domingo, 19 de setembro de 2010

ARTIGO SOBRE HOMEM CARDOSO NO "NOTÍCIAS DE LAFÕES"

Na última edição do jornal "Notícias de Lafões", o seu colaborador Dr. Carlos Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, publica um artigo de página inteira sobre a obra do nosso conterrâneo António Homem Cardoso.
Ali se fala das origens negrelenses daquele fotógrafo, conhecido a nível nacional e internacional, e da sua obra, referindo diversos prémios que recebeu.
Homem Cardoso foi muito jovem para Lisboa, onde atingiu a notoriedade que se lhe conhece. Se tivesse ficado por S. Pedro do Sul, certamente fotografaria casamentos, baptizados e afins. Naquele tempo era assim. E hoje, estaremos melhor? Algum talento que surja no nosso meio (refiro-me ao concelho de S. Pedro do Sul)nos campos das letras e das artes terá sucesso se não fôr para uma grande cidade? É evidente que não. O Dr. Jaime Gralheiro é a excepção que faz a regra. No essencial, nada mudou neste aspecto.

4 comentários:

  1. Não é apenas nas letras e nas artes. A cidade de São Pedro do Sul não tem entidades empregadoras além do balneário. É triste ver centenas de licenciados sampedrenses que são obrigados a trabalhar noutras cidades, porque a nossa não passa da cepa torta.

    ResponderEliminar
  2. Fotografia não é arte, portanto o Sr.Homem Cardoso nao é artista. Qualquer dia até cagar é arte, enfim...

    ResponderEliminar
  3. «Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.» - Henri Cartier-Bresson

    ResponderEliminar
  4. fotografia não é arte implícita, posso concordar, mas o acto de fotografar é. veja-se o português André Boto, que ganhou o prémio nesta 4ª feira para Fotógrafo Europeu do Ano. mas lá está, todos têm direito a opinião, mesmo quando dizem aquilo q pretendem q seja elevado a arte...

    ResponderEliminar