sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

BOM REVEILLON E FELIZ 2006

Negrelenses, divirtam-se no próximo "reveillon". Nessa noite não há crise que anule a natural alegria de fim de ano e a esperança num ano melhor!
A todos um Feliz Ano Novo.

P.S.: é bom que certos anónimos, estranhos a esta localidade, frustrados a todos os níveis, como sabe quem os conhece, aprendam que este blogue é diferente de outros de S. Pedro do Sul, onde, a começar nos autores, algumas pessoas, a coberto do anonimato, se dedicam à provocação e ao insulto. Aqui, todos assuminos o que publicamos e respeitamos a dignidade dos outros.
Porque a sua inveja e frustração me causam pena, também a eles desejo um bom 2006.

terça-feira, 27 de dezembro de 2005

2005 NO SEU FIM, QUAL A VOSSA OPINIÃO?

Estamos a chegar ao fim deste ano de 2005.
Muitas coisas aconteceram ao longo deste longo ano, algumas boas, muitas outras más. Como se sabe, Portugal atravessa um mau período, mas penso que nem só de misérias vive o mundo, e se não fossem as pequenas coisas que nos vão alegrando no dia a dia, a vida não faria qualquer sentido.
Antes de vos desejar um óptimo ano novo que aí vem, gostaria de deixar no ar um repto em relação a este ano que está a findar.
Qual a vossa opinião sobre este 2005?

Feliz 2006

sábado, 24 de dezembro de 2005

Feliz Natal

Em meu nome e em nome da equipa do Negrelos ONLINE quero desejar a todos os amigos negrelenses um Feliz e Santo Natal.....Sejam felizes.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

UM BOM NATAL E UM FELIZ 2006 PARA TODOS

Quando eu era criança, no dia de Natal, comentava com os outros meninos e meninas de Negrelos as prendas que na noite anterior o Menino Jesus nos havia colocado no sapatinho. O que achava estranho era que Jesus desse melhores prendas aos mais ricos e piores aos mais pobres. Algo estava errado, pois contradizia tudo o que aprendia na catequese.
Ainda criança, quando soube que o Pai Natal era uma invenção comercial, quase sempre alheia ao verdadeiro espírito natalício, e que não era o Menino Jesus que colocava as prendas nos sapatinhos, percebi tudo. Coitado de Jesus, que era visto como injusto relativamente aos pobres! Logo Ele, que viveu e morreu pregado numa cruz para resgatar os pecados da humanidade, mas também pela Justiça que hoje apelidamos de social, simultaneamente humana e divina!

*
Há uma melodia de Natal que diz "nesta noite de Natal/há em todos os países/muitos milhões de meninos felizes".
Tal parte da canção diz apenas meia verdade. De facto, há muitos milhões de meninos e meninas felizes em todo o planeta. Em Negrelos, as crianças actuais têm uma vida melhor e acesso a brinquedos que não teve a minha geração, já para não falar das gerações dos nossos pais e avós, quando muitas crianças iam para a escola (as que iam) descalças, no Inverno, chegando ao ponto de urinar em buracos para depois aí aquecerem os pés. Era a outra face da moeda do país das barras de ouro, que não devia nada a ninguém. E ainda há quem (algumas vozes isoladas) diga que deveria voltar outro Salazar. Se passassem por situações dessas, dividissem, nas refeições comidas nas suas casas, uma sardinha por quatro pessoas, não tivessem água canalizada ou luz eléctrica nas suas residências, nem acessos por estradas às suas terras, vissem apenas os ricos e pouca gente da classe média ir além da instrução primária, como se dizia na altura, será que também assim pensariam? Bem, num país livre e democrático, não só os inimigos da liberdade têm direito à palavra, como a ignorância e o obscurantismo também são livres. Até nisso os que acreditam na liberdade, na democracia e nos direitos humanos mostram a sua superioridade moral.
Voltando à canção natalícia em causa. Também há em todo o mundo muitos milhões de crianças famintas, espancadas, doentes e vítimas de psicopatas pedófilos. Essas não vivem felizes.
Comemorar o Natal não é só trocar presentes entre familiares e amigos, ir à missa ou rezar umas orações, embora tal seja importante para os cristãos, mas também preocupar-se com aquelas crianças e os adultos que igualmente passam fome, estão presos, doentes, não têm emprego ou uma habitação condigna. É nesse sentido, aliás, que têm alertado todos os anos as mensagens natalícias dos papas, cardeais, bispos, sacerdotes e responsáveis por outras religiões cristãs.
O combate às situações degradantes da condição humana atrás mencionadas é responsabilidade dos que acreditam em Cristo, mas também dos políticos (crentes ou não) e da sociedade civil.
Quando a globalização se impõe, não deixando outra alternativa mais eficaz, e o capitalismo, enquanto sistema económico, se tornou vencedor, o grande desafio que se lhes coloca é o seguinte: vão diminuir ou agravar as desigualdades sociais entre os povos e dentro de cada país? Vão, como dizia o "pai" do liberalismo económico, Adam Smith, criar uma rede social abaixo da qual ninguém caia, assegurando a interligação entre a globalização económica e a globalização social defendida por João PauloII?
Nesta época e nos restantes dias do ano, reflitamos sobre estas realidades e procuremos a construção de um mundo mais justo.
A todos um Bom Natal e um Feliz 2006.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

O meu balanço desportivo - Jornada 7

Foi ultrapassada a derrota da jornada anterior. E de que forma!
A equipa feminina da U.E. venceu o CRASTO por 4-0. Foi sem dúvida a melhor forma de esquecer a derrapagem ante o Fiais. Fizemos um grande jogo tacticamente, onde foram precisos 5 minutos iniciais de habituação, já que o CRASTO se apresentou com uma linha táctica definida, o que nos surpreendeu. Depois desse desnorte, e após correcção táctica defensiva, mostrámos ser merecedores da vitória, na minha opinião. Quem foi ao Pav. Minicipal pode ver um bom jogo de futsal com as duas melhores equipas do nosso campeonato. Resta-me portanto agradecer a quem de deslocou ao mesmo para nos apoiar.
Quero também deixar aqui um elogio às minhas atletas, pois mostraram que têm aprendido, interiorizado e aplicado. Isso, juntamente com uma motivação igualmente de realçar, valeu-lhes uma vitória muito importante ante um candidato ao título.
A próxima jornada será a 7 de Janeiro e iremos defrontar a Académica de Viseu. De realçar o encontro entre o CRASTO e o Fiais nessa mesma jornada em Castro Daire. O resultado deste jogo será importante para nós.
Quanto à equipa masculina da U.E., venceram facilmente por 12-2 o Britamontes e continuam na perseguição aos líderes. Na próxima jornada, também a 7 de Janeiro, recebem o Oliveira de Frades para mais um importante derby. Compareçam!

sábado, 17 de dezembro de 2005

6 Horas Invernal da Guarda em BTT



Os Gingas BTT depois de já terem participado em inúmeros inventos, foram pela 1ª vez participar a sério numa competição.
É de salientar que não correu nada mal, pois o nosso conterrâneo Zé Miguel ficou em 3º lugar depois de 6 horas de longa luta com o 2º classificado, um atleta de Mortágua (o que lhe valeu largos elogios por parte desse atleta semi-profissional). Quanto ao Júlio Jorge, ficou em 14º (a meio da tabela), pois a prova não lhe correu de feição, talvez devido à falta de experiência. Mas, com 19 anitos, ainda tem muito tempo para a ganhar.
Quanto à contratação de última hora, o Marcelino Almeida de Vila Maior, também lhe correu muito bem a prova, pois ficou em 3º também (a contar do fim, 25º), depois de uma missão ultra secreta numa Associação "rival" à ACRN.
Muitos parabéns e força para novas pedaladas!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

O que queres para o Natal, meu menino?

Nesta época tão jovial e carregada de simbolismo, temos através deste post uma nova oportunidade de ser crianças e fazer um pedido ao Pai Natal. Por isso, desafio todas as "crianças" a registarem o que mais desejariam para Negrelos para o próximo ano. Sejam audazes e peçam o que realmente querem! Não se esqueçam que é para Negrelos e não para vocês! E pode ser que o Pai Natal (ou as pessoas competentes) os leiam e, quem sabe, talvez se concretizem!!!! Eu vou começar...

terça-feira, 13 de dezembro de 2005

PARA QUANDO UM NOVO PT DE ELECTRICIDADE EM NEGRELOS?

No passado domingo, dia 11 de Dezembro, mais uma vez falhou a luz eléctrica na maior parte da aldeia de Negrelos, desde pouco depois das 21 horas e até quase à meia-noite.
Os trabalhadores que se deslocaram à cabine transformadora tiveram grande dificuldade em reparar a avaria, devido ao facto de o actual PT estar muito velho e desgastado.
Já por várias vezes surgiram situações idênticas. Quando se digna a EDP colocar na dita cabine um novo PT? O aumento do preço da electricidade após o próximo mês de Janeiro não é suficiente para tal?

Manuel Silva

segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

O meu balanço desportivo - Jornada 6

Estávamos sujeitos e aconteceu. Perdemos pela 1a vez neste compeonato.
Perdemos a liderança do Campeonato Feminino do Distrital de Viseu com a derrota por 2-1 no pavilhão do Fiais da Telha. Sabíamos que a 1a derrota poderia acontecer e ela chegou. Nada está perdido, contudo, mas foi a hipótese de ganharmos avanço a uma das equipas candidatas. Foi um mau jogo de futsal, sinceramente, onde ganhou quem errou menos. Tudo foi mau, desde as equipas que se defrontaram até ao árbitro da partida. Mas não foi ele o culpado, pois da forma como estamos a treinar e tendo em linha de conta os nossos jogos até aqui, nada levava a crer na fraca exibição demonstrada, em que todo os sistema táctico foi esquecido. Onde poderia estar a nossa vantagem, acabou por estar a nossa derrota.
Estamos agora a 4 pontos do Fiais, mas com menos um jogo. Temos de continuar o nosso campeonato em busca da melhor classificação possível. No próximo sábado, dia 17 de Dezembro, pelas 19h no Pavilhão Municipal de S. Pedro do Sul, mais um importante jogo com a outra candidata ao título distrital: o Crasto. Deixo desde já o convite aos cibernautas para se deslocarem ao Pavilhão neste importante jogo.
Quanto ao escalão sénior masculino, foi a vez de folgarem. De realçar a vitória do Arguedeira, bem como a desistência a meio do jogo por parte do S. Martinho de Mouros ante o Oliveira de Frades. Este facto traduz um pequeno avanço na classificação dos vitoriosos, nada que o Estação não seja capaz de recuperar, acreditamos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

HÁ 25 ANOS, ERA ASSASSINADO JOHN LENNON




Há 25 anos, um psicopata admirador do ex-Beatle John Lennon, após lhe ter pedido um autógrafo, assassinou-o a tiro.
Aquando da sua morte, Lennon tinha apenas 40 anos. Foi um ícone dos anos 60, como o foram também na música pop-rock os seus companheiros dos Beatles, os Rolling Stones, os Doors, Joan Baez, Bob Dylan, Jimmy Andrix, Jennis Joplin, os Procol Harum, mesmo os Pink Floyd, ainda no final daquela década, e tantos outros.
Se houve grupo que se distinguiu naquela área musical foram os Beatles, os quais influenciaram a forma de vestir ou o penteado dos rapazes da época, bem como puseram em transe muitas jovens admiradoras.
Lennon e os seus companheiros foram idolatrados por milhões de jovens no mundo inteiro. Essa idolatria só teve comparação, naquela época, com a veneração juvenil e intelectual pelo psicopata Mao Tsé Tung (leia-se a sua biografia recentemente publicada por uma historiadora ex-guarda vermelha, com a ajuda do seu marido, e observe-se a personalidade do indivíduo). Antes que alguém mo recorde na caixa de comentários, eu ainda não esqueci que também segui Mao, mas cortei com a sua "herança" há 20 anos.
Voltando aos Beatles, que contrariamente ao "grande timoneiro" deixaram o seu nome na História por boas razões, operaram uma importante revolução na música e, no sentido mais lato, na cultura, que mudou comportamentos e deu um grande contributo para que as sociedades ocidentais, mesmo as mais democráticas, abandonassem um certo conservadorismo social e hipocrisia moral.
A terminar, recordamos alguns dos êxitos que tornaram os Beatles famosos: "All you need is love", "Yesterday", "We all live in a Yellow submarine", "Girls", "Don't let me down", "Lucy in the sky with diamonds". Há ainda muitos mais.

Manuel Silva

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

ACRN - a sua opinião, vamos comentar, assinando



Pegando num post aqui brevemente editado, e com alguma polémica (como não pode deixar de ser) em relação ao futuro do Carnaval de Negrelos, lanço aqui um novo repto:
"Qual o futuro da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos?".
Sei que é um assunto que já muito se falou aqui pelo blog, mas acho que o filme que temos visto nestes anos não merece este enredo.
Penso ser um assunto sobre todos nós e não queiramos que acabe por cair no esquecimento e no marasmo.
Há tantas ideias para elevar o bom-nome desta nossa aldeia, Negrelos…

domingo, 4 de dezembro de 2005

FALECEU UMA DAS MAIORES GLÓRIAS DE SEMPRE DO FUTEBOL MUNDIAL


George Best foi uma das maiores glórias de todos os tempos do futebol mundial. Na minha infância e já na adolescência, foi um dos meus ídolos do desporto-rei. Aliás, foi uma referência para a minha geração.
Mais que um génio, ele era um mágico do futebol. Os seus dribles, que punham a cabeça "em água" a qualquer defesa, a colocação certeira de bola, os remates e os golos (muitos) que apontou, tornaram-no, a par de Pelé, Eusébio, Muller, Bekenbauer, Bobby Charlton, Garrincha, Gordon Banks, Yashin, e tantos outros, numa lenda do futebol dos anos 60 e princípios de 70.
A mais triste recordação que dele tenho data de Maio de 1968 (nada tem a ver com a revolta francesa do mesmo ano) quando, ao serviço do Manchester United, foi o carrasco do meu clube, o Benfica, na final da Taça dos Campeões Europeus, em Wembley. A partida terminou com um empate (1-1). No prolongamento, o Manchester marcaria mais 3 golos sem resposta. Best foi fundamental na obtenção do resultado.
George Best nasceu, há 59 anos, num bairro pobre de Belfast, capital da Irlanda do Norte - viviam-se os tempos duros do pós-guerra. Bem jovem, começou a trabalhar como tipógrafo. No entanto, revelaria arte para o futebol, tendo sido contratado para o Manchester United com apenas 14 anos, onde fez a maior parte da sua carreira.
Já naquele tempo ganhou muito dinheiro, que esbanjaria com mulheres, álcool e carros, como o próprio afirmou. Aos 27 ou 28 anos, a sua carreira estava praticamente terminada, devido a problemas com o alcoolismo e indisciplina que levaram ao seu afastamento do Manchester. Posteriormente, jogou em diversos clubes, mas não voltou a ser o mesmo a quem chamaram o quinto Beatle.
Abandonada a carreira futebolística, continuou para pior o mesmo tipo de vida, tendo passado por dificuldades financeiras, morrendo, recentemente, em consequência de graves problemas no fígado que, alías, tinha sido transplantado há alguns anos.
Best foi criado pobre, enriqueceu quando chegou ao estrelato e acabou mal. Não foi caso único no futebol. O mesmo aconteceu com o brasileiro Garrincha, o argentino Maradona, os nossos Vitor Batista e Yaúca, e quase aconteceu com o alemão Muller, não fosse o seu colega e amigo de sempre, Beckenbauer, ter-lhe "deitado a mão" quando era presidente do Bayern de Munique, arranjando-lhe um emprego no estádio do clube.
Os clubes onde passam estes craques não terão algumas culpas no cartório? Quando os vêem destruir quanto ganham, não os orientam para o futuro pós-carreira? Ou tal não constitui preocupação sua, pois quando já não derem lucro deixam-se cair?
O funeral de George Best teve justas honras de Estado, sendo acompanhado por cerca de meio milhão de pessoas, entre as quais se contaram inúmeros ex-colegas e ex-adversários seus.
Num tempo em que o futebol se está a tornar uma negociata muitas vezes obscura, em que alguns dos seus dirigentes não são as pessoas mais recomendáveis, acabando, por vezes, como arguidos em processos crime e mesmo na cadeia, em que há fundadas suspeitas de este desporto também estar a ser utilizado para lavagem de dinheiro proveniente do mundo do crime, saudamos aquele que chegou também a ser apelidado de "Mozart da bola", o qual nos marcou com a sua arte e via o futebol como uma actividade decente, respeitando e sendo respeitado pelos adversários, o que se pode constatar pelas palavras proferidas por Eusébio ou Simões aquando do seu passamento.