quinta-feira, 31 de julho de 2008

4 ANOS DE NEGRELOSONLINE

Faz hoje, dia 31 de Julho de 2008, 4 anos de existência deste blog modesto, sossegado, mas muito rico. São 4 anos de conteúdos, 4 anos de informação, 4 anos de ideias, 4 anos de uma tentativa de levar ao mundo o que se passa nesta terra, freguesia e concelho.
Estamos todos de parabéns, quer pelo trabalho realizado (dentro do possível), quer por mantermos a chama acesa.

Em jeito de comemoração, brevemente teremos algumas modificações neste blog (grafismo e conteúdos), de modo a dar mais um passo na Web 2.0


terça-feira, 29 de julho de 2008

A MALDADE TAMBÉM PARTE DE GENTE NORMAL


Recentemente, actuou em Algés um dos maiores cantores, poetas e intelectuais da actualidade, Leonard Cohen, de nacionalidade canadiana.
Abaixo publicamos um poema seu alusivo a Eicchman, um dos maiores assassinos nazis, que defendia a "solução final", leia-se extermínio, de todos os judeus.
Aquele poema procura provar que pessoas normalíssimas são capazes das maiores barbaridades. Em nome de uma ideologia ou de uma religião, invocando o nome de Deus em vão, quantas pessoas normais cometeram e cometem ainda hoje crimes hediondos contra a humanidade?
Felizmente, estamos em Portugal, um país integrado na civilização ocidental. Por tal motivo, os pequenos Eicchmans com que convivemos diariamente não conseguem imitar o leal servidor de Hitler. Mas que os há entre nós, há. Como dizia Cristo numa das suas várias intervenções junto das multidões, "quem tiver ouvidos que ouça".


Olhos: normais
Pêlo: normal
Peso: médio
Estatura: média
Características especiais: nenhuma
Número de dedos das mãos: dez
Número de dedos dos pé: dez.
Inteligência: média
¿Que esperavas?
¿Garras?
¿Incisivos enormes?
¿Saliva verde?

¿Locura?

sexta-feira, 18 de julho de 2008

LIMPEZA DE BERMAS E CAMINHOS

Funcionários da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul têm estado a proceder à limpeza das bermas das estradas e caminhos de Negrelos, bem como da vegetação situada à entrada da Ponte do Comboio, no sentido Negrelos - antiga estação dos C.F., que dificultava a visão dos automobilistas que seguiam nesse sentido relativamente às viaturas que entravam do outro lado da ponte, na qual é impossível o cruzamento de quaisquer meios de transporte motorizados.

Também a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul mandou limpar a imensa vegetação que dificultava a passagem a pé pelo caminho do Chão do Mosteiro, onde transitam diariamente diversas pessoas de Negrelos e de outras localidades.

domingo, 13 de julho de 2008

CÉNICO ELEGE NOVOS CORPOS GERENTES

Há bem pouco tempo, como escrevemos neste blogue, o "Cénico - Grupo de Teatro Popular" atravessou uma crise directiva. Na imprensa local, um dos seus principais fundadores, o Dr. Jaime Gralheiro, afirmou que aquela colectividade corria risco de extinção.
Segundo fonte ligada ao "Cénico", em Assembleia Geral foram eleitos os seus novos corpos gerentes. Presidem à Direcção e à Assembleia Geral, respectivamente, o Sr. Dr. Daniel Melo e o Sr. Licínio Nazaré de Oliveira.
Ao "Cénico", e especialmente aos seus novos dirigentes, apresentamos parabens e votos de que prossigam o bom trabalho cultural efectuado pelo grupo desde há 30 e muitos anos. Numa terra e numa região onde alguns "políticos" dizem que a cultura não interessa, principalmente na classe (?!!!) a que pertencem e num país cujos principais dirigentes dos dois principais partidos são pragmáticos e tecnocratas, deixando muito a desejar no respeitante a cultura política, ideológica e humana, é obra.
Continuem, enquanto há força!

domingo, 6 de julho de 2008

Em busca do Negrelos perdido...


Eu e o Dinis, dois negrelenses em busca de uma boa fotografia...da nossa bela aldeia...fica aqui uma de muitas...palavras para quê....
Foi apenas mais uma aventura em busca de imagens que possam retratar aos visitantes do nosso blog, que Negrelos tem locais muito belos!
Os nossos cumprimentos...

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Reflexão de um ser Negrelense...


Ser de Negrelos é...ter no sangue o espírito e a paixão de defender um pedaço territorial na margem do Vouga. Território este que infelizmente nem sempre foi bem tratado, ainda hoje em pleno século XXI metade da população ainda não tem o tão prometido saneamento básico!!!(mas as eleições estão a chegar pode ser que alguém se lembre de nós!)
Negrelos sempre teve Identidade, História, Património... sempre teve pessoas dinamizadoras, pessoas que algumas já partiram, mas mesmo assim em muitas conversas ainda são relembradas com imenso carinho e afeição...as histórias do antigamente, do comboio, da lavoura, as partidas dos mais novos, são conversas de café...são o reviver das memórias, na época em que Negrelos tinha praia!
Negrelos continua dinamizador, tem o Carnaval, o Rancho Folclórico, a Associação, O Grupo de Bombos, Os Gingas BTT...e também já teve Rádio, Atletismo, Futebol, Tiro ao alvo, Ciclismo, etc!
Somos ou não somos uma aldeia rica? Temos uma aldeia com uma paisagem bem bonita, mas infelizmente temos um rio que mete nojo, devido ás descargas de óleo, que são denunciadas, que são inspeccionadas, mas que no final...o resultado é o mesmo...
Mas o povo de Negrelos, do qual faço parte necessita de sair à rua e debater ordeiramente estes nossos problemas e participar nas actividades da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos. Já se realizou teatro e cinema e as pessoas ficaram em casa...e é tão triste ver a nossa Associação vazia....
Há uns anos neste blog escrevi um poema em que dizia: "Muitos lutaram pela sede da associação,
associação que chegou a ser utópica, muitos morreram sem a poder ver… e agora lá está o casarão que todos os dias dá a entender que um sonho de Negrelos está a morrer", agora temos na Associação uma Direcção dinamizadora, mas falta a participação dos Negrelenses para conseguirmos tornar a nossa aldeia ainda mais atraente...
É apenas uma reflexão, feita num Blog criado por mim e pelo amigo Dinis, e já lá vão quase 4 anos que diria de sucesso, porque NEGRELOS continua ON LINE, e transmitir as nossas palavras nos confins do universo...
Um abraço a todos os contribuidores e visitantes do nosso Blog!

terça-feira, 1 de julho de 2008

LAVRADEIRAS DE NEGRELOS NAS FESTAS DA VILA

O Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" actuou no Festival de Folclore inserido nas Festas da Vila de S. Pedro do Sul, que decorreu no passado dia 29 de Junho nas Termas de S. Pedro do Sul.
Foi o primeiro rancho a actuar, sendo muito aplaudido pelas centenas de pessoas presentes.

Gingas BTT/ACR Negrelos presentes na Maratona Cidade de Pombal 08




Há muito que a equipa de BTT de Negrelos tem participado em provas e passeios por este Portugal fora. Desta vez, o local de visita foi a cidade de Pombal. Com cerca de 800 atletas inscritos, divididos em Maratona (65Km), Meia Maratona (45Km) e passeio (12 e 30Km), a equipa GingasBTT representou a A.C.R.N. e o nome de Negrelos na meia maratona. Correu tudo dentro da normalidade, numa prova de 45 Km que duraram cerca de 3 a 3 horas e meia a cortar a meta.
A A.C.R.N e Negrelos têm sido assim representados pelos Gingas BTT no Concelho, Distrito e fora dele.