sábado, 23 de setembro de 2006

ÁGUA vs ELECTRICIDADE NÃO RENOVÁVEL


Recentemente ouvimos nos meios de comunicação a seguinte notícia.

“Lavar loiça à mão gasta mais água do que lavar na máquina”.

Estou completamente de acordo.

Mas é necessário reflectir sobre uma coisa. Ao lavar na máquina estamos a gastar água e electricidade (e esta ultima não é transformada em pequenas quantidades de Volt). Como bem sabem a energia eléctrica em Portugal é produzida em grande parte por queima de combustíveis fósseis. Ou seja, ao ser produzida vão estar a ser libertadas quantidades enormes de C02 e C0. Estes vão contribuir largamente na deterioração da camada do ozono.

Onde é que eu quero chegar? A resposta é simples: Aquecimento Global.

O Aquecimento Global, efeito da causa “efeito de estuda”, faz com que se desencadeiem vários acontecimentos, como por exemplo: aumento global da temperatura, fortes tempestades, verões mais quentes, Invernos mais rigorosos.

Mas, pegando nos verões mais quentes e no aumento da temperatura, é fácil prever os tempos de seca que se aproximam (é claro que não estou a falar das secas de financiamento do Alentejo). E por isso é que vai deixar de haver água. Não é pelos lençóis de água que agora estão vazios.

Há que ver que esta falta de água é provocada por uma seca, mas uma seca induzida, não uma seca por falta de recursos naturais e por acontecimentos naturais.

Também se tem falado nos meios de comunicação sobre o “degelo”, ou seja, mais um efeito desta nossa causa, POLUIÇÃO!

Agora faço-vos a seguinte pergunta, o que será pior: Gastar água? Gastar Energia Eléctrica?

(Claro que estou a falar da Energia da rede, pouco renovável).

Sem comentários:

Enviar um comentário