quarta-feira, 29 de setembro de 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CÁTIA NEVES OBTEM PRÉMIO ESCOLAR

No passado dia 8 de Setembro foram distribuidos vários prémios de mérito instituidos pelo Ministério da Educação, no valor de 500,00 euros,na Escola Secundária de S. Pedro do Sul.
A nossa conterrânea Cátia Marisa Lasca Neves foi agraciada com o prémio de melhor aluna dos cursos profissionais, mais concretamente do curso de higiene e segurança no trabalho, do 12º ano, no ano lectivo de 2009/2010.
Na entrega dos prémios estiveram presentes os Srs. Dr. José Manuel Gonçalves, Drª Lúcia Araújo da Silva, Dr. Adriano Azevedo, José Luis e Graça Rodrigues, respectivamente presidente do Conselho Directivo da Escola acima mencionada, representante da Direcção Regional de Educação, vice-presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e membros da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola(os dois últimos).
A jovem Cátia Marisa é filha dos Srs. António de Sousa Neves e D. Maria da Conceição Lasca, residentes em Negrelos.
À ilustre premiada apresentamos parabens, extensivos aos seus pais e demais familiares, e felicidades nos seus estudos.

domingo, 26 de setembro de 2010

NOVAS ACTUAÇÕES DAS LAVRADEIRAS DE NEGRELOS

O Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" actuou ontem, dia 25 de Setembro, no Hotel Monte Belo, nas Termas de S. Pedro do Sul.
Recentemente, participou num espectáculo organizado no Sobral, freguesia de Pinho, neste concelho, pelo rancho folclórico local.

domingo, 19 de setembro de 2010

ARTIGO SOBRE HOMEM CARDOSO NO "NOTÍCIAS DE LAFÕES"

Na última edição do jornal "Notícias de Lafões", o seu colaborador Dr. Carlos Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, publica um artigo de página inteira sobre a obra do nosso conterrâneo António Homem Cardoso.
Ali se fala das origens negrelenses daquele fotógrafo, conhecido a nível nacional e internacional, e da sua obra, referindo diversos prémios que recebeu.
Homem Cardoso foi muito jovem para Lisboa, onde atingiu a notoriedade que se lhe conhece. Se tivesse ficado por S. Pedro do Sul, certamente fotografaria casamentos, baptizados e afins. Naquele tempo era assim. E hoje, estaremos melhor? Algum talento que surja no nosso meio (refiro-me ao concelho de S. Pedro do Sul)nos campos das letras e das artes terá sucesso se não fôr para uma grande cidade? É evidente que não. O Dr. Jaime Gralheiro é a excepção que faz a regra. No essencial, nada mudou neste aspecto.

domingo, 12 de setembro de 2010

Vedação da ponte de Negrelos


O Município de São Pedro do Sul reforçou a vedação existente na ponte de Negrelos.
Esta vedação oferece mais segurança do que aquela que foi colocada no início.

Vamos agora esperar para ver se a vedação vai lá ficar eternamente, ou se o Município ou a Refer tomam alguma decisão para o restauro da nossa linda ponte.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SITUAÇÃO DE PERIGO NA PONTE DO COMBOIO DISCUTIDA NA A.M.

Na última sessão da Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul, realizada em 3/9/2010, eu e o Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul, Vitor Figueiredo, chamámos a atenção do executivo camarário para o perigo de morte existente na ponte do comboio, já abordado neste blogue.
Naquele dia, a Câmara Municipal já havia colocado um pedaço de ferro, a tapar o buraco em causa, e colocado as fitas sinalizadoras de perigo na ponte.
O Dr. António Carlos Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal, afirmou estar o órgão autárquico a que preside em contacto com a empresa proprietária da ponte, a REFER, para resolver o problema com urgência.

sábado, 4 de setembro de 2010

O verdadeiro estado da nossa ponte

Uma equipa da Refer passou o dia a fazer o estudo da ponte e a consequente detecção de falhas do passadiço.
Pelo contacto que tive com o Engenheiro responsável o problema maior do passadiço é somente da laje. No entanto esta equipa apenas andou a fazer o levantamento para continuar o processo, que talvez seja demorado. Existe a dúvida do que será feito, até porque nesta ponte irá à partida passar a ecopista.
Mas uma coisa é certa, o que interessa mais é a segurança dos utentes da ponte , mas o tipo de vedação é insuficiente e algo deficitária, e como está a vista o risco continua alto, mas penso que o Município irá fazer alguma coisa.
Penso que o tema foi abordado na Assembleia, mas não tenho qualquer tipo de feedback.
As imagens falam por si...são só 5 fotos, mas quem lá passar irá notar que existem muitas mais fendas06 de Setembro: O "tabuão" que estava a tapar o buraco desapareceu. Portanto se tem crianças tenha cuidado. Parece que as autoridades responsáveis estão à espera que aconteça um acidente!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parte da Ponte Vedada

Durante a tarde de hoje elementos do Município de São Pedro do Sul visitaram o local , decidiram vedar todo o passadiço da ponte e taparam o buraco. Assim o perigo já fica sinalizado, no entanto creio que se deveriam tomar decisões mais importantes, dado que o passadiço da ponte apresenta várias fendas que aparentam ser perigosas ( serão colocadas fotos futuramente).
Hoje fui contactado pela Refer, e disseram-me que o assunto foi encaminhado para o Departamento indicado, mas que não tinham qualquer tipo de resposta.
Vamos ver se alguma das entidades toma as medidas necessárias...no entanto ficam as fotos da vedação colocada pelo Município, que já tem sítios onde a fita sinalizadora saiu, portanto o perigo continua à espreita...tenham cuidado!