quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

7ª CAMINHADA ROTA DO CAMINHO DE FERRO

No passado domingo, dia 24 de Fevereiro, tal como o anunciado e apesar da chuva que caiu, decorreu a 7ª caminhada organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN), que teve início junto à rotunda de Nossa Senhora do Livramento, percorreu parte da antigamente chamada linha de cima, passando, posteriormente, por Fataunços, Lameira, Drizes e antiga Estação dos caminhos de Ferro de S. Pedro do Sul, regressando ao ponto de partida.
Como é habitual, esta jornada terminou com um almoço na sede da ACRN.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MEMBROS DAS "LAVRADEIRAS" NO BALNEÁRIO D. AMÉLIA

Os cantores e tocadores do Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" actuaram no passado sábado, dia 16 de Fevereiro, no Balneário Rainha D. Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul.
Segundo fonte ligada ao rancho, estiveram presentes inúmeras pessoas, especialmente aquistas, que aplaudiram e até acompanharam algumas melodias.
Enquanto em outros locais do nosso concelho, infelizmente, associações que já deram muito ao mesmo definham, por falta de apoio, do lado de cá do Vouga, a cultura está viva.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

CÉNICO VAI ACABAR?

Segundo diversas notícias e artigos de opinião publicados pelo Dr. Jaime Gralheiro e Mário Almeida, respectivamente presidentes da Assembleia Geral e da Direcção do Cénico - Grupo de Teatro Popular, na imprensa sampedrense, aquela agremiação cultural poderá ver o seu fim brevemente.
O Cénico surgiu vários anos antes do 25 de Abril, tendo sido fundado pelos Drs. Jaime Gralheiro, José Barata e Manuela Cruzeiro, com objectivos de animação cultural, mas também de contestação ao regime autoritário então vigente. Como disse, há 20 anos, o Dr. Jaime Gralheiro, em entrevista concedida ao autor destas linhas, na "Gazeta da Beira", "o teatro mete-se com a sociedade, provoca a sociedade". Sempre foi essa uma das suas funções.
Muitos jovens, mas também pessoas menos jovens, aderiram àquele projecto, sabendo que poderiam ter - o que aconteceu - problemas com a censura e a polícia política de então, a PIDE. Mas a disposição era grande para enfrentar e ultrapassar essas adversidades.
Antes do 25 de Abril, recordamos as exibições das peças "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, "A Sapateira Prodigiosa", de Garcia Llorca, e outras pelo Cénico.
Após aquela data libertadora, o grupo fez sucesso com "Arraia Miúda", "O Homem da Bicicleta", dramatização do romance "Até amanhã, camaradas", escrito por Álvaro Cunhal, "Lafões é um Jardim", "Dantas, Almada e Cª", e outras de que agora não nos recordamos.
Pelo Cénico passaram diversos negrelenses, que ainda hoje afirmam ter aquela passagem sido importante para a sua formação cultural e humana .
O fim do "Cénico" será mais um rude golpe na cultura sampedrense, como foram os fins do Orpheon e de outros grupos teatrais do passado, que já não conhecemos . Esta parece ser a "sina" cultural e intelectual de S. Pedro do Sul. Ou será que esta terra tem nem mais nem menos do que aquilo que merece?
Pela nossa parte, esperamos que seja encontrada uma solução que salve o "Cénico".

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

7ª Caminhada "Rota do Caminho de Ferro"



Realizar-se-à, Domingo, dia 24 de Fevereiro de 2008, a 7ª caminhada "Rota do Caminho de Ferro", com organização da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN).
Haverá também um almoço convívio na sede da ACRN, o qual necessita de uma prévia inscrição através do número 967930118.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

ALGUMAS NOTAS SOBRE O CARNAVAL

Mais uma vez a nossa povoação disse presente neste Carnaval, o que, aliás, acontece há perto de 30 anos. Aproveito para recordar e homenagear todos os que organizaram e participaram em anteriores desfiles, ao longo deste tempo todo, e já partiram deste mundo.
O desfile foi bom. Teve criatividade e imaginação, especialmente na crítica aos problemas que afectam a vida de todos nós, como o encerramento de estabelecimentos de saúde e as peripécias que têm rodeado a instalação ou não do SUB em S. Pedro do Sul, a falta de saneamento em metade da aldeia, ou as contradições do sr. ministro das Obras Públicas acerca da localização do novo aeroporto.
A fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, os grupos de bombos da freguesia de Orgens - Viseu (dois) e de Braga, bem como a participação da pequenada animaram os milhares de pessoas que assistiram ao desfile, desde Negrelos à vila de S. Pedro do Sul, passando pelo Bairro da Ponte.
Parabens à ACRN por esta iniciativa.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

NOVA CAMINHADA

Como é habitual nos últimos domingos de cada mês, no passado dia 27 de Janeiro decorreu mais uma caminhada organizada pela ACRN (Associação Cultural e Recreativa de Negrelos), na qual participaram várias dezenas de pessoas.
A caminhada teve início nesta localidade, percorreu o espaço onde funcionou a antiga férrea até Monsanto, seguindo, posteriormente, por Fermil, Comenda, Arcozelo, Bairro da Ponte, regressando ao ponto de partida.
Terminado o percurso, foi servido um almoço aos caminhantes - pago pelos mesmos - na sede da ACRN.