Chegada esta altura, muito se ouve dizer sobre o Carnaval de Negrelos. É claro que grande parte da tinta que corre da caneta escreve e aponta aspectos negativos de tal evento, mais ainda, critica e "maltrata" o dito desfile, quando muito. Sim, porque por vezes é mesmo a organização, intitulada de velha, gasta, oportunista, incoerente, ou até mesmo de beneficiária. Para muitos podem ser estas palavras estranhas, mas para outros serão o espelho do seu pensamento.
Interrogo-me se quem tão facilmente critica o Carnaval de Negrelos alguma vez pensou como começou e o que significa. Ele não é, nem pretende ser, o Carnaval de Ovar, muito menos de Sines. Nunca passou pela cabeça das pessoas que tanto se esforçam por ele pretender algo de semelhante. No entanto, não é compreendido que algumas (poucas) pessoas se esforçam por ele, cedem as suas garagens, prejudicam os seus espaços, para concretizar um dia diferente em S. Pedro do Sul. Compreendo que a comunidade sampedrense deseje ver um desfile como o de Ovar ou Sines, pela sua beleza e alegria, mas quanto vale a organização desses eventos? Eu tenho uma vaga ideia, pelo contacto que temos mantido com elementos do Carnaval de Ovar e sei que isso seria impossível em S. Pedro do Sul. Também é verdade que para evoluir é necessário apoio financeiro, mas também humano e esse quase não existe em Negrelos. Sei que o Carnaval de Negrelos é fraco comparado com os que apontei, mas também sei que é razoável (para melhor) quando comparado com os restantes da região de Lafões. Não quero com este discurso retirar mérito a esses desfiles, pois sei como custam organizar, ainda que simples, e também lhes reconheço interesse e beleza por serem regionais, tradicionais e próprios de quem os organiza. Tenho sempre em mente o Carnaval de Lazarim, em Lamego, o qual tive oportunidade de ver e apreciar. É a tradição que sai à rua, mas é também a alegria de uma povoação que o vive como ninguém. Neste aspecto, é tão rico como os elaborados e endinheirados carnavais deste país.
Com tanto texto quero dizer que o Carnaval de Negrelos tem o seu mérito por sair à rua todos os anos, sim, com o apoio da Câmara Municipal (não é um evento do concelho? junta mais pessoas que certas actividades desportivas). Quero também dizer que poderia ser bem melhor, mas que "dá o litro" para passar nas ruas da vila. Por fim, quero ainda escrever que baixa todos os anos a cabeça para S. Pedro do Sul lhe apontar defeitos (a viva voz) e raramente merecer elogios pelo esforço e dinamismo que não se pretende deixar morrer. É verdade, sou de Negrelos e sou suspeito, mas também sou de S. Pedro e quero o melhor. O desfile pode ser realizado em outros moldes? Claro que sim! Se calhar até devia. Contudo, será que irá ter das instituições o devido apoio? Será que não deverão partir de certas instituições propostas para um evento mais capaz (sob a organização de quem foi pioneiro e fundador)? Esta é apenas uma opinião/desabafo em poucas palavras sobre uma temática que tem o seu ponto forte nesta época e a qual poderia/deveria ser desenvolvida pelas pessoas certas nos locais certos.
Sem comentários:
Enviar um comentário