novo
viver sempre a esperar
fraqueza de quem é povo
Viver em casa de tábuas
à espera dum novo dia
enquanto a terra engole
a tua antiga alegria
(REFRÃO)
O teu corpo é um barco
que não tem leme nem velas
a tua vida é uma casa
sem portas e sem janelas
Não vás ao sabor do vento
aprende a canção da esperança
vem semear tempestades
se queres colher a bonança
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Miles Davis

Miles Davis foi um trompetista americano na vanguarda de quase todos os subgéneros do Jazz. Depois do estilo “be-bop”, foi pioneiro no “cool”, “modal” e do “fusion Jazz”.
Como trompetista, as suas habilidades técnicas foram sempre questionadas, porém os standards deixados são amplamente conhecidos e autenticas bandeiras do Jazz.
Em 1959, Kind of blue, considerado o mais belo disco da história do jazz, tal como Bitches Brew, em 1970 a forte presença dos sons eléctricos no Jazz.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Frank Zappa 1940-1993

Frank Zappa o músico mais prolifero de sempre. Compositor de doo-wop, r&b, jazz ligado ao blues, alegros, andantes, clássica, fusão de inúmeros estilos, exímio guitarrista e ainda inventor de novas sonoridades.
A complexidade musical caracterizou o seu assinalável percurso, assim como a sátira o seu carácter natural.
Fundou a banda The Mothers of invention, onde coleccionou os melhores músicos do planeta nomeadamente Ruth Underwood, George Duke, Steve Vai, Jean Luc Ponty, Tina Turner etc.
Apesar do estrelato, a música de Frank nunca agradou os amantes da pop e das rádios, por outro lado, foi considerado um génio pelos ouvidos intelectos.
Paralelamente à música, Zappa ainda teve uma breve passagem pelo cinema, arte que considerava paixão.
Faleceu de doença prolongada, pouco depois de se candidatar a presidente dos Estados Unidos.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
BOA PÁSCOA
Numa época em que novos poderes arrogantes, quer políticos, quer económicos, se afirmam, mesmos nas democracias, não sendo preciso sair de Portugal para o constatar, reflitamos no verdadeiro sentido da Páscoa, pois dois milénios depois, aí reside a resposta para muitos dos problemas actuais.
Para os colaboradores e leitores do "Negrelos on line", vão os votos de uma boa Páscoa.
HOMICÍDIO EM NEGRELOS
No dia 15 de Maio do ano transacto, como noticiou este blogue, foi assassinado a tiro de caçadeira, em Saínhas, local pertencente a Negrelos, Alfredo de Almeida Teles, de 38 anos de idade, residente no Bairro da Negrosa.
Os suspeitos, dois jovens namorados, ficaram em prisão preventiva, tendo sido recentemente submetidos a julgamento, em tribunal colectivo (com 3 juizes), no Tribunal Judicial de S. Pedro do Sul.
O jovem, de 24 anos, foi condenado na pena de 16 anos e 5 meses de prisão. A sua hoje ex-namorada foi condenada na pena de 15 anos e 4 meses de prisão. Ambos foram condenados em cúmulo jurídico pela prática dos crimes de homicídio qualificado e posse ilegal de arma.
Um terceiro arguido, suspeito de ter vendido a arma com que o crime foi consumado e por a mesma não ser legal, foi absolvido por falta de provas de que cometeu tal acto.
Os dois jovens foram ainda condenados em pagar uma indemnização de 75 000 euros aos pais da vítima. Caso não paguem aquela quantia, nem possuam bens que possam ser executados, um fundo existente para ressarcir as indemnizações determinadas judicialmente, por criminalidade violenta, pagará aquela quantia.
No entanto, o acórdão que condenou aqueles jovens ainda não transitou em julgado, ou seja, há possibilidade de recurso do mesmo para o Tribunal Superior.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Campeonato Distrital de Desportos Gímnicos
ALMOÇO DOS ZÉS
Parabens, Zés, mantenham a tradição !
quinta-feira, 18 de março de 2010
Sem Tabus...

A probabilidade de eu falar aqui na revista Playboy seria NULA, se o tema fosse o lógico e óbvio, mas se juntarmos o nome Marge Simpson faz-me ter coragem de arriscar.
E quando nos nossos dias a imagem da Mulher esta tão explorada pela sociedade, eis que aparece uma lufada de ar fresco…e mesmo a revista que parecia levar a coisa mais a sério, dando um aspecto mais “Clean” ao nu, baptizando-o com o nome de “artístico” sente a necessidade de mudar mentalidades, e de fazer com que um Desenho Animado de aspecto amarelo, cabelo azul e ar muito pouco apetecível … se torne num "sex symbol" e num recorde de vendas.
Gostei particularmente da audácia… e pela primeira vez pus a hipótese de comprar a revista.
Um bom Marketing pode de facto fazer desvanecer velhos Tabus!