quarta-feira, 22 de agosto de 2007

HOMENAGEM AOS EMIGRANTES E IMIGRANTES

Nesta altura do ano, encontram-se entre nós muitos emigrantes em férias. Em homenagem aos mesmos e aos imigrantes que de outros países vieram trabalhar para Portugal, publica-se o seguinte poema de Manuel Alegre, poeta com raízes em S. Pedro do Sul, que versa o problema da emigração.

Portugal em Paris
Solitário por entre a gente
eu vi o meu país.
Era um perfil de sal e abril.
Era um puro país azul e proletário.
Anónimo passava.

E era Portugal que passava
por entre a gente solitário
nas ruas de Paris.
Vi minha pátria derramada
na Gare de Austerlitz.
Eram cestos e cestos pelo chão.

Pedaços do meu país. Restos. Braços.
Minha pátria sem nada
sem nada despejada nas ruas de Paris.
E o trigo? E o mar?
Foi a terra que não te quis
ou alguém que roubou as flores de abril?

Solitário por entre a gente caminhei
contigo os olhos longe como o trigo e o mar.
Éramos cem duzentos mil?
E caminhávamos.
Braços e mãos para alugar
meu Portugal nas ruas de Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário