O Blog com as noticias da povoação de Negrelos, São Pedro do Sul. Negrelos já mexe...
sábado, 16 de setembro de 2006
FALECEU ORIANA FALACCI, UMA INTRÉPIDA DEFENSORA DA LIBERDADE
Faleceu ontem, dia 15 de Setembro, Oriana Fallaci, escritora e jornalista italiana, que contava 77 anos de idade.
Oriana Falacci entrevistou várias figuras de relevo internacional, como Teng Siao Ping, Kissinger, Komeini, ou Álvaro Cunhal, o português até hoje mais importante no movimento comunista internacional.
Na entrevista concedida àquela intelectual italiana, em 1975, Cunhal afirmou que em Portugal jamais haveria uma "democracia parlamentar burguesa". Enganou-se, como todos sabemos.
Oriana Fallacci, na juventude, como várias pessoas da sua geração, foi de esquerda e militou na área marxista.
Posteriormente, mudou de ideias, passando a condenar todos os totalitarismos, de direita e de esquerda. Aos responsáveis por regimes anti-democráticos chamava pelos nomes próprios: ditadores e tiranos.
Nos últimos anos, empenhou-se na denúncia dos piores inimigos da liberdade nos nossos dias: os fundamentalistas islâmicos.
Contra o politicamente correcto, teve a coragem de afirmar que o terrorismo praticado por aquela gente se devia ao facto de o islamismo, contrariamente ao cristianismo, cujos responsáveis também cometeram muitos crimes nas cruzadas ou durante a Inquisição, por exemplo, não ter sido capaz de efectuar mudanças como a reforma protestante, o Concílio Vaticano II, ou a aceitação do Estado laico.
A esta intrépida defensora da liberdade, prestamos a nossa última homenagem, desejando que descanse em paz.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário