sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ROGÉRIO NUNES ENTREVISTADO NO "NOTÍCIAS DE LAFÕES"

O nosso colaborador Rogério Nunes, "Roger", foi entrevistado na edição de 21/8/2008 do "Notícias de Lafões", a propósito da convocatória da jogadora da equipa feminina de futsal do UNIDOS DA ESTAÇÃO, que treina, Maria João Costa, de 15 anos, para o estágio da selecção nacional de sub-19 de futebol de 11.
Naquela entrevista, Rogério Nunes fala dos sucessos e dificuldades da equipa feminina dos UNIDOS, especialmente monetárias e de falta de apoio das entidades oficiais ao futsal, geralmente em detrimento do chamado desporto-rei. Acrescentamos nós: isso passa-se também relativamente aos outros desportos. Se assim não fosse, o objectivo de trazer 4 ou 5 medalhas dos Jogos Olímpicos de Pequim, prometido pelo Comité Olímpico Português, seria cumprido.
Trata-se de uma boa entrevista, a não perder.
À futebolista Maria João Costa, aos UNIDOS DA ESTAÇÃO e ao Roger, o autor destas linhas apresenta parabens por mais este sucesso.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

FESTAS LOCAIS

Decorreram nesta localidade, entre os dias 14 e 17 do corrente mês de Agosto, as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Livramento.
No primeiro daqueles dias, à noite, houve um baile abrilhantado pelo Conjunto "Hopus Band".
No dia 15, dia principal, às 8,00 horas, decorreu pelas ruas da povoação uma alvorada com a Banda Filarmónica Harmonia, de S. Pedro do Sul.
Cerca das 10,00 horas, saiu da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul a procissão, com a imagem de Nossa Srª do Livramento, para a Sua capela, em cujo adro foi celebrada missa campal pelo reverendo pároco de S. Pedro do Sul, Sr. Padre Carlos Augusto.
A procissão e a missa foram acompanhadas pela Banda Filarmónica Harmonia.
À noite, realizou-se novo baile com o Conjunto "Nova União".
No dia 16, decorreu pelas 17 horas, no Estádio Municipal da Pedreira, em S. Pedro do Sul, o habitual desafio de futebol entre casados e solteiros, que estes venceram por 6-3.
Nas noites deste dia e do dia 17, houve novos bailes, com os Conjuntos "GPS" e "Meia Arte". Ainda no dia 17 (domingo), actuou, à tarde, o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos".
Durante aqueles dias, Negrelos foi espaço de oração e convívio entre centenas de pessoas desta e de outras localidades que aqui se deslocaram.
À Comissão de Festas, constituida pelos Srs. João Manuel da Silva Maneca (reitor), José da Costa Almeida, José Duarte, Filipe Santos Agostinho e Jorge Jesus, apresentamos parabens pelo trabalho efectuado.

PRÓXIMA COMISSÃO DE FESTAS CONSTITUIDA APENAS POR SENHORAS

No próximo ano e pela primeira vez, a Comissão de Festas de Nossa Senhora do Livramento será constituida apenas por senhoras: Engª Carla Susana Oliveira Matos (reitora), Drª Maria José Vieira Henriques Cardoso, D. Eduarda Maria Valadares Ferreira, D. Paula Cristina Gonçalves Fernandes e D. Maria Fernanda Ferreira dos Santos.

domingo, 24 de agosto de 2008

TRI-CAMPEÃ NACIONAL DE FULL-CONTACT TEM RAÍZES EM NEGRELOS

A jovem Sabrina Nunes, de 14 anos, tornou-se recentemente tri-campeã nacional de full-contact, mais concretamente em "lou kiks", "tradicional" e "muay thay", na categoria de juvenis, em provas realizadas em Odivelas.
A tri-campeã é natural e residente em Castro Daire, mas tem raízes em Negrelos, pois é filha do nosso conterrâneo Sr. António Nogueira Nunes, residente, há alguns anos, naquele concelho vizinho.
Apesar da actividade desportiva, a Sabrina não tem descurado os estudos, tendo passado, no final do último ano lectivo, para o 8º ano, frequentando a Escola EB 1-2-3, de Mões - Castro Daire.
À Sabrina, apresentamos parabens, extensivos a seu pai e demais familiares, pelo sucesso obtido.
Recordamos que, há alguns anos, o nosso conterrâneo Carlos Manuel Lima de Sousa foi campeão mundial da mesma modalidade.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

SANEAMENTO BÁSICO

Tiveram início, há cerca de duas semanas, as obras com vista à instalação do saneamento básico na chamada linha de baixo.
Esperamos que brevemente aquelas obras estejam concluidas e as ligações à rede de saneamento efectuadas, pois trata-se da necessidade mais premente, actualmente, nesta localidade.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

NÃO MERECER OU NÃO PRECISAR? Eis a questão!

Acaba de fazer um ano, desde o dia que a nova direcção da ACRN tomou posse. A mesma levou a cabo inúmeras actividades, para todas as idades e todos os gostos. Desde a festa de Aniversário, que ocorrer em Outubro de 2007, foi realizado um Magusto, Festa de Natal, Reveillon, Carnaval, Festas alusivas à época festiva, Teatro, Jogos Tradicionais, Caminhadas Mensais, Passeios de Bicicleta, Passagem de Filmes, Ginástica bi-semanal, Torneio de Cartas, Encontro de Artesãos, entre outras actividades. A estas actividades, acresce um investimento muito forte numa sala de troféus, e na aquisição de equipamentos para o Bar e Cozinha, para que a população, e nomeadamente os sócios, possam usufruir das instalações para organização de eventos diversos. À excepção do Reveillon, da Ginástica e do torneio de cartas, todas elas foram gratuitas. Contudo, a participação dos Negrelenses tem sido diminuta ou quase nula. Neste contexto, tem existido alguma desmotivação por parte da direcção.
Neste sentido, alguns anos a esta parte, algumas vozes se levantam, referindo que a população “não merece” todo o investimento e dedicação. Como Negrelense convicto, por ora, quero acreditar que assim não seja. Mais importante do que baixar os braços, é reflectir sobre as necessidades de uma aldeia “pós-moderna” como é Negrelos. Reparem que temos sido pioneiros em muitas actividades que se tem desenvolvido na região. Somos diferentes das outras aldeias e bairros de Lafões, apesar de todos iguais. Daí que na minha opinião, seja o momento indicado para reflectir se é a população que não merece, ou é a população que não precisa de um associativismo deste tipo. Numa altura em que os fundos públicos são poucos ou nenhuns, chegou a hora de pensar naquilo que somos e naquilo que as pessoas esperam que nós sejamos. O mesmo se poderá dizer relativamente ao rancho folclórico. Será que a população não merece tudo o que temos feito, ou não precisa de nós, tal como nós somos?

Membro da Direcção da ACR Negrelos

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Passeio de Bicicleta

Passeio de Bicicleta para toda a família! Domingo 17 de Agosto de 2008.
Não faltem!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Encontro de artesãos





Realizou-se no passado domingo o encontro de artesãos promovido pela ACRN.
Foi uma actividade bastante engraçada, mas que infelizmente não teve a participação merecida por parte dos Negrelenses!!! Mas certamente que a Direcção não irá desistir de promover estes eventos...ficam umas fotos do que se passou...
Obrigado a todos que organizaram e participaram neste evento.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

tradicional jogo de futebol, solteiros vs casados

Aproxima-se a largos passos o tradicional jogo de futebol, solteiros contra casados. Já com largos anos de existência, é tradição que se jogue na época das festas de Negrelos o "Solteiros e Casados".
O jogo tem data marcada para Sábado, dia 16 de Agosto no estádio da Pedreira.
Este é reservado unicamente a negrelenses ou pessoas minimamente ligadas a Negrelos.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Domingo, 10 de Agosto - Encontro de Artesãos em Negrelos

(clique na imagem para aumentar)

A ACRN organiza em Negrelos, dia 10 de Agosto, um encontro de Artesãos. Este vai decorrer junto à sede da Associação e tem como objectivo promover o artesanato levando estes tipos de arte ao encontro da população. Neste encontro também participará o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos".

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

DE FÉRIAS

Encontram-se nesta localidade, em gozo de férias, vários conterrâneos que trabalham em outros pontos do país ou no estrangeiro.
A todos se deseja uma óptima estadia entre nós.

FESTAS DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Nos próximos dias 14, 15, 16 e 17 do corrente mês, decorrerão em Negrelos as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Livramento, com o seguinte programa:

- dia 14 (quinta-feira): baile, com o Conjunto "Hopus Band", à noite.
- Dia 15 (sexta-feira), dia principal: às 8 horas, alvorada com a
Banda "Filarmónica Harmonia", de S. Pedro do Sul, pelas ruas da aldeia.
10 horas: saída da procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, da
Igreja Matriz de S. Pedro do Sul para a Sua capela, em Negrelos, em cujo adro
será celebrada missa campal.
21,30 horas: baile, com o Conjunto "Nova União".
- Dia 16 (sábado): baile, com a Banda GPS, à noite.
- Dia 17 (domingo): pelas 17,00 horas, tarde de floclore; às 21,30 horas, baile, com
o Conjunto "Meia Arte".