sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

REFLEXÃO EM TEMPO DE NATAL

O Natal não é (nem deverá ser essencialmente) apenas uma grande ceia familiar ou troca de presentes.
O Natal é uma data para reflectir sobre o seu significado: o nascimento de Cristo, que se fez Homem para libertar os outros seres humanos do pecado e da opressão. Por isso, como disse, há anos, o então Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, "Cristo foi o maior revolucionário de sempre".
Mais de 2000 anos após o nascimento de Jesus Cristo, continua a haver gente oprimida, quer interiormente, que externamente, por viver em sociedades que não são livres.
Diz uma conhecida canção "nesta manhã de natal/há em todos os países/muitos milhões de meninos felizes". Tal é verdade, mas não deve fazer esquecer os muitos milhões de meninos e adultos que não têm que comer ou onde dormir e estão sujeitos a várias formas de opressão. Para esses, não é Natal.
Nesta data, além do tradicional convívio familiar, reflitamos naquelas realidades e façamos, todos e cada um de nós, alguma coisa para que a mensagem libertadora de Natal se realize no mundo inteiro. É que tal não cabe só a quem tem responsabilidades de poder...
Aos meus colegas bloguistas, aos negrelenses e a todos os leitores, apresento votos de um santo Natal e um feliz 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário