quinta-feira, 27 de outubro de 2005

O meu balanço desportivo - Jornada 1

O fim-de-semana passado significou o arranque do Campeonato Feminino de Futsal da Assoc. Futebol de Viseu.
Nesta minha estreia, e por razões a nós desconhecidas, a equipa do Penedono não compareceu, o que significou uma vitória por falta de comparência. São, portanto, os nossos primeiros 3 pontos. Na próxima jornada vamos a Carregal do Sal defrontar os Cabanitos às 17h. Vai ser, pelas circunstâncias anteriormente mencionadas, a nossa verdadeira estreia. Estamos conscientes que o campeonato vai ser complicado, mas temos de jogar com o objectivo da melhor classificação possível no final do campeonato. Por isso, todos os pontos são para discutir.
No que respeita os Séniores Masculinos, nesta 3a jornada, venceram o Amorim Girão 9-7. Na próxima jornada defrontam em casa o Benfica de Castro Daire. Convido quem gosta da modalidade e dos Unidos que se desloque ao Pav. Municipal de S. Pedro do Sul.

quarta-feira, 19 de outubro de 2005

O meu balanço desportivo

O Campeonato Distrital Feminino inicia-se já no próximo Sábado, dia 22 de Outubro. O jogo de arranque dos Unidos da Estação será com o Penedono às 15h no Pavilhão Municipal de S. Pedro do Sul.
Tivemos o segundo e último jogo-treino da época, no dia 8 deste mês e perdemos 4-2 com o Donas (Fundão), do distrito da Covilhã. Assim, o balanço da pré-época em termos de jogos é negativo, duas derrotas. No entanto, julgo terem servido para corrigir erros táctictos e aperfeiçoarmos o aspecto técnico, posicional e táctico. Daí que sinta que o trabalho desenvolvido até agora possa colher frutos durante o campeonato. Estamos motivados para tentar alcançar uma boa classificação no final deste campeonato.
Como não poderia deixar de ser, quero fazer uma referência aos séniores masculinos dos Unidos, que ganharam na 2a jornada do Campeonato Distrital Masculino, tendo 3 pontos em 2 jogos. Não começaram bem com o Oliveira de Frades, mas estão agora a entrar no bom caminho. Pena é não haver ainda muito público a apoiar os Unidos e a modalidade, mas julgo que se deverá a ser ainda início de campeonato.
Assim, queria apenas deixar o convite aos poucos leitores deste blog para assistirem ao nosso jogo no Sábado às 15h no Pavilhão Municipal. Aproveitar para estender o convite a assistirem igualmente os Unidos em masculino no Sábado também às 17h n Pavilhão da Esc. Secundária de Vouzela, jogam com o Amorim Girão.

terça-feira, 18 de outubro de 2005

Estabilidade ou a Instabilidade dos Tempos - Eis a Questão

Todos nós nos questionamos diariamente sobre o dia de amanhã. Porquê?. Porque a olho nú, os contextos mudam, as opiniões mudam, as ideologias sofrem mutação. Por outro lado, porque se preserva a polivalência à especilização. Ainda, porque o emprego para toda a vida já era. Por isso, A experiência não é mais apenas o resultado de vivências passadas, mas sim uma interacção entre essas vivências e a capacidade de antevisão.

NEGRELENSES ELEITOS PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS

ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Manuel Silva (PSD)

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Gumercindo da Silva Marques (PS)

Com a vitória do PS para a Assembleia de Freguesia de S. Pedro do Sul, Gumercindo da Silva Marques, segundo candidato da lista daquele partido, continuará, certamente, a fazer parte da Junta de Freguesia.
Manuel Matos Nunes também fará parte da mesma Assembleia, dada a eleição de 6 elementos pelos socialistas e a subida de 3 desses elementos à Junta.
Embora eleitos representantes de todo o concelho ou da freguesia de S. Pedro do Sul, nos órgãos onde vamos estar não devemos esquecer-nos de que somos negrelenses, lembrando os problemas da nossa terra e apresentando soluções para os mesmos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2005

SOCIEDADE DE CONSUMO

Como muita gente já deve ter conhecimento, abriu mais um “hipermercado” (Low Price) em São Pedro do Sul, um espaço comercial de produtos alimentares, o “LIDL”.
Mas o que me importuna é o facto ou a possibilidade de este espaço comercial vir a contribuir no já pouco rendimento do comércio tradicional. Visto que, desde que começaram a abrir grandes espaços comercias na nossa vila, como o Intermarché e até mesmo o Mini-preço, o nosso comércio tradicional tem sofrido grandes perdas no que toca a clientes.
Como é do conhecimento das pessoas que frequentam mercearias e pequenos comércios, o utente é atendido como se fosse uma pessoa de família, visto a estes pequenos espaços serem frequentados quase sempre pelos “clientes habituais”. Muitos destes espaços comerciais até consentem que alguns utentes possam ter algumas dívidas, o que não acontece nas grandes superfícies.
Visto que a situação económica no país se encontra da maneira que toda a gente vê, muitas famílias optam mesmo por procurar o mais barato, por vezes sem se preocupar com a devida qualidade dos produtos. Optam mesmo por comprar produtos de 2ª e 3ª categoria, o que implica que gastem menos dinheiro.
Portanto, o comércio tradicional é que se vê numa posição delicada, devido também a serem intermediários nos produtos que vendem. Mas, no meu ver, com este tipo de sociedade cada vez mais consumista, daqui a uns anos este tipo de comércio não terá grande sobrevivência.
Será que nos encontramos na era da queda do comércio tradicional?