domingo, 24 de abril de 2011

TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM

Amanhã, passam 37 anos sobre a queda de uma ditadura que oprimiu o nosso povo durante meio século. Quem viveu aqueles tempos, como o autor destas linhas, então adolescente, jamais esquecerá a festa colectiva pós-25 de Abril. Como escreveu a saudosa pintora Vieira da Silva, num quadro alusivo àquela data, "a poesia estava na rua". Também tu, Chico Buarque, tinhas razão, estávamos em "festa, pá". É com amargura que quem viveu aquela época com tanta esperança numa sociedade melhor e mais justa vê os tempos que correm. Mas, como diz o nosso povo, "a esperança é a última a morrer". Em nome dessa esperança, em homenagem ao espírito original do 25 de Abril e ao próprio Zeca Afonso, publicamos um seu poema de resistência.


Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também

sábado, 23 de abril de 2011

BOA PÁSCOA

No calendário das religiões cristãs, a Páscoa significa a ressurreição e vitória sobre a morte de Jesus Cristo. A derrota do Mal pelo Bem. Mesmo os não crentes reunem nesta altura, como no Natal, em especial ambiente familiar. Consequentemente, é tempo de paz, fraternidade, solidariedade e, sobretudo, de esperança, apesar das nuvens negras que assolam o nosso futuro colectivo.
Que esta data sirva também para reflectir sobre a construção de um amanhã mais justo.
Aos colaboradores do "Negrelos on line", seus leitores e a todos os(as) negrelenses, apresentamos votos de uma Boa Páscoa.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

MENINAS DO "UNIDOS DA ESTAÇÃO" PENTA-CAMPEÃS

A equipa feminina de futsall do "Unidos da Estação" sagrou-se, recentemente, penta-campeã distrital da modalidade.
Aquela equipa é treinada, há alguns anos, pelo nosso conterrâneo e colaborador do "Negrelos on line", Rogério (Roger) Nunes.
Parabens, meninas do "Unidos". Parabens, Roger, pelo excelente trabalho que tens feito.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

NOVAS ACTUAÇÕES DAS LAVRADEIRAS DE NEGRELOS

Recentemente, o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" efectuou actuações nos Hoteis Lisboa, Vouga e Montebelo, nas Termas de S. Pedro do Sul, a convite das respectivas administrações. Estão previstas outras actuações do mesmo rancho para o próximo Verão.

domingo, 3 de abril de 2011

PALESTRA DE HOMEM CARDOSO NA E. S. S. P. SUL

Na tarde do passado dia 1 de Abril, o conhecido fotógrafo - um dos melhores do país - Homem Cardoso, natural de Negrelos, efectuou uma palestra sobre a sua arte na Escola Secundária de S. Pedro do Sul. Homem Cardoso tem efectuado diversos trabalhos fotográficos, nomeadamente na imprensa, e obteve diversos prémios internacionais.