terça-feira, 25 de setembro de 2007

3ª. Caminhada Rota do Caminho de Ferro

(Clique na imagem para aumentar)

Haverá um almoço convívio, depois da Caminhada, na sede da ACRN. Os interessados no almoço deverão contactar a ACRN através do número 967930118.

domingo, 23 de setembro de 2007

NOMEADO PELA A.M. GRUPO DE TRABALHO PARA ESTUDO DO FUTURO DA PONTE DO COMBOIO

Na Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul realizada no passado dia 21 de Setembro foi eleito um grupo de trabalho liderado pela Presidente daquele órgão autárquico, Ester Vargas, e do qual fazem parte ainda os deputados Manuel Casais, Manuel Silva (PSD), Vitor Figueiredo - Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul - e António Casais (PS) para estudar o futuro da ponte do comboio que liga Negrelos à antiga Estação dos C. Ferro.
Aquele grupo irá, brevemente, contactar as populações residentes nas proximidades daquela ponte , a fim de ouvir as suas opiniões sobre a solução a encontrar para a mesma, nomeadamente a sua posse.
Ainda durante essa Assembleia, o Presidente da Câmara Municipal comprometeu-se a reparar o gradeamento da ponte, independentemente do futuro desta.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

AQUILINO RIBEIRO NO PANTEÃO NACIONAL

Num acto de justiça, o democrata, republicano e grande escritor beirão, natural de Carregosa - Sernancelhe e que viveu também em Soutosa - Moimenta da Beira, Aquilino Ribeiro, foi trasladado para o Panteão Nacional, em cerimónia na qual estiveram presentes o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro e representantes de todos os partidos parlamentares.
Aquilino Ribeiro foi um dos maiores escritores portugueses de sempre. Obras suas como "Quando os Lobos Uivam" ou a "Casa Grande de Romarigães" aí estão a confirmá-lo.
Sempre se bateu pela liberdade, a democracia e a justiça social.
Alguns poucos, fanáticos e nostálgicos da "belle epoque" salazarista, chamam-lhe terrorista, porque participou em acções armadas em defesa da República e da Liberdade. Combater regimes totalitários ou autoritários pelas armas não é terrorismo. A luta armada é a única forma de os fazer cair. Serão as revoluções americana, francesa ou inglesa de 1688 crimes e actos terroristas? Foi a partir delas que se implantaram os conceitos modernos de democracia e liberalismo. O 25 de Abril também foi um acto subversivo. Será crime para esses senhores?
É bom recordar que quem apelida Aquilino de terrorista defendeu o terrorismo de estado praticado pelo regime de Salazar, o qual prendeu, torturou e assassinou muitos democratas. Ribeiro Santos, Humberto Delgado, Dias Coelho, Catarina Eufémia, Alfredo Dinis (Alex) são algumas das vítimas mortais do salazarismo.
O registo aqui fica para que a ditadura não se esqueça e quem vilipendia um Homem vertical como Aquilino ponha um espelho à frente dos olhos.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

EVOCAÇÃO DE MARIA CALLAS E PRESLEY

Passaram 30 anos sobre a morte da grande diva da ópera, Maria Callas.
No mês transacto, igual número de anos passou sobre a morte do rei do rock and roll, Elvis Presley.
Aqui se evoca a memória daqueles cantores que pela sua obra, como diria Camões, "se vão da lei da morte (cultural) libertando".

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

GRADES CAÍDAS NO PONTE DO COMBOIO

Há muito tempo que se encontram caídas algumas grades de segurança, na chamada ponte do comboio, que liga Negrelos à actual feira.
Na entrada da ponte, há indicação de que aquele espaço é propriedade da REFER. No entanto, quando é necessário compôr o seu piso, quem o faz é a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.
Seja quem for a entidade responsável pela ponte, é bom que coloque novas grades nos locais onde se encontravam as anteriores, a fim de prevenir alguma queda - com toda a probabilidade mortal, dada a altura daquela - de alguma criança que, por curiosidade, espreite pelos buracos existentes, ou mesmo de algum adulto que por distracção ou qualquer outra forma ali possa cair.
Também seria bom que certas pessoas encontrassem outras formas de diversão (há tantas nos dias que correm) que não a destruição das grades mais deterioradas...

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A.C.R. Negrelos com actividades no mês de Agosto



Realizaram-se no passado mês de Agosto duas actividades organizadas pela Associação Cultural e Recreativa de Negrelos, o tradicional jogo Solteiros vs Casados e a 2.ª Caminhada Rota do Caminho de Ferro.
Queria referir aqui que, a ACRN encontra-se em remodelação/renovação, o que nos tem limitado imenso. Temos muito trabalho pela frente, impedindo-nos de mostrar grandes resultados a curto prazo, mas estou certo que a médio/longo prazo iremos fazer de tudo para dinamizar esta aldeia a 100%.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

PAVAROTTI NA RTP



Faleceu o célebre tenor Luciano Pavarotti.
Ontem, os dois canais da RTP dedicaram-lhe homenagens em programas que duraram talvez uma hora. Ficámos admirados. Não era jogador de futebol nem cantor pimba.