sábado, 30 de junho de 2012

DUKE OLIVEIRA OBTEM PRÉMIO DESPORTIVO

No passado dia 8 de Junho, a Câmara Municipal de Vouzela levou a efeito no Cine- Teatro daquela vila a primeira edição da iniciativa denominada Mérito Desportivo 2012.
Entre os 20 premiados nas categorias de associações de modalidade, desporto escolar, desporto associativo e atletas individuais, conta-se o nosso conterrâneo Dr. Duke Oliveira, professor de Educação Física, e o Grupo de Ginástica de Vouzela, do qual é treinador.
Ao Dr. Duke Oliveira, colaborador deste blogue, apresentamos parabens.

domingo, 17 de junho de 2012

CONFRATERNIZAÇÃO DOS ANTÓNIOS

Ontem, dia 16 de Junho, sábado seguinte ao dia do santo seu homónimo, os Antónios desta localidade reuniram, num almoço de confraternização, na Adega do Ti Joaquim, nas Termas de S. Pedro do Sul.
Este almoço no dia de Santo António, caso seja no fim de semana, ou, se for em outro dia, no fim de semana seguinte, é uma tradição com muitos anos, celebrada pelos Antónios de Negrelos.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Mais um Negrelense licenciado - Rui Oliveira


No passado dia 2 de junho, o nosso conterrâneo Rui Oliveira concluiu com sucesso a Licenciatura em Políticas de Segurança - Director de Segurança na Universidade Lusíada Lisboa.
Aqui ficam os nossos parabéns e votos de muito sucesso.



domingo, 10 de junho de 2012

NOVO ASSALTO NA ZONA DE SAÍNHAS

Recentemente, quando um jovem residente em Negrelos se deslocava para esta localidade no seu automóvel, na estrada que liga Fataunços a Negrelos, foi abordado, nas proximidades de Saínhas, por três indivíduos que se encontravam junto a outro carro aparentemente avariado.
Aquele jovem, pensando tratar-se de um pedido de ajuda, logo se dirigiu ao trio, que imediatamente o assaltou, furtando-lhe a carteira que trazia e o respectivo recheio (dinheiro e documentos, incluindo cartão multi-banco). Um dos assaltantes ainda esfaqueou a vítima no ventre, pelo que teve de receber assistência médica no Hospital de Viseu, após socorro prestado.
Os meliantes só largaram aquele nosso conterrâneo quando viram um terceiro automóvel aproximar-se e parar, tendo, então, fugido pelos pinhais circundantes da via de comunicação acima dita.
No espaço de cerca de um mês foram efectuados dois assaltos na zona de Saínhas. Há alguns anos, foi ali assassinado um cidadão sampedrense. Há pessoas com receio de se deslocaram para aquele sítio, que se mostra perigoso.
A GNR tomou conta da ocorrência.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Criança, que para muitas delas, incluindo em Portugal, é um dia bem triste. Falta-lhes, como diz uma canção de Sérgio Godinho, "a paz, o pão, a habitação, a saúde, a educação", em resultado de salários miseráveis e desemprego dos seus pais. Como diz a mesma canção, só "há liberdade a sério" quando tais direitos estão garantidos para todos. Democracia e liberdade não consistem apenas na deposição de um voto numa urna.
Em homenagem às crianças para quem este dia "passa ao lado", publicamos um poema de Vinicius de Moraes, cantado por Ney Matogrosso, que se refere à bomba de Hiroxima, made in USA, que matou milhares de crianças. Sobre essa bomba, também Sophia de Mello Breyner, num dos seus poemas, cantado por Francisco Fanhais, afirma: "a bomba de Hiroxima/vergonha de nós todos/reduziu a cinzas a carne das crianças".


A rosa de Hiroxima

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Vinícius de Moraes