segunda-feira, 1 de maio de 2006

Energia Eléctrica – Curiosidades



Já que estamos em tempo de crise, não só economicamente, mas também em termos dos valores do petróleo (reservas e instabilidade à volta das negociações do mesmo), deixo aqui alguns lembretes que muitos de nós não nos lembramos no nosso dia a dia.
Gostava aqui de elucidar, para quem ainda possa ter dúvidas, que existem vários tipos de paineis solares, sendo os mais importantes o painel solar de aquecimento e o painel fotovoltaico (Painel solar serve para aquecimento de agua; Painel fotovoltaico serve gerar energia eléctrica). Sendo assim deixo-vos algumas curiosidades.

Sabiam que:

- Um painel solar (de aquecimento) para 4 pessoas pode custar entre 1750 e 5000 euros, mas num prazo de 7 anos o aparelho fica completamente pago, além de permitir a poupança de 300 euros em gás por ano.

- Um painel fotovoltaico gera energia eléctrica, evitando o abastecimento da rede, e o consumidor é reembolsado pelo Estado em cada €0.25 por cada KW produzido.

- Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. Uma forma de dar ideia desse facto é em termos do número médio anual de horas de Sol, que varia entre 2.200 e 3.000 para Portugal e, por exemplo, para Alemanha varia entre 1.200 e 1.700 h.

- A França gera 75% da sua energia eléctrica através de centrais nucleares. Não depende do petróleo como nós.

- A Noruega produz 99,5% da sua energia eléctrica através dos seus recursos hídricos. E exporta petróleo.

Isto é um problema que me preocupa, visto que a energia eléctrica em Portugal ainda é em grande parte produzida na “queima” de Petróleo e gás. Soluções não nos faltam para evitar a dependência do petróleo, visto também já existirem automóveis eléctricos (uns 100% eléctricos, outros híbridos) e estar para breve a entrada no mercado os híbridos das grandes marcas de automóveis (como a Volkswagen, Porshe, etc…). A energia solar é uma alternativa para os nossos lares, uma óptima e rentável alternativa.

Para interessados no caso, aconselho a visita dos seguintes sites:

http://solar.fc.ul.pt/faq.htm#Que%20tipos%20de%20paineis%20solares%20existem

http://www.energiasrenovaveis.com/html/energias/solar_pt_actualidade.asp

Pensem nisso!

Sem comentários:

Enviar um comentário