domingo, 30 de setembro de 2012

LIMPEZA DE CAMINHOS

Há pouco tempo, chamámos a atenção, neste blogue, para o estado de degradação em que se encontravam diversos caminhos situados entre o Forno Telheiro, também conhecido por Frontelheiro, e a entrada da cidade de S. Pedro do Sul.
Recentemente, a Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul mandou proceder à limpeza daqueles espaços, melhorando o trânsito pelos mesmos.

MULHERES NÃO DEIXAM ACABAR A FESTA DE Nª SRª DO LIVRAMENTO

Como foi por nós afirmado em post publicado pouco após a realização da última festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, a mesma corria o risco de não ser efectuada no próximo ano, dado não haver quem substituisse a última mordomia.
Recentemente, seis senhoras assumiram a constituição da comissão de festas para o ano de 2013. São as Srªs D. Maria Leonilde Mendes de Oliveira Gonçalves, D. Augusta da Conceição Teixeira, D. Lúcia Maria Mendes de Oliveira, D. Ana Isabel de Oliveira, D. Maria Alcina de Matos Oliveira e D. Fernanda Matos Oliveira.
Felicitamos estas senhoras por evitarem o fim de uma festa religiosa e popular tradicional, cuja existência se perde no tempo.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ACORDAI

Nas recentes manifestações de 15 de Setembro, foi cantado o tema "Acordai", que tem letra de José Gomes Ferreira e música de Fernando Lopes Graça. Seguidamente, publicamos tal poema.


Acordai
acordai
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis
vinde no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raíz

Acordai
acordai
raios e tufões
que dormis no ar
e nas multidões
vinde incendiar
de astros e canções
as pedras do mar
o mundo e os corações

Acordai
acendei
de almas e de sóis
este mar sem cais
nem luz de faróis
e acordai depois
das lutas finais
os nossos heróis
que dormem nos covais
Acordai!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gamar com Style - Pedro Fernandes / 5 Para a Meia-Noite


A música do momento...não se identificam com a letra?

Música de intervenção moderna:)
Grande trabalho de: Pedro Fernandes / 5 Para a Meia-Noite


ASSEMBLEIA DA ACRN ADIADA PARA 6 DE OUTUBRO

Como oportunamente noticiámos, decorreu no passado dia 21 a Assembleia Geral da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN), a qual tinha como principal objectivo eleger os seus corpos sociais.
Tal não foi possível, tendo sido marcada nova assembleia para o próximo dia 6 de Outubro (sábado). Nesta data, tudo leva a crer estar já constituida a nova equipa directiva da colectividade.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

LAVRADEIRAS ACTUARAM NA FESTA DE SANTA EUFÉMIA

O Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" actuou ontem na festa em honra de Santa Eufémia, realizada em Arcozelo.
Durante o Verão que está a chegar ao fim, aquele rancho actuou várias vezes nas Termas de S. Pedro do Sul, em hoteis e na Termalistur, tendo ainda participado num festival de folclore na praia da Costa Nova.
Como anteriormente foi referido neste blogue, "As Lavradeiras" realizaram ainda o seu festival, nesta localidade, no passado dia 11 de Agosto, integrado nas festas de Nossa Senhora do Livramento.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SERÁ AGORA QUE A ACRN ELEGE CORPOS GERENTES?

Há quase um ano que a Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN) não tem corpos sociais em funções, após várias tentativas para escolha dos mesmos.
No próximo dia 21 de Setembro, à noite, decorrerá na sede daquela colectividade uma Assembleia Geral para discussão de vários assuntos de interesse para a mesma, sendo o principal ponto da reunião a eleição dos seus novos corpos gerentes.
Esperamos que desta vez fique resolvida a crise directiva da ACRN.