terça-feira, 17 de agosto de 2010

FESTA LOCAL

Nos passados dias 14 e 15 de Agosto decorreu nesta localidade a festa em honra de Nossa Senhora do Livramento.
No primeiro daqueles dias, à noite, decorreu um baile abrilhantado pelo Conjunto "Expectativa", de Seia.
No dia 15, pelas 10,00 horas, saiu da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul a procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, para a Sua capela, em cujo adro foi celebrada missa pelo Reverendo Padre Carlos Augusto, pároco das freguesias de S. Pedro do Sul e Várzea.
A procissão foi acompanhada pela Banda Filarmónica Harmonia, de S. Pedro do Sul, a qual interpretou os cânticos durante a eucaristia.
À tarde, actuaram o Rancho "As Lavradeiras de Negrelos" e as Concertinas de Lafões.
À noite, houve novo baile, no qual actuou o Conjunto "Terceiro Milénio", de Tondela.
Para a realização desta festa, a respectiva comissão apenas realizou peditório em Negrelos, o que, aliás, já havia acontecido no ano de 2009. A esta comissão, constituida pelos Srs. Vitor Oliveira Matos, Filipe Manuel Oliveira Gonçalves, Marco Paulo Oliveira Gonçalves, José Pereira Fernandes e Henrique Vieira Cardoso, apresentamos parabens pelo excelente trabalho efectuado.
No próximo ano serão mordomos os Srs. Vitor Oliveira Matos, D. Ana Isabel Mendes Oliveira, D. Fernanda de Oliveira Matos, António Manuel Mendes Oliveira Correia e D. Ângela Cristina Oliveira.
No ano transacto, a comissão de festas foi totalmente feminina. Em 2011, as mulheres estarão em maioria na mordomia. Entendemos ser positivo tal facto. Recordamos, aliás, que entre quem acompanhou Jesus se encontravam diversas mulheres, o que, há 2000 anos, foi uma revolução na religião.
A terminar esta notícia, apresentamos o lamento desta localidade por as valetas das vias de comunicação por onde passou a procissão não estarem devidamente limpas, contrariamente aos anos anteriores ...

14 comentários:

  1. é de lamentar as valetas estarem assim durante todo o ano, isso sim!

    ResponderEliminar
  2. É de louvar continuar a haver voluntários para organizar a festa.
    Parabéns à organização deste ano e força para a seguinte!
    É importante preservar as tradições da terra, até porque esta é A FESTA que realmente interessa e identifica Negrelos.
    A procissão, a passadeira de flores,a banda filarmónica,a missa, tudo isto faz parte das raízes do povo.Já não há meninos vestidos de anjinho, fogaças para leiloar, foguetes...mas ao menos que se preserve o que ainda resta!
    Negrelos e a Nª Sra do Livramento ainda tem gente que a honra.

    ResponderEliminar
  3. Sr Manuel Silva
    Parabéns pela sua investigação antes de lançar as suas publicações.
    Admiro a sua cultura geral tão rica e vasta!

    ResponderEliminar
  4. O Sr. Silva sabe muito e é bom de cultura, no entanto perde-se nos monólogos políticos. Tudo o que fala acaba em política e como todos habitantes deste País sabem, de política estamos fartos.

    Fale das suas vivências culturais e esqueça as politicas, pois este blogue não merece perder tempo com politiquices.

    ResponderEliminar
  5. Concordo consigo nesse aspecto. Parece-me que o objectivo deste blogue não é de fazer discursos políticos.
    Ó senhor Silva, poupe-nos com política e enriqueça este blog com relatos de experiências concretas e actuais que interessem mais o povo.

    ResponderEliminar
  6. Cultura também é política. Aliás, a cultura não é neutra. Como tudo,serve o progresso,o conservadorismo ou mesmo o retrocesso. Sabe o meu amigo qual a origem do termo "política"? Vem de "polis", que significava cidade na Grécia antiga. Ou seja, a política é a edificação da cidade (da sociedade,nos dias de hoje). Por isso,quando vir alguém falar contra a política, tem pela frente um inimigo da sua liberdade e da liberdade de nós todos, que o que deseja é uma política totalitária, assente no pior dos terrorismos,o de Estado, que esmague os direitos humanos, se preciso for, num banho de sangue. Que proiba todoso os que pensam de forma diferente dele de se poderem manifestar. Pressuponho que será jovem. Já terá nascido e crescido em liberdade. Para a possuir, muita gente foi presa, torturada e morta pela odiosa PIDE.A anti-política é simultaneamente o pai e a mãe do fascismo.
    Já agora: não fale assim de "toda a gente". Não há duas pessoas a pensar exactamente da mesma forma, o que é saudável. Mais: cada um não abdicar de pensar por si próprio é que incomoda as mentes retorcidas e incapazes de passar de um raciocínio primário.
    Também não entenda "povo" como uma entidade amorfa. O povo é a soma dos cidadãos individualmente considerados.

    ResponderEliminar
  7. Já agora, esta notícia sobre as nossas festas também é política? Só se for por falar na falta de limpeza das valetas. Essa situação não o incomodou?

    ResponderEliminar
  8. viva o livre pensamento! viva a maçonaria! Abaixo os beatos do Opus Dei, os maiores vigaristas, como Jardim Gonçalves e os seus amigos do BCP! Também o banco do Vaticano é acusado de aldrabices fiscais.

    ResponderEliminar
  9. Divagação...Alguém que visita o Negrelos on-line se interessa por filosofia?
    Penso que não e não somos ignorantes.
    A falta de limpeza das valetas não é política, é uma questão de cidadania que deve ser entendida por cada um de nós.
    Viva a liberdade de opinião!

    ResponderEliminar
  10. O Senhor Silva tem a mania da perseguição. Porque razão vem para aqui falar de algo fora do contexto?
    E se faz ou fez parte da comissão que ia resolver a situação da Ponte de Negrelos, deve ter poder suficiente para falar com os responsáveis pela limpeza.
    É como o outro que dizia "fala fala fala mas não diz nada".
    Critica o Fidel, mas não gosta que o critiquem a ele.
    Peçam ao centro de emprego, há lá muitos para limpar as bermas!!

    ResponderEliminar
  11. já agora, uma lição que não é política, mas cultural: filosofia significa busca do conhecimento. Quem não busca o conhecimento não é ignorante? Será um brilhante intelectual?! Não fale em "nós", fale lá por si, até porque, à minha excepção, quase todos os colaboradores do blogue têm cursos superiores. Um (o João Carlos Matias) possui doutoramento. O Roger efectuou o mestrado. Pergunte a todos eles se não estudaram e não se interessam pela filosofia.
    Quanto a críticas, estou aberto às mesmas, mas tenho direito a defender-me e justificar-me.
    Relativamente à limpeza de valetas, o probelma é político. A respectiva responsabilidade é da Câmara Municipal. Daí eu ter colocado o problema, porque acima de tudo estão os interesses da minha terra e não outros, o que, aliás, é o espírito deste blogue. Pergunte aos negrelenses o que acham de no dia da procissão as valetas estarem sujas e tire as suas conclusões.

    ResponderEliminar
  12. Deixando as questões políticas e filosóficas para o Sócrates e para o Descartes, tenho a dizer que a falta de limpeza é algo que não compreendo, dado que o Município tem que ter uma equipa de cantoneiros que faça esse serviço. A entrada na ponte está uma vergonha, não se vê nada e as espinhosas quase que riscam os carros quando carros se cruzam.

    Portanto nós Negrelenses, pensamos...logo existimos...mas neste caso EXIGIMOS a limpeza das valetas, porque o Andanças já acabou e deve haver muito pessoal no Município que para executar este serviço!
    Tenho saudades dos comentários do JCOM!Para quando uma nova rubrica João?

    ResponderEliminar
  13. Folgo muito em saber que há muita gente aí com canudos e nota-se perfeitamente quem os tem. No entanto não é o canuDo que dita o valor humano de cada um.O mundo avança com obras feitas e não com conversa.

    ResponderEliminar
  14. Boa!
    Há que agir!
    Vamos PENSAR no que MELHORAR em NEGRELOS.
    Podemos começar por organizar brigadas de limpeza para ruas e matas mais próximas das habitações epedir mais ecopontos.

    ResponderEliminar