segunda-feira, 20 de julho de 2009

HÁ 40 ANOS O HOMEM CHEGAVA À LUA

No dia 20 de Julho de 1969, pela primeira vez homens pisavam o solo lunar. Como disse o primeiro daqueles homens a descer na lua, Neil Amstrong, "foi um passo gigantesco para a humanidade".
Naquele tempo, era eu aluno da então Escola Primária. No entanto, lembro-me perfeitamente daquele momento, como me lembro de algumas pessoas, especialmente idosas, dizerem no dia anterior à aterragem que "os astronautas não conseguiriam ir à lua, porque Deus não consentiria". Afinal, Deus foi amigo desses astronautas. A tese de que a fé, a razão e a ciência são compatíveis, já defendida por S. Tomás de Aquino no séc XIII, ainda não tinha chegado a estas paragens...
Na escola, os professores tinham o especial cuidado de nos ensinar que o homem tinha mesmo atingido a lua e que o cepticismo de algumas pessoas mais velhas, as quais não tiveram acesso ao conhecimento e à cultura (por razões sociológicas e políticas, acrescento eu) estava ao mesmo nível dos "velhos do Restelo", desconfiados relativamente aos descobrimentos efectuados pelos nossos antepassados, que iniciaram o que hoje apelidamos de globalização.
No ano seguinte (1970), no meu exame da 4ª classe, a prova de ditado tinha como tema a chegada do homem à lua. Recordo-me que terminava desta forma: " (...) e no dia 20 de Julho de 1969, o homem punha pela primeira vez o pé na lua".
Nas últimas 4 décadas, grandes avanços houve na descoberta do espaço. Como dizia Fernando Pessoa, "Deus quer, o homem sonha e a obra nasce". Ou, como afirmava António Gedeão num célebre poema cantado por Manuel Freire, "sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança/como bola colorida/ entre as mãos de uma criança."

PS: também em 20 de Julho de 1969, no Hospital da Universidade de Coimbra, era efectuado o primeiro transplante renal no nosso país. Foi uma revolução na medicina portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário