Por iniciativa do deputado Manuel Silva (PSD), a poluição do Rio Trouço foi discutida na Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul realizada no passado dia 24 de Fevereiro.
Aquele deputado, após alertar para os prejuizos na agricultura e o perigo para a saúde pública das populações de algumas das freguesias do concelho de Vouzela (Queirã, S. Miguel do Mato e Figueiredo das Donas) e das localidades de Negrelos, Arcozelo e Outeiro da Comenda, na freguesia de S. Pedro do Sul, resultantes das descargas da incineração das fezes e vísceras de aves na AVILAFÕES, inquiriu a Câmara Municipal sobre a situação, frisando que a poluição do Trouço se alastraria, consequentemente ao Vouga.
Sobre o mesmo tema intervieram, sempre em defesa da despoluição do Rio Trouço e do meio ambiente os deputados Vitor Figueiredo (PS, Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul) e Rui Almeida (PSD).
No período destinado a intervenção do público, falou sobre o mesmo assunto o Dr. Cardoso da Rocha, proprietário da Quinta da Comenda, o qual referiu diversas "démarches" que tem feito junto do Ministério do Ambiente para a resolução deste problema.
O Dr. António Carlos Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, em resposta a todas aquelas questões, afirmou estar a autarquia que dirige, juntamente com a sua congénere vouzelense , a dialogar com o Ministério do Ambiente no sentido de o mesmo defender a saúde pública, impondo à firma em causa o fim da sujidade e poluição do nosso rio.
Ninguém pretende o encerramento da empresa e o consequente desemprego dos seus trabalhadores, mas que seja encontrada uma outra solução possível que elimine as descargas através de formas de tratamento apropriadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário