segunda-feira, 17 de abril de 2006

A Controvérsia do "Sino"

Venho por este meio tentar abrir um espaço de discussão sobre o aparelho sonoro da capela de Negrelos. Este simula aquele antigo relógio das igrejas que muito soa ao longo do dia.

Este “sino” foi colocado relativamente há 2 anos na capela da povoação, de maneira a podermos ter uma espécie de relógio como muitas outras povoações.

O que eu coloco aqui em causa são as vantagens deste aparelho/sino visto que, a tendência desta nossa sociedade será evoluir, não regredir.

Antes do nosso 1º ministro pedir o choque tecnológico, era mais que óbvio que isso era bem evidente em todo o mundo, mas aqui na nossa aldeia, e neste caso, a inovação foi só mesmo o facto de se tratar de um aparelho electrónico. Com dois altifalantes e um possível microcontrolador (talvez mais) “faz-se a festa” a cada 30 minutos que passam desde as 8 da manha até às 10 da noite.

O que mais poderá ser engraçado/irritante, além dos curtos sinais sonoros indicando as horas, é o facto de este chegar ao cúmulo de tocar músicas, como por exemplo, a “Noite Feliz”, ou no original, “Silent Night” (de Franz X. Gru­ber), e como o próprio título indica “noite silenciosa”.

Este “Silent Night” acaba por ser um pouco ambíguo. Poderá desejar uma boa noite à povoação (como se necessitássemos de um relógio falante…), mas por outro lado poderá nos dar um sinal de alívio visto que “levámos” com o ruído o dia todo e ao menos temos direito a uma noite silenciosa (mais que merecida). É também de referenciar que é mesmo só a noite silenciosa, porque às 8 da manha este volta à carga.

Não quero com este texto criticar ninguém e muito menos julgar alguém, mas…

Será que nos é assim tão útil este tipo de aparelho?

Será que a poluição sonora não é um facto a ter em conta?

Será que a povoação concorda com esta situação?

É certo que há quem se oriente, em termos de tempo, pelo "relógio" da capela, se tivermos em conta aquelas pessoas que trabalham no cultivo várias horas ao dia, mas...

Quem é que hoje em dia não usa um relógio de pulso?

E de que nos vale um relógio atrasado?

E também tendo em conta a quantidade de falhas eléctricas em Negrelos...

De que nos vale um relógio que nem sempre toca?

Sem comentários:

Enviar um comentário