segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ELEIÇÕES NA ACRN

Decorreram, recentemente, eleições para os corpos gerentes da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN), que ficaram assim constituidos:
ASSEMBLEIA GERAL
António Manuel Bandeira Rodrigues (presidente), Manuel de Sousa e Silva (vice-presidente), Manuel Matos Nunes (1º secretário) e Fernando Oliveira (2º secretário).
DIRECÇÃO
Carlos Manuel Rodrigues de Oliveira (presidente), João Carlos Oliveira Matias (vice-presidente), Carla Susana Oliveira Matos, Patrícia Cardoso (secretárias), Bruno Rodrigues de Oliveira (tesoureiro), Paula Cristina Oliveira Gonçalves Fernandes, Conceição Oliveira Matos, António Rodrigues Oliveira, Henrique Manuel Vieira Cardoso, Joaquim Manuel Rodrigues Matos, Eduardo José Chaves Nunes, André de Oliveira Nunes e José Pereira Fernandes (vogais).
SUPLENTES
José Fernando Oliveira Matos, Daniel de Oliveira, Luis Figueiredo Martins, Vitor Manuel Oliveira Matos, António Marques, Leonilde Oliveira, Ana Bela Ribeiro, José da Costa Almeida e José Francisco Rodrigues Adegas.
CONSELHO FISCAL
Albino Silva (presidente), Filipe Manuel Oliveira Gonçalves (vice-presidente), Duke Alberto Jesus de Oliveira (secretário) e Rogério Oliveira Nunes (secretário relator).

Aos responsáveis cessantes apresentamos parabens pelo óptimo trabalho efectuado. Aos agora eleitos (a maioria faziam parte dos órgãos eleitos em 2007) desejamos felicidades no trabalho nada fácil, ao contrário do que possa parecer, que agora iniciam.

REVEILLON NA ACRN

Na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, haverá comemoração da passagem de ano na sede da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN).
Além de música, como não poderia deixar de ser naquela data, haverá ainda comida (vários pratos) e bebida para "tutti".
Divirta-se e entre com boa disposição em 2010.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O NATAL CONSUMISTA E O NATAL CRISTÃO

No Natal, comemora-se o nascimento de Cristo, o qual tem uma mensagem libertadora (do pecado e da injustiça social e humana).
O Filho de Deus nasceu numa manjedoura. Viveu pobre e foi operário carpinteiro, trabalhando com Seu Pai, S. José. Significa a vida de Jesus que para se ser cristão e entrar no reino de Deus é preciso viver pobre também? Não, significa que a riqueza e a pobreza são questões morais. Ser rico não é crime nem pecado, desde que tal se consiga de forma honesta. Significa também que a propriedade e a riqueza individuais são, sem dúvida, direitos que realizam o ser humano, mas têm que estar ao serviço de toda a comunidade. Como dizia Cristo, "os bens da Terra são de todos". Mais: significa um combate permanente contra a pobreza e a exclusão social.
Quando um sem-abrigo dorme na rua embrulhado em cartões, é Cristo que ali dorme.
Quando alguém perde o emprego, é Cristo que fica desempregado.
Quando alguém passa fome ou frio, é Cristo que está faminto ou enregelado.
Recentemente, uma reportagem sobre o Natal passada na televisão paga com os impostos de todos nós, a RTP ao serviço de todos os governos, falava apenas de consumo e mais consumo. Esquecia tudo o que atrás vai dito. Quem não soubesse que data se comemora no próximo dia 25, continuaria a não saber. Infelizmente, estamos perante uma tendência cada vez maior nas sociedades actuais, onde impera o consumismo e escasseia a solidariedade, a fraternidade e a defesa do bem comum. Todos os homens e mulheres de boa vontade, independentemente de serem cristãos, de outra qualquer religião, ou não crentes, certamente chegam a esta conclusão.
Esta tendência social reflecte-se na classe política que temos. Há poucos dias, os dois principais líderes partidários, José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, nos jantares de Natal dos grupos parlamentares dos seus partidos, debitaram uma série de banalidades alheias à situação económico-social que vivemos.
Não vivemos no mundo das maravilhas de que falava a reportagem da RTP em causa. Estamos quase como a Grécia. Ou seja, não longe da falência do Estado. Isto mesmo, caro leitor(a). Não se limite a ler apenas a imprensa desportiva e cor de rosa. Leia o que dizem economistas, analistas e outros especialistas em matéria económico-financeira, de "direita" ou de "esquerda", sobre a matéria em causa.
Nos ditos jantares, o chefe do governo e a líder do maior partido da oposição, além de demonstrarem não ter intuido bem tal matéria, não fizeram a mínima referência aos pobres e marginalizados, não fosse tal estragar a refeição dos comensais.
Poderão alguns dizer: lá está este a querer salvar o mundo. Felizmente, não sou o único a denunciar estas injustiças e aldrabices. Muita gente de influência mundial o tem feito, a começar no Papa Bento XVI.
A todos os colaboradores, leitores e amigos do NEGRELOS ON LINE, desejo um bom Natal e um feliz 2010.

domingo, 13 de dezembro de 2009

PREPARAÇÃO DO CARNAVAL

O Carnaval/2010 já mexe.
Hoje, à noite, decorrerá na sede da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN) a primeira reunião preparatória daquele evento.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"LAVRADEIRAS" ANGARIAM SÓCIOS

O Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" promoveu uma angariação de novos sócios, a qual tem obtido considerável sucesso.
No passado mês de Novembro, este agrupamento realizou vários espectáculos, nomeadamente em unidades hoteleiras das Termas de S. Pedro do Sul.
Força, Lavradeiras !