domingo, 26 de agosto de 2007

FALECEU EDUARDO PRADO COELHO



Faleceu um dos maiores intelectuais portugueses do séc XX e princípios do séc XXI, Eduardo Prado Coelho.
Como milhões de pessoas honestas, no mundo inteiro, começou por depositar esperança no marxismo-leninismo, tornando-se militante do PCP quando era muito difícil sê-lo: antes do 25 de Abril.
Poucos meses após aquela data libertadora, abandonou o PCP, tendo, posteriormente, passado pela UEDS, encontrando-se, presentemente, na área do PS (desconheço se era seu militante).
Foi sempre um defensor da liberdade e da democracia e um combatente de todos os totalitarismos, conservadorismos e da hipocrisia moral.
Numa altura em que cada vez imperam mais os tecnocratas, incultos e oportunistas na classe política portuguesa, especialmente no PSD e no PS, com destaque para as suas estruturas locais e distritais, e assistimos a não poucas manifestações de conservadorismo social e moralismo hipócrita (atenção, que também repudio o relativismo moral corrosivo da liberdade), um Homem e Intelectual como Prado Coelho deixa falta na nossa sociedade.
Recentemente, faleceu também na Grã-Bretanha Lord Dedees, ex-director do "Daily Telegraph", militante do Partido Conservador, ex-deputado, ex-secretário de Estado e ex-ministro, outro combatente pela liberdade e contra as ditaduras. Obteve uma elevada condecoração pela sua participação na 2ª Grande Guerra Mundial contra a besta nazi.
Um da chamada esquerda democrática, outro da chamada direita democrática (para o autor destas linhas, os termos direita e esquerda estão desactualizados na política), ambos lutaram pela liberdade a que temos direito. O ambiente intelectual ficou mais pobre com os seus passamentos. Aqui lhes prestamos sentida homenagem.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

HOMENAGEM AOS EMIGRANTES E IMIGRANTES

Nesta altura do ano, encontram-se entre nós muitos emigrantes em férias. Em homenagem aos mesmos e aos imigrantes que de outros países vieram trabalhar para Portugal, publica-se o seguinte poema de Manuel Alegre, poeta com raízes em S. Pedro do Sul, que versa o problema da emigração.

Portugal em Paris
Solitário por entre a gente
eu vi o meu país.
Era um perfil de sal e abril.
Era um puro país azul e proletário.
Anónimo passava.

E era Portugal que passava
por entre a gente solitário
nas ruas de Paris.
Vi minha pátria derramada
na Gare de Austerlitz.
Eram cestos e cestos pelo chão.

Pedaços do meu país. Restos. Braços.
Minha pátria sem nada
sem nada despejada nas ruas de Paris.
E o trigo? E o mar?
Foi a terra que não te quis
ou alguém que roubou as flores de abril?

Solitário por entre a gente caminhei
contigo os olhos longe como o trigo e o mar.
Éramos cem duzentos mil?
E caminhávamos.
Braços e mãos para alugar
meu Portugal nas ruas de Paris.

sábado, 18 de agosto de 2007

AINDA AS FESTAS DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

A Comissão organizadora das Festas em honra de Nossa Senhora do Livramento foi constituida pelos Srs. António Neves (reitor), Luis Carlos Oliveira, Paulo Barbosa e Jorge Marques, a quem apresentamos parabens pelo trabalho efectuado.
No próximo ano, serão mordomos os Srs. João Manuel Maneca (reitor), José Duarte, José da Costa Almeida, Filipe Agostinho e Jorge Jesus.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

FESTAS EM HONRA DE Nª SRª DO LIVRAMENTO


Nos dias 11, 14 e 15 do corrente mês de Agosto, decorreram em Negrelos as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Livramento.
No dia 11, pelas 17,00 horas, decorreu um desafio de futebol entre casados e solteiros, no Estádio Municipal da Pedreira, em S. Pedro do Sul, que os últimos venceram por 4-0.
À noite, realizou-se o X Festival de Folcore das "Lavradeiras de Negrelos", tendo, além do rancho anfitrião, actuado o Rancho Folclórico de Britiande - Lamego e o Rancho Folclórico de Santa Quitéria - Cinfães.
O espectáculo foi apresentado pelo Sr. João Carlos Oliveira, Presidente da Direcção das "Lavradeiras de Negrelos", tendo sido oferecidos vários presentes aos grupos visitantes.
Naquele espectáculo estiveram, na qualidade de convidados, o Sr. José de Azevedo Lima, ex-ensaiador das "Lavradeiras", o reverendo pároco e o presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul, Srs. Padre Carlos Augusto e Vitor Figueiredo, respectivamente. Segundo informação prestada pela organização, o vereador da Cultura da C.M. de S. Pedro do Sul, Sr. Prof. Rogério Duarte foi convidado, mas devido a compromissos anteriormente assumidos, não pôde estar presente.
No dia 14, à noite, houve baile abrilhantado pelo Conjunto Nova Era.
No dia 15 (dia principal), de manhã, saiu a procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul, para a Sua capela, em Negrelos, em cujo adro foi celebrada missa campal pelo Sr. Padre Carlos Augusto, acima mencionado. A procissão foi acompanhada pela Banda Verdi-Cambrense, de Cambra - Vouzela.
A partir das 21,30 horas, decorreu novo baile abrilhantado pelo Conjunto Sigma, de Vila Nova de Paiva.
Durante estes dias, Negrelos foi espaço de oração e convívio para centenas de pessoas.

DE FÉRIAS
Encontram-se entre nós, de férias, diversos conterrâneos que se encontram a trabalhar em outros pontos do País ou no estrangeiro. A todos desejamos óptima estadia.

domingo, 5 de agosto de 2007

FESTA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Nos dias 11, 14 e 15 do corrente mês de Agosto, decorrerá em Negrelos a tradicional festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, com o seguinte programa:

DIA 11
- 17,00 horas: desafio de futebol entre casados e solteiros, no Estádio
Municipal da Pedreira, em S. Pedro do Sul.
- 21,00 horas: Festival de Folcore das "Lavradeiras de Negrelos",
referido em outro post deste blogue .

Dia 14
- 21,30 horas: baile, com o Conjunto Nova Era.

Dia 15 (DIA PRINCIPAL)
- 8,00 horas: arruada da Banda Musical Verdi Cambrense, de Cambra -
Vouzela, pelas ruas da povoação.
- 10,00 horas: saída da procissão, com a imagem de Nossa Senhora do
Livramento, da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul, para a Sua capela, em
Negrelos, em cujo adro será celebrada missa campal.
A procissão será acompanhada por aquela Banda.
- 21,30 horas: baile abrilhantado pelo Conjunto Sigma.
Nestes dias, visite Negrelos.