sexta-feira, 28 de julho de 2006

ALTAR DA CAPELA LOCAL RESTAURADO

O artista sampedrense Jorge Santos terminou o trabalho de restauração do altar da capela de Nossa Senhora do Livramento.
Houve algumas opiniões, segundo as quais o dinheiro aplicado naquele trabalho foi mal gasto.
Com o devido respeito por tais opiniões, não é esse o nosso entendimento. A capela é património religioso, histórico e cultural que os nossos antepassados nos deixaram e devemos preservar.
Está de parabens a Comissão de Festas de Nossa Senhora do Livramento pela realização desta obra.

domingo, 23 de julho de 2006

TROVOADAS E A CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL NUM CONTEXTO COLECTIVO

Antes de entrar directamente no tema, queria pedir desculpa a todos os colegas de Blog, pelo facto de ter pouco ou nada contribuído para o seu sucesso - até mesmo para sua sobrevivência. Se não o fiz, por vezes não foi por falta de tempo físico, mas por falta de disponibilidade mental e intelectual para o fazer. Tem sido um ano de muito trabalho e dedicação, nomeadamente devido ao processo de Bolonha.
Gostaria de agradecer a todos os colegas de Blog, pelo esforço dispendido em manter em forma a nossa janela para o mundo. De todos, destacaria o DON, pelo esforço, devoção, dedicação e, já agora, o MSilva pela glória. Sim, pela glória em “sampedrinizar” o nosso cantinho, através da celeuma que os seus comentários sempre acarretam, independentemente do tema, originalidade, notícia, etc. Queria dizer a ambos que continuem a erguer a nossa terra tal como ela merece, independentemente dos comentários mais ou menos néscios, com mais ou menos pertinência. Como diria Wild, e adaptando, só há uma coisa pior do que ser comentado: -é não o ser. Permitam-me uma palavra para o Roger: - Que saudades dos seus escritos!!!!!
Quanto ao tema, não é novidade para ninguém as trovoadas das últimas semanas. É claro que sempre as houve. No entanto, a tradição já não é o que era. Porquê? Todos nós já ouvimos falar de alterações climáticas. Todos nós já sabemos o que fazer colectivamente. Todos nós já ouvimos falar do protocolo de Kyoto, dos acordos de Marraqueche. Todos nós já ouvimos falar da renitência americana em ratifica-lo, mas disponível talvez para o rectificar. Mas, não é a sociedade como um todo que me leva a escrever estas humildes palavras. É o que nós, individualmente, poderemos fazer. Sim, poderemos fazer e não poderíamos. Apesar de não ser cedo, também nunca é tarde para aprender a viver de forma sustentável, preocupando-nos com as gerações vindouras.
Então o que é que poderemos fazer individualmente? Muita coisa. Andamos nós todos interessados em utilizar mais energia renovável. Correcto. Aliás, correctíssimo. Mas quantas coisas simples poderemos nós fazer em termos de conservação de energia. Querem um exemplo simples: Quantas vezes em nossa casa nos questionámos se uma determinada lâmpada acesa é ou não necessária, o televisor em stand-by horas a fio, etc. etc. E sabem porquê? Maioritariamente a energia eléctrica produzida é de origem fóssil, mesmo de Inverno. E sabem quais as consequência? Por cada vez que ligamos um interruptor de uma determinada lâmpada, estamos a poluir. Já agora, sabem porque é que temos uma ligação forte com os golfinhos? Por certo não será só pelos Delfins. É que eles, tal como nós, continuam a sorrir mesmo abaixo do nível da água.

sábado, 22 de julho de 2006

O Terrorismo em Portugal

Em modo de brincadeira, deixo-vos aqui este sketch do Gato Fedorento.
Penso que será por estas e por outras que ninguém se mete connosco. Ou será por não termos petróleo? Hum...


terça-feira, 18 de julho de 2006

ESCLARECIMENTO

O único blogue de que presentemente sou colaborador é o NEGRELOS ON LINE.
Têm aparecido num blogue de S. Pedro do Sul, sem para tal ser ouvida a minha opinião, artigos que no mesmo publiquei há bastante tempo.
No entanto, nada tenho a ver com aquela republicação nem voltei a ser colaborador desse blogue, o qual abandonei há quase um ano.
O esclarecimento aqui fica aos leitores da blogosfera sampedrense.

segunda-feira, 17 de julho de 2006

A TÁCTICA PARA O "SOLTEROS VS CASADOS"

Bem, como está a chegar Agosto e aproxima-se a passos largos o grande derbi solteiros vs casados, numa forma de começar a aquecer os ânimos, deixo-vos aqui a táctica para o jogo.
Parecido com o Mourinho...
Basta carregarem no botão Play. (Se não der à 1ª, voltem a carregar em Play)


quarta-feira, 12 de julho de 2006

HOMENAGEM A SYD BARRETT




Faleceu ontem, dia 11 de Julho, um dos fundadores dos Pink Floyd, Syd Barrett, que deu um enorme contributo para o arranque daquele grupo musical e o seu enorme sucesso nos primeiros anos de actividade.
Logo em 1968, foi afastado pelos seus companheiros, dado o seu estranho comportamento, em consequência do exagerado consumo de drogas.
Posteriormente, ainda gravou algumas músicas, o que não acontecia desde os primeiros anos da década de 70 do século passado, altura a partir da qual raramente saía de casa, em consequência de doença mental.
Nos seus velhos tempos, foi um génio. Musical e poeticamente influenciou a minha e outras gerações anteriores e posteriores.
Os Pink Floyd dedicaram-lhe, em 1975, uma melodia intitulada"shine on you, crazy diamond".
Deixou o mundo com 60 anos de idade, em consequência de diabetes.
Aqui prestamos a nossa última homenagem ao grande rocker, cujas músicas jamais morrerão.

sábado, 8 de julho de 2006

NOVA SONDAGEM A DECORRER

Encontra-se no blog uma nova sondagem. Este trata sobre o mítico Solteiros vs Casados. Não deixem de passar por lá e registar a vossa opinião, até porque este é o blog de todos nós.

Resultados da Sondagem sobre o Carnaval de Negrelos

Upgrade ao Blog

Como é fácil de reparar, o NegrelosOnline sofreu algumas alterações.
É de saltar à vista a parte gráfica, mas a inovação vem mesmo pelo facto de este já poder ser consultado por outros tipos de browsers além do Internet Explorer.
Este encontrava-se ainda limitado a certos browsers desde a nossa última alteração (nomeadamente o Mozilla Firefox).
Espero que esteja do agrado de todos (vós e nós).
Qualquer bug que possa, por ventura, ser encontrado no nosso blog, agradecemos desde já que essa informação seja enviada para a nossa caixa de correio.
É também de salientar que os antigos posts ainda permanecem no anterior grafismo, algo que não é da nossa directa responsabilidade (o grafismo irá mudar automaticamente dentro de umas semanas) .
Por um Negrelos no Presente!

sexta-feira, 7 de julho de 2006

RESTAURAÇÃO DO ALTAR DA CAPELA DE Nª SRª DO LIVRAMENTO

A Comissão de Festas de Nossa Senhora do Livramento mandou proceder à restauração do altar da capela local.
As respectivas obras foram já iniciadas pelo conhecido artista sampedrense Jorge Santos, o qual, além da pintura, se dedica também à reparação e arranjo de lugares sagrados e não só, pois restaurou, recentemente, o tecto do Cine Teatro de S. Pedro do Sul.
Aquelas obras terminarão a tempo de a festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, no próximo dia 15 de Agosto, se realizar com o altar renovado.

terça-feira, 4 de julho de 2006

AVILAFÕES, A SAGA CONTINUA...

Os cheiros nauseabundos provocados pelo depósito de uma grande quantidade de restos de animais num armazém da zona industrial de Vouzela, que não se encontra licenciado para aquela actividade, motivaram ontem a intervenção da Autoridade de Saúde e da GNR, que levantou um auto de contra-ordenação à empresa Avilafões, proprietária do armazém e dos restos de animais que são utilizados para a produção de farinhas .
Segundo o JN conseguiu apurar, os restos de animais estão muito deles depositados em sacos e, outros, a granel.O armazém ocupa as antigas instalações da CTV na Zona Industrial de Monte Cavalos, em Vouzela. Depois de ter sido utilizada como oficina e garagem para os carros da Avilafões, começou há pouco mais de uma semana a ser utilizado como depósito dos restos de animais.A delegada de Saúde, Maria Alexandre, disse ao JN que constatou naquele armazém uma "situação irregular" devido aos riscos de insalubridade, tendo participado o caso às entidades de licenciamento e de fiscalização, no caso a Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, Direcção Geral de Veterinária e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Um porta-voz do Destacamento de Viseu da GNR também confirmou ao JN a situação irregular em que se encontra o armazém, tendo referido que foi levantado um auto de contra ordenação para aplicação de uma coima que pode atingir os 12250 euros.Também a Câmara de Vouzela foi alertada para a situação. O presidente da autarquia, Telmo Antunes, assegurou que a edilidade vai intervir, lembrando que na Zona Industrial de Vouzela não está licenciado nenhuma armazém para deposito de resíduos de animais. "Não está nem vai ser licenciado pela Câmara, já que esta não pode licenciar aquelas actividades, uma vez que implica um conflito com as outras actividades que lá estão, como um armazém de produtos alimentares" , disse.

Jesus Zing, no "Jornal de Notícias" de 4/7/006

segunda-feira, 3 de julho de 2006

LAVRADEIRAS PARTICIPAM NAS MARCHAS DAS FESTAS DA VILA

Um grupo de pessoas, representando o Rancho Folclórico AS LAVRADEIRAS DE NEGRELOS, participou, no passado sábado, dia 1 de Julho, nas marchas populares inseridas nas Festas da Vila de S. Pedro do Sul, tal como em anos anteriores.
A nossa marcha foi muito saudada pelos inúmeros populares que assitiram ao desfile.

POPULARES AVANÇAM COM PROCEDIMENTO CAUTELAR CONTRA AVILAFÕES

Segundo notícia hoje divulgada pelo JORNAL DE NOTÍCIAS, populares de sete localidades do concelho de Vouzela, apoiados por gente de Bodiosa - Viseu, cansados de aguentar os danos causados pela "Avilafões" à agricultura e à saúde das pessoas de várias freguesias daqueles concelhos (e também da nossa freguesia), vão instaurar uma providência cautelar no Tribunal Judicial de Vouzela, requerendo o encerramento temporário daquela firma até a mesma efectuar as obras necessárias à conciliação da sua laboração com a defesa e preservação do meio ambiente. Ou seja, pretendem obrigar a "Avilafões" a ser coerente com o que afirma no seu site...
Sobre este assunto, também os nossos colegas "O Caricas" e "Combater e Resistir" se referem em posts publicados no dia de hoje.