sexta-feira, 27 de maio de 2005

Media encostados à parede

A vida anda mal para todos, mas os que estão na mó de cima ficam sempre a ganhar. O que vos conto é a última moda das grandes empresas para manterem a sua boa imagem e esconderem o que querem. E é um método simples e engenhoso: cortar a publicidade nos media caso estes publiquem notícias desfavoraveis à empresa.
Infelizmente, não é mentira. A BP - British Petroleum é um desses casos. Sempre que haja um artigo publicado sem que esta seja informada, a publicidade nesse órgao de comunicação social é imediatamente cancelada. Mais, há outros métodos que passam pelo acesso, por parte das agências de publicidade, a todas as notícias ditas controversas antes que estas sejam publicadas, para que possam claro está, ser revistas e alteradas.
Para qualquer pessoa com o mínimo de senso comum isto é simplesmente um atentado à liberdade na divulgação da informação. Como jornalista, eu e os meus colegas somos obrigados deontologicamente a confrontar todas as fontes envonvidas na notícia que escrevemos. Confrontar argumentos é uma coisa, mostar o artigo aos envolvidos para que o possam manipular como bem entenderem é outra. Ainda para mais quando isso envolve chantagem clara e assumida, que implica o corte na publicidade, que é pura e simplesmente a fonte onde vão beber todos os meios de comunicação social para se manterem vivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário