terça-feira, 31 de março de 2009

PISO IRREGULAR EM ALGUNS PONTOS DA ESTRADA

Como foi referido anteriormente, o espaço onde foi construido o saneamento básico na chamada linha de baixo foi novamente calcetado.
No entanto, o piso da estrada principal ficou muito irregular em alguns sítios, com "altos" e "baixos", dificultando a circulação de veículos. Apelamos à C.M. para que, logo que possível, corrija esta situação.

quarta-feira, 25 de março de 2009

ALMOÇO DOS ZÉS

Mantendo uma tradição com muitos anos, no passado dia 22 de Março, domingo imediato ao dia de S. José (19 de Março), os Zés de Negrelos realizaram um almoço de confraternização num restaurante, em S. João da Madeira.

Os 25 anos e o novo registo discografico do Grupo ALAFUM

O ALAFUM comemora 25 anos. Quem diria!
Dificuldades, algumas … persistência, muita.
Lutou contra ventos e marés, a interioridade, a crise …
Aprendeu com tudo isto: amadureceu, ficou mais crítico, mais exigente, mais receptivo a novas opiniões, mais criativo.
Continua humilde, a dar passos consoante a perna e tem-se sentido bem assim.
É com esta filosofia que o ALAFUM teima em continuar!...



Alafonias

O presente trabalho pretende assinalar os 25 anos de vida do ALAFUM.
ALAFONIAS coloca-nos perante novas sonoridades. A introdução de alguns instrumentos até aqui pouco utilizados pelo ALAFUM: gaita de foles, ponteiras, clarinete tradicional, tarota … conduz a uma linguagem musical mais diversificada e a um disco multifacetado.
Doze temas são tradicionais, com vem sendo lema do grupo, onde pretendemos dar a conhecer diferentes formas de interpretação, enriquecidas com timbres, ritmos e harmonias mais actuais, capazes de criar uma maior emoção. A estes acrescentamos um “bónus” da autoria de Pedroso Lima, com o título “Segue o Vouga”, que era cantado pelo Orfeão que nos anos 50/60 do século passado animava os serões sampedrenses, a quem prestamos justa homenagem, com esta interpretação, sendo que ao mesmo tempo estamos a alertar consciências para a defesa de um rio que serviu de inspiração a muitos poetas e fez as delícias de todos nós.

sábado, 21 de março de 2009

14ª Caminhada "Rota do Caminho de Ferro"

Depois de um 2009 em que muitos foram os dias de volta da organização do Carnaval, a ACRN volta às caminhadas mensais.

Realizar-se-á, Domingo, dia 29 de Março de 2009, a 14ª caminhada "Rota do Caminho de Ferro", com organização da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN).
Haverá também um almoço convívio na sede da ACRN, o qual necessita de uma prévia inscrição através do número 967930118 ou envio de um email para acrnegrelos@gmail.com

Para uma visualização mais detalhada do cartaz, clique na imagem.

domingo, 15 de março de 2009

PROF. DOUTOR JOÃO CARLOS MATIAS ENTREVISTADO NA G. BEIRA

O nosso colega "bloguista" Prof. Doutor João Carlos Matias, como foi referido em posts anteriores, concedeu entrevistas sobre o seu novo livro e a actividade académica que exerce na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, à "Rádio Vouzela FM" e ao jornal "Notícias de Lafões".
Nas páginas centrais da última edição da "Gazeta da Beira" vem publicada outra entrevista com aquele nosso conterrâneo, onde os temas acima mencionados e outros de carácter científico e tecnológico são abordados.

OBRAS PÚBLICAS

A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul mandou alcatroar, recentemente, o caminho que liga a Rua Principal, junto à rotunda de Nossa Senhora do Livramento, às proximidades do Ourino. Os seus trabalhadores também reergueram o muro de suporte de um terreno pertencente ao Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos", que caíra há alguns anos.
Aproveitamos para chamar a atenção da mesma autarquia para a necessidade de colocação de novas grades nos locais das derrubadas na ponte do comboio.

terça-feira, 3 de março de 2009

FALECEU MANUEL RODRIGUES (CONDEÇO)

No passado dia 25 de Fevereiro, faleceu o Sr. Manuel Rodrigues, mais conhecido por Manuel Condeço, natural de S. Pedro do Sul, que residia nesta localidade há mais de 60 anos.
O Sr. Manuel Condeço contava 85 anos de idade.
Nunca neste blogue foi noticiado o falecimento de qualquer conterrâneo(a). Abri esta excepção, dado tratar-se do pioneiro da divulgação da vida e actividades de Negrelos na comunicação social, mais concretamente no extinto periódico "Tribuna de Lafões", do qual foi correspondente local durante várias décadas. Aliás, nunca aqui conheci outro correspondente daquele jornal.
À família do Sr. Manuel Rodrigues (Condeço), especialmente seus filhos e genros, apresentamos votos de pesar. Àquele Amigo, desejamos que descanse em paz.
Até um dia, ti Manuel.

domingo, 1 de março de 2009

CARNAVAL/2009

No passado dia 24 de Fevereiro, mais uma vez esta localidade comemorou o Carnaval com um desfile que partiu de Negrelos e percorreu o Bairro da Ponte, bem como as principais artérias da vila de S. Pedro do Sul, regressando ao local de partida.
O desfile foi organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN), tendo participado no mesmo os grupos e associações mencionados no post anterior a este.
Pelo que se pode observar, há muitas críticas, umas construtivas, outras destrutivas, na caixa de comentários daquele post. As primeiras são positivas e servem de incentivo a que no próximo ano se faça melhor. Quanto às segundas, recordamos aos seus autores que se não fosse Negrelos e a Associação acima dita, o dia de Carnaval seria um dia "morto". No próximo ano e nos seguintes, srs. críticos, ajudai os negrelenses a fazer melhor ou organizai outro desfile mais criativo onde as vossas capacidades fiquem demonstradas.