quinta-feira, 13 de outubro de 2005

SOCIEDADE DE CONSUMO

Como muita gente já deve ter conhecimento, abriu mais um “hipermercado” (Low Price) em São Pedro do Sul, um espaço comercial de produtos alimentares, o “LIDL”.
Mas o que me importuna é o facto ou a possibilidade de este espaço comercial vir a contribuir no já pouco rendimento do comércio tradicional. Visto que, desde que começaram a abrir grandes espaços comercias na nossa vila, como o Intermarché e até mesmo o Mini-preço, o nosso comércio tradicional tem sofrido grandes perdas no que toca a clientes.
Como é do conhecimento das pessoas que frequentam mercearias e pequenos comércios, o utente é atendido como se fosse uma pessoa de família, visto a estes pequenos espaços serem frequentados quase sempre pelos “clientes habituais”. Muitos destes espaços comerciais até consentem que alguns utentes possam ter algumas dívidas, o que não acontece nas grandes superfícies.
Visto que a situação económica no país se encontra da maneira que toda a gente vê, muitas famílias optam mesmo por procurar o mais barato, por vezes sem se preocupar com a devida qualidade dos produtos. Optam mesmo por comprar produtos de 2ª e 3ª categoria, o que implica que gastem menos dinheiro.
Portanto, o comércio tradicional é que se vê numa posição delicada, devido também a serem intermediários nos produtos que vendem. Mas, no meu ver, com este tipo de sociedade cada vez mais consumista, daqui a uns anos este tipo de comércio não terá grande sobrevivência.
Será que nos encontramos na era da queda do comércio tradicional?

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