segunda-feira, 22 de novembro de 2004

ECOPONTOS - a urgência sob a forma de necessidade

Tal como já foi previamente abordado aqui no blog, os Ecopontos e a necessidade de ser ecológico é uma realidade cada vez mais actual e emergente. As pessoas são constantemente alertadas para a reciclagem em prol de um futuro mais saudável. Não são novidade os panfletos e flyers que recebemos em casa, tal como não é novidade a sensibilização por parte de uma pleiade de actores que preenche o nosso dia a dia, desde autarcas à imprensa. Mas devemos reflectir, palavra chave na mudança de um futuro, no que de real esta sensibilização possui.
Na verdade, será sem dúvida bonito enaltecer as virtudes de uma actuação "verde" para o bem do ambiente, contudo, não se revela assim tão belo a falta de meios que sirvam essas pretensões. Negrelos é apenas um exemplo, aldeia, dirão alguns, mas um (pequeno) centro de vida onde também se pode efectuar uma pequena mudança, essa normalmente anunciada. Pergunto-me eu se será assim tão complicado dotar igualmente as aldeias de ECOPONTOS, por forma a permitir às pessoas o direito de optar, sim, optar pela separação do lixo e não ser obrigado a colocá-lo num albergue verde, enorme, que serve os propósitos da limpeza, mas acarreta outros males. Fica aqui a minha reflexão e alerta, sabendo eu à partida que não passará disso mesmo, mas que me acalma por saber que está escrito. Julgo que é bem melhor expressar o que se sente do que aceitar tudo como se não houvesse alternativa.

3 comentários:

  1. Bem observado, Roger.
    Manuel Silva

    ResponderEliminar
  2. É verdade, de que vale termos vontade de separar o lixo, reclicla-lo, e ajudar a preservar a natureza (aquela que o Homem está a destruir), se não temos acesso a essas maneiras de contribuir para um Mundo melhor, que são a presença de ecopontos em Negrelos.

    Dinis Nunes

    ResponderEliminar
  3. É verdade sim senhor! Eu já tinha referido este problema, que é um problema muito grave. Porque o ambiente é a coisa mais preciosa.....é de louvar a tentativa da C. Municipal de São Pedro de Sul em tentar sensibilizar os habitantes......mas é triste que esses habitantes não tenham a oportunidade de usufruir de um simples Ecoponto.....mas parece que para os sr.s da Câmara o ambiente não é política principal....... não dá votos......percebem?????!!!! Um abraço!

    ResponderEliminar