domingo, 31 de julho de 2005

NEGRELOS ON LINE COMPLETA 1 ANO DE VIDA

Negrelos tem vida on-line

A partir de hoje, dia 31 de Julho de 2004, a pedido de muitas famílias, foi criado o blog da aldeia de Negrelos, São Pedro do Sul.

Foi com o texto acima mencionado, assinado pelo Dinis Nunes, que começou a aventura deste blogue.
Tanto quanto sabemos, o Dinis, o Roger e o Bruno Oliveira foram os fundadores do "Negrelos On Line". Posteriormente, juntaram-se ao grupo inicial: o autor destas linhas, o João Carlos Matias e a Patrícia Adegas. Outras pessoas deram também a sua colaboração, com alguns comentários. Durante este primeiro ano divulgámos o que na nossa terra se vai fazendo, a nível desportivo e cultural, chamámos a atenção das entidades responsáveis para carências de vários tipos. Noticiámos obras que resolveram algumas dessas carências. Alertámos para a necessidade de actividades que deveriam ser realizadas e não o foram no local próprio, como é o caso da sede da ACRN.
Levámos ao conhecimento dos nossos leitores as intensas actividades das "Lavradeiras", dos praticantes de BTT, da organização do Carvanal, dos Bombos e Tarolas, bem como jornadas de convívio que procuram manter as boas tradições, como as sardinhadas pelos santos populares ou o trabalho do linho, efectuado pelo nosso rancho.
Publicaram-se ainda artigos de opinião sobre a situação política (e social) local, nacional e mesmo internacional, sendo de destacar, neste último aspecto, os artigos e comentários relacionados com a morte recente do Papa João Paulo II.
Procurámos puxar a nossa terra para cima. Se algumas críticas aqui foram feitas ao que nos parecia estar errado e /ou em falta, fizemo-lo sempre com aquele objectivo e sem querer atingir ninguém.
São estes os nossos objectivos. Prossigamos na mesma linha. Entre os leitores, poucos ou muitos, não interessa, há bem mais quem nos compreenda que quem nos "deite abaixo".
Força, companheiros!

domingo, 24 de julho de 2005

sexta-feira, 15 de julho de 2005

Solteiros vs Casados à vista!







Como é costume todos os anos, por esta altura, já se encontra no seio de cada casa Negrelense um nervoso miudinho e uma certa vontade de dar uns chutos na bola.
Já se imaginam as bandeiras, as claques a gritar, o apito do árbitro, o pessoal a beber umas bejecas no intervalo...
O que é verdade é que esse grande derbi se aproxima a olhos vistos e ainda está tudo por organizar. Como não existe nenhuma entidade que organize o evento, peço a todos os Negrelenses a colaboração e o espírito de grupo para tratar de alguns assuntos como, o terreno de jogo a utilizar, equipamentos, dia a decorrer o evento (penso que este dia deveria ser indicado pela comissão das festas), etc.

quinta-feira, 7 de julho de 2005

AINDA SOBRE A NOSSA MARCHA



Sobre as marchas populares o Bruno Oliveira já disse o essencial. A nossa marcha teve uma boa exibição, sendo muito aplaudida pelas várias centenas de pessoas que assistiram ao desfile.
O mesmo desfile foi um dos pontos altos das Festas da Vila de S. Pedro do Sul.
Venceu uma marcha oriunda de Carvalhais, à qual apresentamos parabens. De parabens estão também os participantes na marcha negrelense, especialmente os Srs. Fernando Oliveira, João Carlos Oliveira, Drs. Bruno Oliveira e Duque Oliveira.
Nos últimos anos, a nossa terra tem-se destacado, a nível cultural, através do Rancho "As Lavradeiras de Negrelos", o desfile carnavalesco, o trabalho do linho efectuado por aquele grupo folclórico, a participação nas marchas das Festas da Vila e... do nosso blogue.
Desde sempre me lembro de haver na nossa localidade uns velhos (e velhas) do Restelo, como o referido por Camões, que nunca fizeram nada pelo progresso de Negrelos e só sabem criticar o que os outros, com dificuldades e erros, certamente, vão fazendo. Caros colegas bloguistas, essas pessoas, como disse o João Carlos, são árvores que não fazem a floresta. Todas estas actividades são acarinhados pelo nosso povo. O blogue também é admirado por quem o lê, dentro e fora de Negrelos.
Continuemos, pois, o nosso caminho, aceitando e agradecendo críticas construtivas e ignorando as negativas, bem como esse mal ancestral, em grande parte responsável pelo atraso económico, social e cultural de Portugal, que é a inveja.

quarta-feira, 6 de julho de 2005

Agradecimento








Fica aqui o agradecimento a quem participou e colaborou nas marchas populares.

Todos os que participaram realizaram um excelente trabalho, e representaram muito bem o espírito negrelense. É bom ver que os jovens se entregam de corpo e alma e que no momento certo, estão lá e fazem ver ás pessoas mais cépticas de que afinal quando é preciso eles empenham-se com dedicação. Também um agradecimento a todos os que criticaram de forma correcta e objectiva, sempre com a ideia de melhorar e não piorar. É bom que estes eventos apareçam, já que infelizmente não se passa nada a nível cultural, recreativo e desportivo, na nossa pequena aldeia….pequena hoje, pois no passado esta aldeia foi bem grande.

Muito obrigado.
 



 

terça-feira, 5 de julho de 2005

Junta de Freguesia S. Pedro do Sul



Escrevo este pequeno post, só para agradeçer à Junta de Freguesia de São Pedro do Sul, dado que mais uma vez procederam à limpeza de estradas e caminhos da nossa linda aldeia . É bom saber que a Junta não se esquece..... e que não se lembra de nós só em época de eleições!!! Obrigado e continuem o bom trabalho que têm desenvolvido.

sábado, 2 de julho de 2005

É deveras impressionante como certos cérebros são curtos...

Decidi escrever mais um pequeno desabafo, algo de natural nas minhas publicações, mas que julgo de alguma pertinência e qualidade.
Após ler os recentes publicações e respectivos comentários do Dinis, do JCOM e do Manuel Silva, também eu quero participar no que julgo ser um caso de inconsciente contradição na arte do saber ser. Isto porquê? Em Negrelos vive-se uma dicotomia interessante. Ora se aponta o dedo porque nada se faz, ora se aponta o dedo porque o que está feito é errado. E, meus amigos, isto é comum. Assim, tanto se fala na população que a "terra" está parada, que ninguém faz nada, que não há actividades, e quando alguém tem a brilhante ideia de criar um blog sério (e não daqueles onde todos se escondem e maldizem quem querem), opta-se logo pela crítica. Isto também me leva a pensar que há pessoas que se julgam demasiado importantes e pensam logo que se está a falar delas, quanto na verdade se discute, se apresenta um tema, uma ideia sobre a nossa aldeia. Errados estão todos os que visitam o nosso blog e vêem nele uma arma de censura e de crítica directa ou indirecta a pessoas e instituições. O viver deste blog persiste ainda na utópica ideia de dar vida a uma aldeia que, pelos vistos, não sabe reconhecer o valor de quem através da tecnologia lhe dá um ânimo que antes não possuía. Utilizei a palavra utópica de propósito, visto que tentar inovar em Negrelos é e será sempre negativo ou mal feito.
É triste quando as pessoas (quem sabe se até alguma vez leram realmente o nosso blog) dizem por aí o que lhes apetece sobre um trabalho que não é, obviamente, jornalístico, mas sério, preocupado e fruto de um sentimento profundo de se ser "Negrelense".
Como é pena querer-se ser tão ilustre perante os outros e ter um cérebro tão curto... Vamos apoiar e não destruir, pois tem sido isso que tem feito de Negrelos um lugar onde nada de novo aparece. Aqui neste blog não se acusa ninguém, apenas apontamos planos de mudança, ou que pelo menos sejam merecedores de ser pensados como tal.