domingo, 25 de setembro de 2005

Nova rubrica - O meu balanço desportivo

A partir desta data, vou regularmente publicar a minha opinião desportiva em forma de balanço. Sim, será talvez uma espécie de inspiração na retórica de José Mourinho no jornal "Record" ao sábado. Mas julgo que é porventura uma experiência curiosa, senão até interessante para os demais negrelenses que me acompanharam ao longo da minha curta experiência futebolística, como jogador, mas principalmente como treinador.
Julgo que não é novidade para os amigos que sou o novo treinador da equipa de Futsal Feminino dos Unidos da Estação - escalão sénior. Assim, vou tentar registar aqui nno blog, em forma de síntese, breves comentários, desabafos e opiniões sobre a minha 2a experiência como treinador de Futsal. Porventura, sem querer intitular-me entendido, poderei deixar um ou outro comentário ao fim-de-semana desportivo nacional, mas apenas como referências a aspectos relevantes e de realçar. Estes, como disse, de carácter opinativo apenas.
Portanto, e para já, fica aqui registado o início dos meus treinos na equipa feminina dos Unidos da Estação e a preparação cuidada da época que se aproxima e que terá início a 22 de Outubro no Pavilhão Municipal de S. Pedro do Sul. A equipa adversária será G.D.C. Penedono, estreante na prova. Tenho ao meu dispor um bom grupo de trabalho que tem revelado uma motivação extraordinária, até aqui, o que ajuda de sobremaneira à interiorização de aspectos tácticos e técnicos que são necessários desenvolver. Agradeço portanto ao Sr. Ribeiro pelo convite.
Por fim, uma referência à equipa masculina. Assisti ontem ao jogo treino com o ARCA de Aveiro, equipa que militou connosco na 3a divisão nacional da época passada e que irá disputar este ano a 1a distrital de Aveiro. Os Unidos fizeram um bom jogo e têm um plantel equilibrado. Acredito por isso que irão realizar uma boa época.

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

TERMINOU O CICLO DO LINHO

Com a massadela, a fiadela e a tascadela, o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" terminou no passado sábado, dia 10 de Setembro, mais um ciclo do linho.
No final dos trabalhos houve um lanche para os membros do rancho e todo o povo que quis participar.
Como convidados estiveram presentes o vereador Dr. José Sousa, em representação da CM de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul e restantes membros deste órgão autárquico.
Às LAVRADEIRAS DE NEGRELOS apresentamos parabéns por mais esta realização plena de sucesso.

terça-feira, 6 de setembro de 2005

IX FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE DAS LAVRADEIRAS DE NEGRELOS

Decorreu no passado sábado, dia 3 de Setembro, nas Termas de S. Pedro do Sul, o IX festival nacional de folclore das Lavradeiras de Negrelos, no qual participou o nosso rancho e diversos grupos vindos de várias partes do país. O espectáculo contou com a presença de inúmeras pessoas. Decorreu ainda no Balneário Rainha D. Amélia uma exposição de linho organizada por aquele rancho e o Projecto "Dinamizar S. Pedro". A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul, o INATEL, a Rádio Lafões, a TERMALISTUR, E.M. e o "Dinamizar S. Pedro" colaboraram nesta iniciativa.
Apresentamos parabéns às "Lavradeiras" por mais esta iniciativa. Colocamos, no entanto uma questão: porque não se realiza o festival em Negrelos?

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Negrelos longe dos fogos florestais

É com alguma satisfação que, até à data, os vários negrelenses podem afirmar que Negrelos esteve longe dos fogos florestais no verão de 2005.
Dado que fomos, e ainda continuamos a ser, invadidos nas nossas casas pelas imensas notícias sobre os fogos florestais em Portugal, e mais ainda pelas imagens da sua destruição, é óptimo que a nossa zona tenha escapado (ou ficado esquecida).
Neste verão, as juntas de freguesia em conjunto com o IPJ (Instituto Português da Juventude) lançaram um projecto para a vigia florestal de modo a ocupar os jovens nas férias e colocando-os em zonas estratégicas nos pinhais portugueses. Aqui na nossa freguesia, a aldeia de Negrelos foi, e continua a ser, um ponto estratégico e sem dúvida um ponto em risco, visto que segundo relato dos próprios vigias, a aldeia tem muitos e bons “estradões”, mas “o pinhal não se encontra limpo de tal modo que apenas uma faísca pode espalhar o terror durante vários dias”.
Mas estes dias terror parecem mesmo que não vão tardar em aparecer, mesmo com o que se tem passado por todo o país, os proprietários continuam sem limpar as suas propriedades no Pinhal, e é também de salientar que o IPJ passou a não renovar os contractos dos vigias em actividade, o que faz com que os nossos pinhais estejam à mercê daqueles que querem, gostam e fazem o nosso Portugal arder.
Esperemos continuar assim em paz com a natureza, ou pelo menos longe dos fogos florestais.