quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Estaremos a ficar insanos?



A aculturação, é a cruel igualdade, que resulta da constante perda dos nossos valores educativos.
Hoje, dia 31 de Outubro de 2007, celebra-se o “Halloween” em Portugal! Estaremos a ficar insanos?
Em vésperas dos feriados, “dia de todos os santos”, o “lifestyle” americano já está a enraizar-se no nosso país.
Não estou contra esta mesquinha e miserável festa de “Halloween”, mas contra o conjunto de “American Dreams” que constantemente, são um atentado às nossas tradições. Ainda mais, não damos conta destas integrações!
Há no entanto, até quem chame merda às nossas culturas…
É aqui que a pergunta faz algum sentido: “Estaremos a ficar insanos?”

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

MAIS UM SUCESSO DE ZÉ MIGUEL GOMES

No fim de semana de 6-7 de Outubro, o ciclista negrelense José Miguel Gomes participou no Parque do Fontelo e na Quinta Agrária, em Viseu, numa prova de 24 horas em BTT (Bicicleta Todo o Terreno), organizada pelo Grupo Desportivo "Os Biriattus".
Aquele nosso conterrâneo classificou-se em 2º lugar, na categoria individual, com 44 voltas (cerca de 330 quilómetros).
É obra ! Parabens e força, Zé Miguel !

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ACRN: 1981 até 2007. 2007 até muitos mais anos!

A azáfama, a animação, o barulho das tarolas e a confraternização do povo, foram os cenários perfeitos para o vigésimo sexto aniversário da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos. Até São Pedro adjuvante, nos brindou com o seu esplendor solar!
Penso que o aniversário não foi apenas o assinalar da data, prendar todos os colaboradores ou o passar de uma tarde agradável.
A festa, assinalou acima de tudo, o delinear de uma nova era na vida da associação, que já há muito, era as cinzas da aldeia.
A primeira etapa, foi bem apostada e com sinal triunfante – reunir e levantar a moral do povo.
Quanto à nova etapa, compete a todos ajudarem, função de elevar os valores culturais que há, na nossa amada terra.

Parabéns, àqueles que se resignaram, descruzaram os braços e arquitectaram um novo projecto.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

4ª Caminhada "Rota do Caminho de Ferro"


Realizar-se-à, Domingo, dia 28 de Outubro de 2007, a 4ª caminhada "Rota do Caminho de Ferro", com organização da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN).
Haverá também um almoço convívio na sede da ACRN, o qual necessita de uma prévia inscrição através do número 967930118.

domingo, 21 de outubro de 2007

PARABENS, DINIS

O nosso colega e "menager" do blogue, Dinis Nunes, concluiu, recentemente, a licenciatura em engenharia informática no Instituto Politécnico da Guarda.
Parabens, Dinis.

sábado, 20 de outubro de 2007

COMEMORAÇÃO DOS 26 ANOS DA ACRN

No passado domingo, dia 14 de Outubro, a Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN) comemorou o seu 26º aniversário.
Pontos altos da comemoração foram: as actuações do Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos e da Tuna Amorim Girão, de Fataunços, o descerrar de lápides, na sede da Associação, que homenageiam o Sr. António Henriques Cardoso, que ofereceu o terreno onde se encontra a mesma, e todos quantos contribuiram para a fundação e prossecução do trabalho associativo, no plano cultural e desportivo, desde 1981 até hoje.
A primeira daquelas lápides foi descerrada pelo Sr. António Cardoso e seus filhos, Drª Maria José Vieira Cardoso Matias e Henrique Vieira Cardoso. A segunda foi descerrada por Carlos Oliveira e o Dr. Bandeira Rodrigues, presidentes da Direcção e da Assembleia Geral, respectivamente, da ACRN.
Após visita à sala de troféus da sede da Associação, decorreu um lanche nas suas instalações. Findo o lanche, houve uma sessão de Karaoke, com algums cantores.
Sobre o trabalho desenvolvido e a desenvolver pela ACRN falaram Carlos Oliveira, o Dr. Bandeira Rodrigues acima mencionados, e o Eng. João Carlos Matias, Vice-Presidente da Direcção, o qual prestou, na sua intervenção, homenagem ao grande impulsionador, nesta localidade, do desporto, da cultura e da construção da sede, que foi o Sr. Joaquim Rebelo.
O João Carlos Oliveira falou sobre o historial de Negrelos, destacando as lutas travadas, especialmente pela Comissão de Moradores, nos primeiros anos do actual regime democrático, pela satisfação das necessidades básicas da população, em especial o abastecimento de água, a prática de futebol pelos "Vascaínos", a fundação da ACRN, a criação das "Lavradeiras de Negrelos", do grupo de bombos e tarolas e a comemoração do Carnaval.
No dia 14/1o/2007, Negrelos esteve em festa, a qual prenuncia um bom trabalho dos actuais corpos gerentes da ACRN, aos quais apresento parabens.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

HÁ 25 ANOS FALECIA ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA



Passam hoje 25 anos sobre a morte de Adriano Correia de Oliveira, que combateu a ditadura a cantar, tal como Zeca Afonso, Fausto, Zé Mário Branco, Sérgio Godinho, Vitorino, Francisco Fanhais, Manuel Freire e tantos outros.
Em homenagem a Adriano publicamos a sua "Canção com lágrimas", cujo poema é da autoria de Manuel Alegre.
Manuel Alegre fez este poema aquando da morte de um seu amigo na guerra colonial. Adriano Correia de Oliveira escolheu o mesmo poema para aquela canção em nome da mágoa causada pela morte na mesma guerra, em Angola, do seu antigo colega na República "Rás-te-parta", de Coimbra, José Manuel Pais.


CANÇÃO COM LÁGRIMAS

Eu canto para ti um mês de giestas
Um mês de morte e crescimento ó meu amigo
Como um cristal partindo-se plangente
No fundo da memória perturbada.

Eu canto para ti um mês onde começa a mágoa
E um coração poisado sobre a tua ausência
Eu canto um mês com lágrimas e sol o grave mês
Em que os mortos amados batem à porta do poema.

Porque tu me disseste: quem me dera em Lisboa
quem me dera em Maio. Depois morreste
Com Lisboa tão longe ó meu irmão tão breve
que nunca mais acenderás no meu o teu cigarro.

Eu canto para ti Lisboa à tua espera
Teu nome escrito com ternura sobre as águas
E o teu retrato em cada rua em que não passas
Trazendo no sorriso a flor do mês de Maio.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

RESPONSÁVEIS DA ACRN ESTÃO A COMEÇAR BEM

Como refere outro post deste blogue, no próximo domingo a ACRN comemorará (condignamente) os seus 26 anos de existência, constando do respectivo programa o convite a várias pessoas que em outro tempo deram um grande contributo para a fundação e engrandecimento da colectividade.
Estão, pois, a começar bem os novos responsáveis da nossa Associação. Vão em frente e que não vos falte apoio da população.

domingo, 7 de outubro de 2007

26º ANIVERSÁRIO DA ACRN




No próximo domingo, dia 14 de Outubro, a Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN) comemora o seu 26º aniversário, com o seguinte programa:
- 10,30 horas: jogos tradicionais.
- 14,30 horas: animação de rua.
- 15,30 horas: actuação do Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos".
- 16,30 horas: actuação da Tuna Amorim Girão, de Fataunços.
- 17,30 horas: lanche.
- 19,00 horas: cerimónia de homenagem a diversas pessoas que deram importante contributo à
Associação.
- 20,00 horas: animação musical.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

3ª Caminhada "Rota do Caminho de Ferro", mais um sucesso

Realizou-se no passado Domingo, dia 30 de Setembro, a 3ª Caminhada "Rota do Caminho de Ferro". Apesar das várias ameaças de chuva, esta realizou-se com cerca de 20 participantes.
Realizou-se também um almoço convívio (para os caminhantes e não só) na sede da ACRN, onde se reuniram cerca de 60 pessoas.
Estas iniciativas da ACRN estão a tornar-se num sucesso e é motivo de alegria e felicidade por ver mais pessoas envolvidas nestas actividades.