terça-feira, 16 de outubro de 2007

HÁ 25 ANOS FALECIA ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA



Passam hoje 25 anos sobre a morte de Adriano Correia de Oliveira, que combateu a ditadura a cantar, tal como Zeca Afonso, Fausto, Zé Mário Branco, Sérgio Godinho, Vitorino, Francisco Fanhais, Manuel Freire e tantos outros.
Em homenagem a Adriano publicamos a sua "Canção com lágrimas", cujo poema é da autoria de Manuel Alegre.
Manuel Alegre fez este poema aquando da morte de um seu amigo na guerra colonial. Adriano Correia de Oliveira escolheu o mesmo poema para aquela canção em nome da mágoa causada pela morte na mesma guerra, em Angola, do seu antigo colega na República "Rás-te-parta", de Coimbra, José Manuel Pais.


CANÇÃO COM LÁGRIMAS

Eu canto para ti um mês de giestas
Um mês de morte e crescimento ó meu amigo
Como um cristal partindo-se plangente
No fundo da memória perturbada.

Eu canto para ti um mês onde começa a mágoa
E um coração poisado sobre a tua ausência
Eu canto um mês com lágrimas e sol o grave mês
Em que os mortos amados batem à porta do poema.

Porque tu me disseste: quem me dera em Lisboa
quem me dera em Maio. Depois morreste
Com Lisboa tão longe ó meu irmão tão breve
que nunca mais acenderás no meu o teu cigarro.

Eu canto para ti Lisboa à tua espera
Teu nome escrito com ternura sobre as águas
E o teu retrato em cada rua em que não passas
Trazendo no sorriso a flor do mês de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário