sábado, 1 de abril de 2006

A NÃO PERDER

QUANDO OS LOBOS UIVAM

Teve início ontem, no Canal Um da RTP, a série "Quando os lobos uivam", da autoria do Presidente da Câmara Municipal de Santarém e ex-inspector da PJ, Moita Flores, baseada no romance homónimo escrito por Aquilino Ribeiro.
Ali se retrata a luta das populações serranas do norte do nosso distrito, na década de 50 do século passado, contra o roubo dos baldios pelo "Estado Novo" salazarista, bem como a hipocrisia moral dos próceres do regime, desde o chefe local do partido único da época (União Nacional), à sua mulher, que enquanto organizava novenas contra a propaganda da oposição (é risível, no mínimo) o traía com o comandante local da GNR, o qual se fazia amigo daquele cacique e se destacava na repressão das populações, apoiado pela PIDE.
Aquela hipocrisia moral, típica da direita mais retrógrada e reaccionária, faz lembrar o escândalo causado pela publicação do Manifesto Anti-Dantas, de Almada Negreiros, em outro post deste blogue.
No meio do lixo que caracteriza, em grande parte, as nossas televisões, surgem ainda algumas boas programações como esta, a não perder, caro leitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário