terça-feira, 31 de agosto de 2010

PERIGO DE MORTE NA PONTE DO COMBOIO II

Como o nosso colaborador Manuel Silva referiu uma parte da ponte ruiu, mas as imagens valem mais do que mil palavras...

Agora resta-nos alertar as entidades competentes para resolverem este problema, não sei se o Município de São Pedro do Sul é responsável, ou se é a REFER, mas alguém tem que deitar mão a isto. A ponte apresenta inúmeras rachas e não tem várias grelhas.

A todos os Negrelenses tenham cuidado e alertem as crianças, pois as aulas estão quase a começar e este caminho é muito utilizado pelas crianças.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PERIGO DE MORTE NA PONTE DO COMBOIO

Não é sensacionalismo. O perigo é mesmo real. Na chamada passarela da ponte do comboio, por onde se podia circular a pé aquando do funcionamento da linha férrea do Vale do Vouga, uma parte considerável do piso caiu ao rio. Naquele vão cabe perfeitamente uma pessoa, pelo que há o perigo de alguém lá "mergulhar". Chamamos a atenção dos responsáveis para o perigo existente. Antes que seja tarde.

sábado, 21 de agosto de 2010

FESTIVAL DE FOLCLORE DAS "LAVRADEIRAS"

No passado dia 7 de Agosto, à noite, decorreu nas Termas de S. Pedro do Sul o XII Festival de Folclore organizado pelas "Lavradeiras de Negrelos".
Além do rancho anfitrião participaram naquele festival os seguintes agrupamentos folclóricos: Rancho Folclórico Piares Penha Longa, do Marco de Canavezes; Grupo Folclórico Santa Catarina de Longos, de Guimarães, e Rancho Folclórico ADEPEC, de Vale de Cavalos.
A apresentação do espectáculo esteve o cargo do Sr. Acácio de Matos Pinto.
Durante o festival, que contou com a presença de muitas centenas de pessoas, foram entregues lembranças aos grupos participantes por representantes da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul, Termalistur e o Sr. José Azevedo Lima, primeiro ensaiador das "Lavradeiras".


DE FÉRIAS


Como é habitual nesta época do ano, encontram-se entre nós, de férias, vários conterrâneos que se encontram a trabalhar em outros pontos do país ou no estrangeiro.
A todos desejamos óptima estadia.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

FESTA LOCAL

Nos passados dias 14 e 15 de Agosto decorreu nesta localidade a festa em honra de Nossa Senhora do Livramento.
No primeiro daqueles dias, à noite, decorreu um baile abrilhantado pelo Conjunto "Expectativa", de Seia.
No dia 15, pelas 10,00 horas, saiu da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul a procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, para a Sua capela, em cujo adro foi celebrada missa pelo Reverendo Padre Carlos Augusto, pároco das freguesias de S. Pedro do Sul e Várzea.
A procissão foi acompanhada pela Banda Filarmónica Harmonia, de S. Pedro do Sul, a qual interpretou os cânticos durante a eucaristia.
À tarde, actuaram o Rancho "As Lavradeiras de Negrelos" e as Concertinas de Lafões.
À noite, houve novo baile, no qual actuou o Conjunto "Terceiro Milénio", de Tondela.
Para a realização desta festa, a respectiva comissão apenas realizou peditório em Negrelos, o que, aliás, já havia acontecido no ano de 2009. A esta comissão, constituida pelos Srs. Vitor Oliveira Matos, Filipe Manuel Oliveira Gonçalves, Marco Paulo Oliveira Gonçalves, José Pereira Fernandes e Henrique Vieira Cardoso, apresentamos parabens pelo excelente trabalho efectuado.
No próximo ano serão mordomos os Srs. Vitor Oliveira Matos, D. Ana Isabel Mendes Oliveira, D. Fernanda de Oliveira Matos, António Manuel Mendes Oliveira Correia e D. Ângela Cristina Oliveira.
No ano transacto, a comissão de festas foi totalmente feminina. Em 2011, as mulheres estarão em maioria na mordomia. Entendemos ser positivo tal facto. Recordamos, aliás, que entre quem acompanhou Jesus se encontravam diversas mulheres, o que, há 2000 anos, foi uma revolução na religião.
A terminar esta notícia, apresentamos o lamento desta localidade por as valetas das vias de comunicação por onde passou a procissão não estarem devidamente limpas, contrariamente aos anos anteriores ...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Vidas que fazem parte da História

Esta é uma nova rubrica que começarei a apresentar no blog.
Vou falar um pouco de personagens que são ou que foram importantes na História mundial.
Hoje como é dia 13 decidi destacar uma figura mítica não só pelos discursos longos, pelos charutos mas sim pelo seu forte carácter.

Fidel Alejandro Castro Ruz
Nasceu no dia 13 de agosto de 1926 em Cuba.


Foi presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró-americano do general Fulgêncio Batista. Esta revolução teve um carácter nacionalista e socialista, pois recebeu forte influência do “companheiro” Ernesto Che Guevara e do irmão de Fidel, Raúl Castro. Deixou a presidência a pouco mais de 2 anos para o seu irmão mais novo Raúl Castro, mas ultimamente tem aparecido a defender o seu país, da mesma forma corajosa quando foi alvo do bloqueio económico dos Estados Unidos da América.
Poderia enumerar mil e uma coisa acerca desta brava figura, mas apenas deixo uma frase que reflecte a sua essência e o seu modo de pensar:

"Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral"


Até Breve!





quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Nos próximos dias 14 e 15 de Agosto decorrerá nesta localidade a festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, com o seguinte programa:

DIA 14, à noite:
- baile com o Conjunto "Expectativa".

DIA 15:
-10,00 horas: saída da procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, da Igreja Matriz de S. Pedro do Sul para a capela local, em cujo adro será celebrada missa campal.
- a partir das 15,00 horas: actuações do grupo "Concertinas de Lafões" e do Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos".
- à noite: baile abrilhantado pelo conjunto "Terceiro Milénio".

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A ELP LASER TURNTABLE - O TOCA-DISCOS A LASER DA ELP JAPAN

Trata-se de um equipamento produzido atualmente pela ELP Corporation – Minami-Urawa – Saitama – Japan. Esse equipamento é capaz de ler discos de vinil novos, arranhados ou imprestáveis, aqueles com aquelas falhas em que a agulha não sai do lugar e discos rachados. E tudo isso com excelente qualidade, em relação aos novos, e boa qualidade nos arranhados e rachados - inclusive trazendo em si um recurso chamado "de-clicker", que retira os 'cliks' dos discos arranhados, transformando-os para sons graves e mais discretos, quase imperceptíveis ao ouvido humano. A vantagem que traz em relação aos vinis novos está na certeza de que eles nunca serão desgastados (isso é fantástico!), pois não há agulha: só um leitor composto de 5 micro canhões laser.
Ler mais http://tocadiscoslaser.blogspot.com/
http://www.elpj.com/purchase/index.html

sábado, 7 de agosto de 2010

São Pedro do Sul On Fire!


Infelizmente o concelho de S. Pedro do Sul está a ser fustigado pelos incêndios em São Cristóvão de Lafões e Santa Cruz da Trapa.

O incêndio maior é em Santa Cruz da Trapa, onde estão envolvidos, segundo dados oficiais 206 bombeiros, 6
Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, 4 Equipas de Sapadores Florestais, 4 Grupos de Análise e Uso de Fogo, 64 veículos operacionais e 2 helicópteros.

Esperemos que os Bombeiros consigam combate-los, apesar das altas temperaturas que se sentem.



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ACTIVIDADES DESPORTIVAS E CULTURAIS

XII FESTIVAL DAS LAVRADEIRAS DE NEGRELOS

Amanhã, dia 7 de Agosto, pelas 21,00 horas, decorrerá nas Termas de S. Pedro do Sul o XII Festival de Folclore organizado pelas "Lavradeiras de Negrelos".
Além do rancho anfitrião participarão naquele festival os seguintes agrupamentos folclóricos: Rancho Folclórico Piares Penha Longa, do Marco de Canavezes; Grupo Folclórico Santa Catarina de Longos, de Guimarães, e Rancho Folclórico ADEPEC, de Vale de Cavalos.

PASSEIO BTT

No próximo domingo, dia 8 de Agosto, será realizado um passeio BTT (bicicleta todo o terreno), com início às 9,30 horas, saindo da Rotunda de Nossa Senhora do Livramento, nesta localidade, em direcção a Vouzela, pela ex-via férrea, de onde regressará ao ponto de partida.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

(FALTA DE) LIMPEZA DE VALETAS

Todos os anos, aquando da Festa de Nossa Senhora do Livramento, as valetas de estradas e caminhos desta localidade que, recordamos, pertence à cidade, são limpas. A festa está à porta. Faltam menos de duas semanas para a sua realização e aquelas valetas encontram-se cheias de ervas e detritos. Apelamos à Câmara Municipal para que mande efectuar a limpeza daqueles espaços antes do dia 15 do corrente mês.

PS: este blogue surgiu há seis anos. Havia outros blogues no nosso concelho. A maior parte terminou a sua actividade. Poucos são os que restam. No entanto, surgiram novos blogues. O nosso mantém a sua regularidade e vai ultrapassando as dificuldades, tendo passado por várias renovações. Todos os colaboradores do "Negrelos on line", especialmente os seus fundadores, estão de parabens.

domingo, 1 de agosto de 2010

NegrelosOnline comemora 6 anos de existência


Fez ontem 6 anos que nasceu o blog NegrelosOnline. São 6 anos de existência e 6 anos de divulgação de Negrelos. 
Passado estes anos, ainda estamos vivos, activos e com mais informação e conhecimento para partilhar.
Parabéns a todos os colaboradores do NegrelosOnline e obrigado por manterem a chama viva.