domingo, 28 de fevereiro de 2010

NO TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO CARNAVAL DE NEGRELOS

O Carnaval de Negrelos comemorou 30 anos no passado dia de entrudo.
Em 1980, um grupo de conterrâneos e conterrâneas decidiu celebrar o Carnaval, partindo de Negrelos com um cortejo que após percorrer o Bairro da Ponte, contornou a então vila de S. Pedro do Sul.
Posteriormente, todos os anos, em tal data, aquele percurso foi percorrido pelos negrelenses, o que mais uma vez aconteceu no passado dia 16. Organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN), saiu desta localidade um cortejo em que participaram grupos de bombos, carros alegóricos, indivíduos mascarados, etc.
Recordamos aqui os iniciadores deste Carnaval, alguns dos quais já não fazem parte do mundo dos vivos. A todos prestamos a nossa homenagem.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mitos da musica - Igor Stravinsky



Mitos da Musica, será um espaço do Negrelos Online, dedicado aos grandes ícones da cultura musical. O bloco enquanto divulgação cultural estará aberto a sugestões, partilha de gostos e ir ao encontro de um universo maior das nossas selecções musicais.
Hoje, apresento a genialidade de Igor Stravinsky musico revolucionário, considerado pela revista Time, como uma das 100 pessoas mais influentes do século XX.
Igor Stravinsky 1882-1971

Nasceu russo, mas cidadão do mundo, naturalizou-se consecutivamente, francês e americano.
Na vanguarda do neoclássico e do serialismo, ditou como devia ser a musica do século XX – livre, selvagem, áspera e turbulenta, tão imprevisível e rebelde, como a própria época.
Assim como na escolha de nacionalidade, Stravinsky foi volúvel no estilo da escrita.
Esse ecletismo permitiu-lhe resumir na sua obra praticamente toda a música moderna.
Composições como “Sagração da Primavera” ou “Pássaro de fogo” evidenciam novos designs rítmicos e uma maior gama tímbrica e descomplexada face à tradição.
Desfrutem da mestria deste músico! Mitos da Musica voltará com Joan Baez um talento do Folk.
Saudações musicais

ALGUMAS FOTOS DO CARNAVAL DE NEGRELOS 2010

Clique na imagem para visualizar as fotos

sábado, 13 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE NEGRELOS COM MUDANÇA DE PERCURSO


É já na próxima Terça-feira que o Carnaval de Negrelos sai à rua. O desfile tem início marcado para as 15 horas, com saída de Negrelos em direcção a São Pedro do Sul. De lembrar que este ano o desfile sofre alterações no seu percurso (ver imagem acima), sendo também o ano em que comemora 30 anos de existência.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CONCERTO ACÚSTICO DOS TEEN SPIRITS


O grupo de intervenção cultural Espíritos Inquietos, vai realizar, no próximo dia 20 de Fevereiro de 2010, para comemorar o 4º aniversário, uma actividade com concerto acústico da banda Teen Spirits - Nirvana Tribute Band, no Cine-teatro de S. Pedro do Sul. A produção baseia-se na recriação, o mais parecido possível, do mítico concerto que os Nirvana fizeram em 1994 designado Unplugged in New York. A banda Teen Spirits conta com a presença do Nuno Norte, vencedor da 1ª edição do Ídolos.

Logótipo EI.JPG

+ informações:
espiritosinquietos.pt
myspace.com/espiritosinquietos
geral [arroba] espiritosinquietos.pt
963748101

ALDEIA DA PENA

Conheça Aldeia da Pena, uma povoação de xisto, encravada entre montanhas, no concelho de São Pedro do Sul, onde vivem apenas oito pessoas.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MELHORAMENTO DO PISO DA ESTRADA NA ENTRADA DE NEGRELOS...

O piso da estrada que liga Negrelos a Fataunços foi melhorado entre a Pedreira e a Ponte do Comboio. No entanto, aquela via de comunicação tem um declive bastante acentuado na descida junto à Quinta da Pedreira. Chamamos a atenção da Câmara Municipal para corrigir aquele espaço.

... E LIMPEZA DE VALETAS E REGOS

A Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul procedeu, recentemente, à limpeza de bermas e regos junto às estradas e caminhos em Negrelos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

V UPHILL SÃO PEDRO DO SUL/COELHEIRA


Para os amantes do BTT, os GingasBTT/ACRNegrelos organizam o 5º UPHill São Pedro do Sul - Coelheira no dia 25 de Abril. Para quem não está enquadrado, trata-se de uma prova de BTT que é, na sua maioria e como o próprio nome indica, sempre a subir.

Altimetria:



Incrições e mais informações em gingasbtt.blogspot.com