segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LAVRADEIRAS EM INAUGURAÇÃO DE NOVA VARIANTE

No passado sábado, dia 26 de Setembro, foi inaugurada a nova variante do LIDL à Rua Serpa Pinto, em frente à GNR, na cidade de S. Pedro do Sul.
A convite da Câmara Municipal actuaram na festa da referida inauguração diversos grupos folclóricos do nosso concelho, entre os quais o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos", que foi muito aplaudido pelas largas centenas de pessoas presentes.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AINDA OS INCÊNDIOS NESTA LOCALIDADE

Há poucos dias, novo incêndio - prontamente dominado pelos bombeiros - deflagrou em Negrelos e novamente junto a uma habitação.
Trata-se de uma situação muito estranha. Diversos fogos em pouco mais de um mês na mesma localidade e junto a habitações! Espera-se que este caso seja investigado e se houver mão criminosa implicada, sobre a mesma seja feita justiça.

MAIS EXIBIÇÕES DAS LAVRADEIRAS

O Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" actuou mais uma vez (a segunda no Verão de 2009) em frente ao Balneário Rainha D. Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul, no passado sábado, dia 19 de Setembro.
Aquela actuação integrou-se na animação termal.
No passado mês de Agosto, o mesmo rancho participou num festival realizado em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

LAVRADEIRAS ACTUARAM NA CAPITAL

O Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" deslocou-se no passado domingo, dia 13 de Setembro, a Lisboa, a convite da Casa de Lafões naquela cidade.
Após recepção na sede daquela Casa, na Rua da Madalena, o rancho percorreu parte considerável da baixa pombalina, terminando na Praça da Figueira, onde actuou, aplaudido por muitas pessoas presentes.
A Casa de Lafões em Lisboa está a convidar diversas colectividades da região que representa para levar a efeito espectáculos na capital. No próximo domingo será a vez de a Banda Filarmónica de Vouzela ali se deslocar.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

TRADIÇÕES QUE VÃO DESAPARECENDO

Estamos na época das colheitas. Em outros tempos, realizavam-se nesta altura desfolhadas, também denominadas cascadelas, de milho, à noite, nas quais se entoavam canções populares tradicionais até altas horas, se comia e bebia. Quando alguém encontrava uma espiga vermelha, dava um abraço aos restantes presentes. Muitas vezes, essa espiga era levada da residência de quem dizia ter encontrado a mesma.
Hoje, além de ser semeado muito menos milho que naqueles tempos, a tradição da “cascadela” desapareceu.
Também os esmagadores de uvas substituíram as célebres e alegres “pisadelas”, que eram autênticas festas, findas as quais os seus participantes comiam o tradicional arroz de frango, bem regado.
Tudo isto acabou ou está em vias disso. É pena que estas belas tradições tenham levado tal caminho.
Apelamos às associações culturais, como a ACRN, que ressuscitem aqueles hábitos, realizando, por exemplo, uma “pisadela” e uma desfolhada anuais .