quarta-feira, 10 de março de 2010

Joan Baez











Meio século de carreira, diva do folk, 8 discos de ouro, e a considerar o incomparável vibrático vocal. Joan Baez, filha de mexicanos nasce nos Estados Unidos. A educação musical, leva Baez para a corrente do clássico, mas a guitarra acústica é o seu acompanhante favorito, em favor do gosto pelo rock n’ roll. Dez anos de carreira, já é personalidade mundialmente conhecida e cabeça de cartaz do Woodstock.
Entre musicas de índole activista, grava temas populares dos Estados Unidos e da América latina. Impressionada pelas composições de Bob Dylan, a cantora projecta o nascido rei à ribalta. Consta da sua biografia que rei e rainha, tiveram uma curta relação amorosa. Mais tarde, Baez casa com David Harris um proeminente opositor da guerra do Vietname. David’s álbum, foi a produção discográfica de tributo ao marido, ao movimento de igualdade para todas as raças e manifesto de oposição à guerra no Vietname.
A talentosa Joan Baez, continua no activo e apresenta em solo nacional, o seu mais recente trabalho “Day after tomorrow”, 8 de Março um concerto na Casa da Música no Porto e dia 10 no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

4 comentários:

  1. Não conhecia. Obrigado por partilhares o teu conhecimento musical.

    ResponderEliminar
  2. Joan Baez foi um ícone musical, político e social dos anos 60, mas também posteriormente. Politicamente, esteve contra o conservadorismo social, pela justiça humana e social, contra as ditaduras de direita e de esquerda. Sempre foi, aliás, detestada pela ultra-direita e a esquerda totalitária.
    A sua música é de uma imensa beleza e criatividade.
    Quando arrancaram a linha do caminho de ferro nesta localidade, lembrei-me da sua canção "The night they drove Old Dixi down" (a noite em que deitaram abaixo a velha Dixi - uma estação dos CF americana). É que o caminho de ferro esteve sempre associado a Negrelos. Esta era uma das terras dos ferroviários, por excelência. O meu pai, os meus avôs paterno e materno, bem como vários tios e primos, eram ferroviários. O meu primeiro sonho profissional foi ser maquinista da CP. Daí a associação nostálgico-musical que fiz.
    Parabens, Fausto, por teres trazido aqui a Joan Baez. Bob Dylan e Joan Baez sempre!!!

    ResponderEliminar
  3. melhores discos: Joan Baez vol.1, Gracias a la vida, Davids album, dimonds and rust! Boa musica

    ResponderEliminar
  4. uma das suas melhores músicas, cantada também por Pete Seeger, é "we shall overcame". Quando acreditamos poderemos chegar onde queremos, nem que seja com enormes sacrifícios. Foi com gente disposta a sacrifícios, muitas vezes da própria vida, que o mundo pulou e avançou, como dizia António Gedeão. Não foi com aqueles que aceitam tudo o que lhes impõem e não têm o mínimo espírito crítico, apenas aplicam o que lhes meteram na cabeça sem reflectirem se estão certos ou errados, que praticam a "não inscrição" de que fala o filósofo José Gil, o português que há anos foi considerado pelo "Nouvel Observateur" um dos 25 maiores pensadores do mundo.

    ResponderEliminar