segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

TRADIÇÃO FOLCLÓRICA EM NEGRELOS

Quando surgiu o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" muitas pessoas de outras localidades do nosso concelho perguntavam: "que tradições folclóricas tem Negrelos?"
Não é necessário haver tradições folclóricas para se constituir um rancho. Como diz uma expressão popular, "tudo tem um princípio". No entanto, em Negrelos há tradições ligadas ao folclore.
Muitas das canções do rancho local eram ouvidas há dezenas de anos em trabalhos agrícolas. Recordamos também que em meados da década de 60 do século passado, foi efectuado um cortejo de oferendas para as obras então efectuadas no Hospital de S. Pedro do Sul, actual Centro de Saúde. Nesse cortejo participaram vários ranchos, entre os quais um de Negrelos, o qual obteve o primeiro lugar na classificação atribuida pelo júri após o desfile dos grupos concorrentes.
O ensaiador daquele rancho foi o Sr. Agostinho Rocha, que também compôs a música. A letra da canção foi escrita pelo Sr. Dr. António Pinho Bandeira. Na mobilização da juventude negrelense daquele tempo para participar naquela iniciativa teve um papel muito importante o Sr. José Rodrigues, já falecido.

BOAS FESTAS
A todos os colaboradores e leitores do "Negrelos on line" apresento votos de um feliz Natal e um bom Ano Novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário