quinta-feira, 28 de abril de 2005

Lamentável

Em pleno coração da vila de S. Pedro do Sul, fica o Teatro de estilo Romântico, que foi financiado pela “ Empresa Comercial Sampedrense, Lda”, da família “Silvas e Farrecas”, nos idos anos de 1920.Exteriormente apresenta uma arquitectura simples, com dois andares e um sobrado. Apesar da arquitectura exterior não se identificar com um cine-teatro, o seu interior é de grande beleza: a sala em ferradura alongada, plateia e o palco ( com um espectacular pano de boca).
No 1º piso existem 10 camarotes laterais, com bojo avançado sobre a plateia ( ornamentado com nervuras e motivos florais ), e no 2º piso localiza-se a cabine de projecção. Lateralmente a essa cabine, em anfiteatro de degraus fixos, encontra-se o “galinheiro” debruçado sobre a plateia, dando a ilusão, visto de baixo, que se tratavam de camarotes, já que o bojo tinha decoração idêntica à do 1º piso.O tecto é em forma de tampa de urna invertida, ornamentado com frisos, festões e círculos à volta de 7 candeeiros incrustados, como olhos de boi. A data da inauguração encontra-se neste local, 1925.Desde 1999 que o cine-teatro se encontra encerrado para obras de grande restauro.
in http://www.cm-spsul.pt/
Parece impossível....umas obras começarem em 1999 e agora que estamos quase em 2006 não vê ninguém mexer uma palha pelo nosso teatro, que poderia ser mais que um cinema....... aqui não pode vir um músico apresentar um disco.... não pode um autor apresentar um livro, não se podem fazer colóquios..... sinceramente isto é uma treta enorme..... políticos continuam a atirar areia para os olhos do povo.... e esquecem-se que só o povo é que conhece as carências da Vila. Políticos........só se lembram das coisas necessárias em campanhas eleitorais mas dps..... "quem eu? Eu não disse isso....devem ter percebido mal!".
Tenham vergonha e lutem pelo povo e pela Vila, e não fique só á espera do xilim ao fim do mês!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário