quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Aborto: como é nos outros países

Peço-vos para darem uma vista de olhos no seguinte texto. Na UE não somos os únicos (atrasados) mas somos quase os últimos, o que é costume.


A legislação referente ao aborto é diferente de país para país. Na Europa, a lei varia em relação à despenalização, assim como nas semanas de gestação em que a mulher pode interromper voluntariamente a gravidez. Dos 27 Estados-membros da União Europeia, apenas cinco criminalizam o aborto: Portugal, Polónia, Irlanda, Malta e Chipre. Veja os casos de alguns países europeus e americanos.

Alemanha

Na Alemanha, o aborto é permitido até às 12 semanas, mas a mulher tem de ir a uma consulta de aconselhamento num centro oficial, na qual recebe esclarecimento médicos e sociais sobre as possibilidade e apoio para ter um filho, e ainda sobre os riscos da IVG. Contudo, as mulheres não têm de justificar a sua decisão, caso optem por fazer um aborto. As despesas têm de ser suportadas pelas mulheres, mas só se estas tiverem rendimentos mensais superiores a cerca de 900 euros.

Bélgica

Também na Bélgica, a gravidez pode ser interrompida até às 12 semanas e a mulher tem apenas de pagar uma taxa moderadora de 3,08 euros. A lei que liberalizou a IVG na Bélgica foi aprovada em 1990 e a assumpção dos custos pelo Estado belga data de 2003. O aborto a pedido da mulher é autorizado até às 12 semanas de gravidez e os custos são suportados pelo serviço nacional de saúde, desde que seja praticado num hospital ou num centro de planeamento familiar certificado para tal.

A mulher que pede para interromper a gravidez é vista por um médico, que a informa dos riscos e faz um exame ginecológico, seguindo-se um período de reflexão de seis dias. Se o aborto for pedido até às sete semanas, é possível optar por uma intervenção química, com o recurso à pílula abortiva, na presença do médico.

Brasil: um milhão de abortos clandestinos por ano

Pesquisas indicam que todos os anos ocorrem no Brasil entre 750 mil a 1 milhão de abortos clandestinos, cujas complicações constituem a quarta causa de morte materna no país. Segundo dados oficiais, cerca de 250 mil mulheres são internadas por ano em hospitais da rede pública de saúde para fazerem raspagem do útero após aborto inseguro, a maioria é jovem e pobre.

O Código Penal do Brasil, de 1940, considera o procedimento crime, excepto em duas situações: gravidez resultante de violação e risco de vida da mãe. Uma terceira possibilidade diz respeito ao aborto terapêutico para casos de anomalias fetais incompatíveis com a vida, isto é, quando o feto apresenta má-formação severa ou acefalia.

Venezuela

A legislação venezuelana sobre a IVG permite apenas que o aborto seja possível em caso de perigo de vida para a mulher. Dados policiais indicam que anualmente mais de 200 mulheres venezuelanas morrem devido a abortos mal praticados, 31 por cento das quais são adolescentes com idades entre os 15 e os 19 anos.

Segundo o Código Penal, a mulher que aborte é castigada com prisão de seis meses a dois anos. A despenalização do aborto é um tema de debate frequente entre organizações da sociedade civil, médicos, incluindo alguns magistrados do Supremo Tribunal de Justiça.

EUA: mais de um milhão de abortos em 2004

De acordo com dados governamentais, efectuaram-se nos EUA, em 2004, pelo menos 1.293.000 abortos. Apesar do direito ao aborto durante as primeiras 12 semanas ser, nos Estados Unidos, um direito constitucional reconhecido há 34 anos, os sectores empenhados nesta questão mantêm a sua militância e o poder político tem criado neste sector respostas para as exigências do eleitorado dominante.

Canadá: IVG diminiu

O Canadá, país onde a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) foi despenalizada em 1988, tem vindo a assistir ao declínio do n úmero de abortos nos últimos anos. Segundo os dados estatísticos oficiais mais recentes, que fazem a análise até 2003, a taxa de abortos no país foi de 15,2 por cada mil mulheres naquele ano, comparada com 15,4 em 2002. A IVG no Canadá é livre, está descriminalizada e é financiada pelo Estado.

in PortugalDiário

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

ACTUAÇÃO DAS "LAVRADEIRAS" NO INATEL/VISEU

No passado fim de semana, o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" actuou num festival realizado no Pavilhão do INATEL, em Viseu.
Esta colectividade, bem como o Grupo de Bombos e Tarolas e a organização do Carnaval, poderão ficar ligados, brevemente, ainda que com autonomia, à Associação Cultural e Recreativa local.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

A Mine Descodificada!

EXPLICAÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE ALGUMS MITOS URBANOS ÀCERCA DA «MINE»:

1.- A «MINE» PODE MATAR ?
R - Sim. Sobretudo se te deixares atingir por uma grade com as garrafas.


2.- O USO CONTÍNUO DA «MINE» PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS ?
R - Não, a «mine» é mais pesada.

3.- A «MINE» CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA ?
R - Não. 89,7% dos psicólogos entrevistados preferem whisky.

4.- MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER «MINES» SEM RISCO ?
R - Sim. Está provado que numa operação de stop a polícia nunca faz o teste do balão a grávidas... E se elas tiverem que andar em linha recta, podem sempre atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.

5.- A «MINE» PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS CONDUTORES ?
R - Não. Foi feita uma experiência com mais de 500 condutores: foi dada 1 grade de «mines» para cada um beber, e, de seguida, foram colocados frente a um espelho. Em nenhum dos casos o reflexo foi alterado.

6.- A «MINE» ENGORDA ?
R - Não. O que engorda são as porcarias que tu comes enquanto bebes «mines».

7.- EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE BEBER «MINE» E ENVELHECIMENTO ?
R - Sim. A «mine» envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se tu deixares uma «mine» aberta ela perderá o sabor em aproximadamente quinze minutos.

8.- A «MINE» ATRAPALHA O RENDIMENTO ESCOLAR ?
R - Não, pelo contrário - algumas universidades estão a aumentar os seus lucros com a venda da «mines» nas cantinas.

9.- O QUE FAZ COM QUE A «MINE» CHEGUE AOS ADOLESCENTES ?
R - Inúmeras pesquisas têm sido feitas por laboratórios famosos. Todas indicam, em primeiríssimo lugar, o empregado.

10.- A «MINE» CAUSA PERDA DE MEMÓRIA ?
R – Não, que eu me lembre...

in Confraria da "Mine"

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Tele 2 Portugal lança banda larga com preços tentadores

A Tele 2 Portugal anunciou esta quarta-feira o lançamento do seu novo serviço de acesso directo com uma oferta integrada de ADSL e serviço telefónico aos «preços mais competitivos do mercado».

Os consumidores têm disponível a partir de hoje um produto de banda larga, com linha telefónica sem assinatura mensal e duas opções de velocidade de acesso a metade do preço do concorrente Sapo, da PT.

Por 18,95 euros por mês, o cliente terá ADSL a 2 MB de velocidade e 50 GB de tráfego nacional e internacional. Para os utilizadores mais exigentes, que necessitam de uma ligação à Internet ainda mais rápida, a Tele 2 disponibiliza 12 MB, com tráfego ilimitado, por 29,90 euros mensais.

in diariodigital

Este serviço é óptimo para quem ainda tem telefone em casa.
O serviço ainda não está disponível em São Pedro do Sul, mas é só uma questão de tempo.
Existe um outro concorrente, a Clix, com bons preços e sem assinatura da PT, mas esse tem linha própria (também não disponível na nossa área) o que implica mais gastos na instalação (cerca de 99€).

Não acham tentador?

Assim que esteja disponível, bye bye amigo anfíbio.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte

Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra

Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza

Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem anda à noite à ventura

Zeca Afonso

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Jantar GINGAS BTT - adiado

O GINGAS vem informar que o jantar previsto para este sábado dia 13 de Janeiro foi adiado. Adiado, mas não esquecido!! Por isso, em breve será anunciada uma nova data para este jantar-convívio entre apaixonados da modalidade, amigos do GINGAS ou amigos dos amigos do GINGAS.

Até breve!

GINGAS BTT

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Reunião do Carnaval

Na próxima Sexta-feira, dia 12 de Janeiro, pelas 21 horas, decorrerá uma nova reunião do Carnaval de Negrelos na sede da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos. Em cima da mesa estarão em discussão os seguintes assuntos: grupos, temas a tratar, papéis a definir, entre outros…

Foram também distribuídos avisos pela população, portanto, não se esqueçam de comparecer.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

CARNAVAL JÁ MEXE

No próximo dia 5 (sexta-feira), à noite, decorrerá a primeira reunião preparatória do Carnaval de Negrelos/2007.
Assim é que é! A tradição, com mais de um quarto de século, deve continuar!