sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Reveillon 2008-2009 na sede da ACRN


A Associação Cultural e Recreativa de Negrelos tem o prazer de organizar, novamente,na sua sede, o Reveillon 2008-2009. Convidam-se todos os negrelenses a passar uma noite diferente na companhia de boa música, convívio, comida, bebida e muita muita boa disposição.
Para tal, poderão fazê-lo de três formas: entrar em contacto com um dos números presentes no cartaz, através do email acrnegrelos@gmail.com ou através de qualquer orgão da direcção da ACRN.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal

Natal é época de felicidade, amizade e da Família. É época de dar prendas e presentas, de forma a simbolizar todo um sentimento que por vezes não conseguimos exprimir ao longo do ano.
Como tal, o NegrelosOnline deseja-vos uma boa consoada e um óptimo Natal.

1458 - NATAL, E NÃO DEZEMBRO

Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.

Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada.

(David Mourão-Ferreira)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

TRADIÇÃO FOLCLÓRICA EM NEGRELOS

Quando surgiu o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" muitas pessoas de outras localidades do nosso concelho perguntavam: "que tradições folclóricas tem Negrelos?"
Não é necessário haver tradições folclóricas para se constituir um rancho. Como diz uma expressão popular, "tudo tem um princípio". No entanto, em Negrelos há tradições ligadas ao folclore.
Muitas das canções do rancho local eram ouvidas há dezenas de anos em trabalhos agrícolas. Recordamos também que em meados da década de 60 do século passado, foi efectuado um cortejo de oferendas para as obras então efectuadas no Hospital de S. Pedro do Sul, actual Centro de Saúde. Nesse cortejo participaram vários ranchos, entre os quais um de Negrelos, o qual obteve o primeiro lugar na classificação atribuida pelo júri após o desfile dos grupos concorrentes.
O ensaiador daquele rancho foi o Sr. Agostinho Rocha, que também compôs a música. A letra da canção foi escrita pelo Sr. Dr. António Pinho Bandeira. Na mobilização da juventude negrelense daquele tempo para participar naquela iniciativa teve um papel muito importante o Sr. José Rodrigues, já falecido.

BOAS FESTAS
A todos os colaboradores e leitores do "Negrelos on line" apresento votos de um feliz Natal e um bom Ano Novo.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Qualquer dia

Está a chegar o Inverno e a crise agrava-se. Publicamos a canção "Qualquer dia", de Zeca Afonso, mais actual que nunca, ilustrativa dos dias que passam e que estão para vir.
Que falta tu cá fazes, Zeca, para denunciares os vampiros, eunucos, gastões de capachinhos e outros que tais, que continuam cada vez mais.

No Inverno aperto o cinto
Enquanto o vento assobia
No Inverno aperto o cinto
Qualquer dia
Qualquer dia


No Inverno vou pôr lume
Lenha verde não havia
No Inverno vou pôr lume
Qualquer dia
Qualquer dia


No Inverno penso muito
Oh que coisas eu já via
No Inverno penso muito
Qualquer dia
Qualquer dia


No Inverno ganhei ódio
E juro que o não queria
No Inverno ganhei ódio
Qualquer dia
Qualquer dia

Zeca Afonso

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Colaborador do NegrelosOnline publica Livro

No dia 18 de Dezembro, pelas 17 horas, realiza-se, no anfiteatro 8.1 do Edifício das Engenharias da Universidade da Beira Interior, o lançamento de dois livros da Série Estudos Engenharia. Desta vez serão lançados os números 3 e 4 da série, respectivamente, “Optical Burst Switching Networks Architectures and Protocols”, da autoria do Prof. Joel José R. Coelho Rodrigues, e “Construção de Cenários Futuros para as Fontes de Energia Primária”, de que é autor o Prof. João Carlos de Oliveira Matias, nosso conterrâneo e colaborador deste BLOG.

O número 4 resultou de uma tese de doutoramento em Eng. da Produção, levada a efeito pelo investigador e professor da Universidade da Beira Interior João Carlos de Oliveira Matias, sob a orientação do Prof. Tessaleno Devezas, um especialista internacional na área da previsão tecnológica, igualmente docente e investigador na Faculdade de Ciências da Engenharia da Universidade da Beira Interior.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Carta ao Pai Natal

Querido Pai Natal!
Eu sou um menino de uma aldeia chamada Negrelos. Negrelos sim, aquela aldeia que não tem saneamento! As "obras" começaram em Agosto...mas só começaram...por isso Pai Natal, eu gostava que fizesses com que a minha aldeia tivesse saneamento e umas ruas onde fosse possível passear sem lama...
Para perceberes o que eu digo vou-te deixar algumas fotos...não sei se os teus duendes conseguem executar a obra, mas eu ficaria muito satisfeito se pudesses resolver esta situação...


Assim sendo Pai Natal, tem em conta que a população da minha aldeia até se tem portado bem e mereciam ter as ruas como deve ser, até porque qualquer dia é o Carnaval...e as ruas assim ficam tão mal....porque são um lamaçal!
Obrigado por tudo Pai Natal!

domingo, 7 de dezembro de 2008

DIREITOS DO HOMEM

No próximo dia 10 de Dezembro passam 60 anos sobre a aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Publicamos os primeiros 3 artigos dessa Declaração. É quanto basta para o leitor ver que no nosso país tais princípios, muitas vezes, não passam do papel.

Artigo I
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Artigo II
Toda a pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Artigo III
Toda a pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

NOVA ROTUNDA NA ENTRADA DA ESTRADA DE NEGRELOS

Durante as previstas obras de requalificação da Estrada Nacional que liga S. Pedro do Sul a Viseu, será construida pela Câmara Municipal uma rotunda junto à entrada da estrada de Negrelos, permitindo melhor circulação de e para esta localidade.
Tendo em vista tal objectivo, foram já cortadas diversas árvores naquela área.
Também a Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul mandou cortar árvores e limpar ervas na saída de Negrelos para a ponte do comboio, possibilitando melhor visibilidade aos condutores de viaturas que passam naquele espaço.