terça-feira, 29 de agosto de 2006

EI-LOS, QUE PARTEM

Nesta altura do ano, muitos emigrantes visitam os seus familiares e as suas terras. Como o fim do mês de Agosto está a chegar, ei-los que regressam aos países para os quais partiram em busca de melhor vida.
Em homenagem a esses compatriotas, publicamos uma canção de Manuel Freire, alusiva à questão da emigração nos anos 60, mas que se mantém actual para quem tem de deixar os seus em busca de melhor pão.

EI-LOS, QUE PARTEM

Ei-los que partem
novos e velhos
buscando a sorte
noutras paragens
noutras aragens
entre os povos
ei-los que partem
velhos e novos

Ei-los que partem
de olhos molhados
coração tristee
a saca às costas
esperança em riste
sonhos dourados
ei-los que partem
de olhos molhados

Virão um dia
ricos ou não
contando histórias
de lá longe
onde o suor
se fez pão
virão um dia
ou não

terça-feira, 22 de agosto de 2006

OS VASCAÍNOS DE NEGRELOS




Nas recentes festas em honra de Nossa Senhora do Livramento, decorreu, como se poderá ver em outros posts deste blogue, um desafio de futebol entre solteiros e casados, tendo sido agraciados com medalhões vários jogadores dos antigos "Vascaínos de Negrelos".
A constituição da equipa dos "Vascaínos" foi uma ideia do Sr. Joaquim Rebelo, no início da década de 70 do século passado, quando se encontrava de férias na nossa terra vindo do Brasil, onde era então emigrante.
O Sr. Joaquim Rebelo é adepto do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Daí o nome da equipa, a qual começou por efectuar diversos desafios de futebol amigáveis com equipas de outras localidades, algumas federadas.
Foram diversos os clubes que contrataram então jogadores dos "Vascaínos": Sampedrense, Santacruzense, Carvalhais, Sul, etc.
Em 1975, surge a ideia de construir uma sede (a actual sede da ACRN). Mais uma vez, quem mobilizou esforços e vontades foi o Sr. Joaquim Rebelo. O Sr. António Henriques Cardoso cedeu o terreno onde a sede seria construida.
Com grande sacrifício e trabalho da população, especialmente dos jovens de então, e o apoio da Comissão de Moradores existente naquela época, a obra arrancou.
Em 1976, os "Vascaínos de Negrelos", representando a Casa do Povo de S. Pedro do Sul, entraram no campeonato distrital de futebol do INATEL, tendo, na época de 1976/77, sido campeões de série, sendo, no entanto, eliminados nas meias finais, com a "prestimosa ajuda" da arbitragem, em jogo realizado com o Leomil.
"Os Vascaínos" ainda participaram durante mais 2 ou 3 épocas no campeonato do INATEL. Porque alguns jogadores começaram a ficar mais pesados ou tiveram que emigrar em busca de melhor vida e não houve renovação do plantel, o futebol acabou na nossa aldeia.
Como sucedânea dos "Vascaínos", surge - com o mesmo emblema - em 1981, a actual ACRN (Associação Cultural e Recreativa de Negrelos), que passa a dedicar-se ao atletismo e, posteriormente, ao ciclismo.
Ultimamente, as actividades desta associação têm estado um bocado paradas. Esperamos que a tradição desportiva da nossa aldeia seja retomada. Recordamos que já nos anos 60 existiu uma boa equipa de atletismo nesta localidade, que ganhou várias provas, a nível regional e distrital.

domingo, 20 de agosto de 2006

FESTA DO LINHO



No próximo mês de Setembro, em dia ainda a designar, o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" realizará a já tradicional festa do linho.
Brevemente, divulgaremos mais pormenores sobre esta iniciativa do nosso rancho.

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

FESTAS DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Sobre o primeiro dia das festas em epígrafe já escreveu o nosso colega Bruno Oliveira.
Nos dias seguintes, os festejos decorreram de acordo com o programa.
No dia 13, houve passeio de BTT e paint-ball, da parte da manhã, e, à tarde, decorreu o Festival de Folclore das "Lavradeiras de Negrelos", que contou com a participação dos grupos mencionados em outro post deste blogue. No mesmo dia, à noite, actuou a Infantuna, de Viseu.
Nos dias 14 e 15, também à noite, actuaram, respectivamente os grupos "Som a Dois" e "Lua Cheia".
No dia 15, pelas 10,00 horas, saiu a procissão, da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, para a Sua capela, em cujo adro foi celebrada missa campal pelo pároco de S. Pedro do Sul, Sr. Padre António Encarnação.
Porque o Sr. Padre Encarnação, brevemente, deixará de ser pároco da nossa freguesia e pela última vez celebrou a festa de Nossa Senhora do Livramento, foi-lhe prestada homenagem pela comissão de festas e a população.
Um cartaz afixado na entrada da capela dizia "adeus, até sempre" ao pároco e desejava que Nossa Senhora do Livramento o acompanhasse na nova etapa da sua vida.
Em nome dos negrelenses, a jovem Marta Oliveira elogiou o trabalho pastoral do Sr. Padre Encarnação ao longo de 36 anos. A Srª D. Marta Rodrigues Oliveira, representando o grupo coral paroquial, ofereceu ao ainda pároco local um quadro com a imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus.
À Comissão de Festas, composta pelos Srs. Carlos Manuel Rodrigues de Oliveira (reitor), Joaquim Manuel Rodrigues de Matos, João Rodrigues e Daniel de Oliveira, apresentamos parabéns pelo trabalho efectuado.
No próximo ano, serão mordomos os Srs. António Manuel de Sousa Neves (reitor), Paulo Barbosa, Jorge Marques e Luis Carlos de Oliveira.

P.S.: a restauração do altar da capela de Nossa Senhora do Livramento foi da responsabilidade da comissão de festas deste ano e dos mordomos dos anos de 2001 e 2002.

domingo, 13 de agosto de 2006

1º dia de Festa

Para continuar a longa tradição realizou-se ontem, dia 12 de Agosto o grande derby dos Solteiros vs Casados de Negrelos no renovado Estádio da Pedreira.
Foi sem dúvida um jogo empolgante que terminou com uma vitória dos Solteiros por 3(Hugo, Dinis, e Rochinha) a 1 (Patita).
Parabéns a todos os participantes por manterem a tradição.
Também se registou a entrega de medalhas a alguns jogadores que fizeram parte da lendária equipa dos Vascaínos de Negrelos.
Por volta das 22h a população Negrelense assistiu ao baile porporcionado pela Banda TGV.

terça-feira, 1 de agosto de 2006

FESTAS DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

De 12 a 15 do corrente mês de Agosto, decorrerão em Negrelos as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Livramento, com o seguinte programa:

DIA 12 (sábado)
- 17,00 horas - desafio de futebol entre solteiros e casados, com a presença de jogadores das
célebres e saudosas equipas dos "Vascaínos" dos anos 70 e 80 do século XX.
- 21,00 horas - actuação da Banda TGV.

DIA 13 (domingo)
- 9,45 horas - passeio de BTT, num percurso de 40 quilómetros.
- 16,00 horas - Festival de Folclore das "Lavradeiras de Negrelos", no qual, além do rancho
anfitrião, actuarão os seguintes grupos folclóricos: Rancho Folclórico da Fundada - Silveira,
Grupo Folclórico de Santo André de Gondizalves e o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro
de Castelões.
- 22,00 horas - actuação da Infantuna, de Viseu.

DIA 14 (segunda-feira)
- 21,00 horas - baile, com o Conjunto "Som a Dois".

DIA 15 (terça-feira), o dia principal
- 10,00 horas - saída da procissão da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul, acompanhada da Banda
Filarmónica Harmonia, da mesma vila, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento,
para a Sua capela, em cujo adro será celebrada missa campal.
- 16,30 horas - jogos tradicionais.
- 21,30 horas - baile abrilhantado pelo Conjunto "Lua Cheia".

Nestes dias, visite Negrelos.

PS: parabens ao NEGRELOS ON LINE pela passagem do seu 2º aniversário. E, mesmo com
um dia de atraso, parabens também ao nosso colega Bruno.

Negrelos Online completou 2 anos de existência




Parabéns ao Negrelos Online, que no passado dia 31 de Julho atingiu os 2 anos de existência.

Primeiramente gostaria de desejar os parabéns ao meu amigo e meu/nosso colaborador Bruno Oliveira. Foi no seu dia de aniversário que decidimos criar este espaço electrónico de Negrelos e para Negrelos.

Queria também agradecer a todos os colaboradores por terem disponibilidade de dar um pouco mais a este blog e por não o deixar morrer como muitos outros.

Penso que estamos todos de parabéns e que devemos continuar neste bom caminho.

Mais uma vez, parabéns Negrelos, parabéns a nós (colaboradores), parabéns Negrelos Online.