O Blog com as noticias da povoação de Negrelos, São Pedro do Sul. Negrelos já mexe...
terça-feira, 22 de agosto de 2006
OS VASCAÍNOS DE NEGRELOS
Nas recentes festas em honra de Nossa Senhora do Livramento, decorreu, como se poderá ver em outros posts deste blogue, um desafio de futebol entre solteiros e casados, tendo sido agraciados com medalhões vários jogadores dos antigos "Vascaínos de Negrelos".
A constituição da equipa dos "Vascaínos" foi uma ideia do Sr. Joaquim Rebelo, no início da década de 70 do século passado, quando se encontrava de férias na nossa terra vindo do Brasil, onde era então emigrante.
O Sr. Joaquim Rebelo é adepto do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Daí o nome da equipa, a qual começou por efectuar diversos desafios de futebol amigáveis com equipas de outras localidades, algumas federadas.
Foram diversos os clubes que contrataram então jogadores dos "Vascaínos": Sampedrense, Santacruzense, Carvalhais, Sul, etc.
Em 1975, surge a ideia de construir uma sede (a actual sede da ACRN). Mais uma vez, quem mobilizou esforços e vontades foi o Sr. Joaquim Rebelo. O Sr. António Henriques Cardoso cedeu o terreno onde a sede seria construida.
Com grande sacrifício e trabalho da população, especialmente dos jovens de então, e o apoio da Comissão de Moradores existente naquela época, a obra arrancou.
Em 1976, os "Vascaínos de Negrelos", representando a Casa do Povo de S. Pedro do Sul, entraram no campeonato distrital de futebol do INATEL, tendo, na época de 1976/77, sido campeões de série, sendo, no entanto, eliminados nas meias finais, com a "prestimosa ajuda" da arbitragem, em jogo realizado com o Leomil.
"Os Vascaínos" ainda participaram durante mais 2 ou 3 épocas no campeonato do INATEL. Porque alguns jogadores começaram a ficar mais pesados ou tiveram que emigrar em busca de melhor vida e não houve renovação do plantel, o futebol acabou na nossa aldeia.
Como sucedânea dos "Vascaínos", surge - com o mesmo emblema - em 1981, a actual ACRN (Associação Cultural e Recreativa de Negrelos), que passa a dedicar-se ao atletismo e, posteriormente, ao ciclismo.
Ultimamente, as actividades desta associação têm estado um bocado paradas. Esperamos que a tradição desportiva da nossa aldeia seja retomada. Recordamos que já nos anos 60 existiu uma boa equipa de atletismo nesta localidade, que ganhou várias provas, a nível regional e distrital.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário