sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ginastas de S. Pedro do Sul apurados para a 14.ª Gymnaestrada Mundial


Realizou-se nos passados dias 24 e 25 de Abril, no Bombarral, as provas de observação e selecção dos blocos candidatos às Apresentações de Interior para a 14.ª Gymnaestrada Mundial - Suíça 2011.

A Associação de Educação Física e Desporto de S. Pedro do Sul candidatou-se com o bloco gímnico "Movimentos Lusitanos", composto por 65 ginastas, das classes Mista, Aeróbica e Representativa Feminina, tendo sido apurado para integrar a delegação portuguesa.

Para além disso, também foi seleccionado para representar Portugal na Gala do EuroGym, que vai decorrer em Julho de 2010, na Dinamarca.


Campeonato Regional de Desportos Gímnicos


S. Pedro vai voltar a ser palco de mais uma iniciativa desportiva, desta vez o Campeonato Regional de Desportos Gímnicos e Actividades Rítmicas e Expressivas, no âmbito do Desporto Escolar, no Pavilhão Municipal de S. Pedro do Sul, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio.

Vão estar presentes diversas Escolas dos seguintes Distritos: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

A representação do nosso Distrito está ao cargo do Agrupamento de Escolas de Vouzela (Ginástica de Grupo, Ginástica Acrobática e Ginástica Artística Masculina), da Escola Secundária de S. Pedro do Sul (Trampolins, Actividades Rítmicas e Expressias e Ginástica Aeróbica Desportiva),da Escola Secundária de Oliveira de Frades (Ginástica Artística Feminina) e do Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara -Mangualde (Ginástica Artística Feminina).

Uma vez que a quase totalidade dos representantes do nosso distrito é da região de Lafões, apelo a todos que venham apoiar estes atletas, nos seguintes horários:


6.ª Feira - 30 de Abril
  • 20h00m: Início das Competições de Ginástica de Grupo e Ginástica Aeróbica Desportiva.
  • 22h30m: Actuações das Classes Mista (Sporting Clube de Portugal) e Ritmica Representativa (Ginásio Clube do Sul).

Sábado - 1 de Maio

  • 9h30m: Competição de Ginástica Acrobática e Ginástica Artística.
  • 14h30m: Comeptição de Trampolins e Actividades Rítmicas e Expressivas.
  • 16h30m: Actuação do Bloco Gímnico da Associação de Educação Física e Desporto de S. Pedro do Sul.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Julio Pereira


Júlio Pereira é um nome incontornável da música portuguesa, com um assinalável percurso de 40 anos. Tomou parte no movimento rock dos anos 70, como guitarrista e líder de diversas bandas.

Após a revolução de Abril (1974), iniciou um trabalho de recuperação renovador dos sons tradicionais, destacando-se Cavaquinho (1981), Braguesa (1982), O meu bandolim (1992), bem como, sobretudo a partir dos anos 90, na associação desses sons a novas soluções acústicas: Lau Eskutara(1995), Rituais(2001) e Geografias(2007).

Júlio Pereira foi ainda referência como instrumentista, orquestrador ou produtor em trabalhos conjuntos com Pete Seeger, The Chieftains, Kepa Junkera, Dulce Pontes, Sara Tavares, Carlos do Carmo entre outros, sem esquecer a intima ligação à carreira de José Afonso.


domingo, 25 de abril de 2010

CANTA, CANTA, AMIGO, CANTA

No Verão de 1969, um grupo de católicos contestatários do regime autoritário e reaccionário então vigente levou a efeito um acampamento em Paços de Vilharigues - Vouzela. Então, o cantor António Macedo fez a canção que a seguir publicamos em homenagem ao 25 de Abril, que hoje se comemora.


Canta canta, amigo canta
vem cantar a nossa canção
tu sozinho não és nada
juntos temos o mundo na mão
(REFRÃO)

Erguer a voz e cantar
é força de quem é novo
viver sempre a esperar
fraqueza de quem é povo
Viver em casa de tábuas
à espera dum novo dia
enquanto a terra engole
a tua antiga alegria

(REFRÃO)

O teu corpo é um barco
que não tem leme nem velas
a tua vida é uma casa
sem portas e sem janelas
Não vás ao sabor do vento
aprende a canção da esperança
vem semear tempestades
se queres colher a bonança

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Miles Davis



Miles Davis foi um trompetista americano na vanguarda de quase todos os subgéneros do Jazz. Depois do estilo “be-bop”, foi pioneiro no “cool”, “modal” e do “fusion Jazz”.
Como trompetista, as suas habilidades técnicas foram sempre questionadas, porém os standards deixados são amplamente conhecidos e autenticas bandeiras do Jazz.
Em 1959, Kind of blue, considerado o mais belo disco da história do jazz, tal como Bitches Brew, em 1970 a forte presença dos sons eléctricos no Jazz.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Frank Zappa 1940-1993



Frank Zappa o músico mais prolifero de sempre. Compositor de doo-wop, r&b, jazz ligado ao blues, alegros, andantes, clássica, fusão de inúmeros estilos, exímio guitarrista e ainda inventor de novas sonoridades.
A complexidade musical caracterizou o seu assinalável percurso, assim como a sátira o seu carácter natural.
Fundou a banda The Mothers of invention, onde coleccionou os melhores músicos do planeta nomeadamente Ruth Underwood, George Duke, Steve Vai, Jean Luc Ponty, Tina Turner etc.
Apesar do estrelato, a música de Frank nunca agradou os amantes da pop e das rádios, por outro lado, foi considerado um génio pelos ouvidos intelectos.
Paralelamente à música, Zappa ainda teve uma breve passagem pelo cinema, arte que considerava paixão.
Faleceu de doença prolongada, pouco depois de se candidatar a presidente dos Estados Unidos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

BOA PÁSCOA

A Páscoa, como o Natal, não é apenas uma data destinada ao consumismo. Nesta altura, celebra-se a morte e ressurreição de Cristo, que se expôs ao sacrifício supremo para nos resgatar do pecado e por lutar pela justiça simultaneamente divina e humana, contra os poderosos arrogantes do seu tempo.
Numa época em que novos poderes arrogantes, quer políticos, quer económicos, se afirmam, mesmos nas democracias, não sendo preciso sair de Portugal para o constatar, reflitamos no verdadeiro sentido da Páscoa, pois dois milénios depois, aí reside a resposta para muitos dos problemas actuais.
Para os colaboradores e leitores do "Negrelos on line", vão os votos de uma boa Páscoa.

HOMICÍDIO EM NEGRELOS

SUSPEITOS CONDENADOS
No dia 15 de Maio do ano transacto, como noticiou este blogue, foi assassinado a tiro de caçadeira, em Saínhas, local pertencente a Negrelos, Alfredo de Almeida Teles, de 38 anos de idade, residente no Bairro da Negrosa.
Os suspeitos, dois jovens namorados, ficaram em prisão preventiva, tendo sido recentemente submetidos a julgamento, em tribunal colectivo (com 3 juizes), no Tribunal Judicial de S. Pedro do Sul.
O jovem, de 24 anos, foi condenado na pena de 16 anos e 5 meses de prisão. A sua hoje ex-namorada foi condenada na pena de 15 anos e 4 meses de prisão. Ambos foram condenados em cúmulo jurídico pela prática dos crimes de homicídio qualificado e posse ilegal de arma.
Um terceiro arguido, suspeito de ter vendido a arma com que o crime foi consumado e por a mesma não ser legal, foi absolvido por falta de provas de que cometeu tal acto.
Os dois jovens foram ainda condenados em pagar uma indemnização de 75 000 euros aos pais da vítima. Caso não paguem aquela quantia, nem possuam bens que possam ser executados, um fundo existente para ressarcir as indemnizações determinadas judicialmente, por criminalidade violenta, pagará aquela quantia.
No entanto, o acórdão que condenou aqueles jovens ainda não transitou em julgado, ou seja, há possibilidade de recurso do mesmo para o Tribunal Superior.