segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ALGO DE ESTRANHO SE PASSA ...

No espaço de menos de três semanas deflagraram quatro incêndios nesta localidade.
Curiosamente, alguns daqueles incêndios tiveram início sensivelmente à mesma hora e nas imediações do sítio onde haviam terminado os anteriores fogos.
Curiosamente, alguns incêndios começaram junto a casas de gente humilde e trabalhadora, que as contruiu com grande sacrifício.
Algo de estranho se está a passar em Negrelos.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Negrelos novamente atacado pelo fogo




Por incrível que pareça, quase às mesmas horas do outro dia, Negrelos voltou a arder...ficam imagens...e fica uma enorme revolta pois cada vez mais parece que não são incêndios casuais.
Fica um agradecimento a todos os que o combateram e um apelo às autoridades competentes que façam mais vigilância porque não podemos perder a nossa bela natureza.

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Nos dias 14, 15 e 16 do corrente mês, decorreram em Negrelos as festas em honra de Nossa Senhora do Livramento, padroeira local.
No dia 14, à noite, houve um baile com o conjunto RX.
No dia principal (15, sábado e feriado), a Banda Filarmónica de Vouzela efectuou, logo pela manhã, uma arruada nas ruas da povoação.
Cerca das 10 horas, saiu da Igreja Matriz da cidade de S. Pedro do Sul para a capela local a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, a qual foi acompanhada pela já referida banda do concelho vizinho.
Terminada a procissão, no adro da capela foi celebrada missa pelo Reverendo Sr. Padre Carlos Augusto, pároco de S. Pedro do Sul e Várzea. Um grupo de elementos da Banda Filarmónica de Vouzela acompanhou, cantando, o acto litúrgico.
Na noite deste dia, actuaram a Tuna da Academia de Viseu e o Conjunto "Akustika".
No último daqueles dias (domingo), pela manhã, decorreu um desafio de futebol no Estádio Municipal da Pedreira entre solteiros e casados de Negrelos, que os primeiros venceram por 4-1, como, aliás, o Bruno Oliveira refere em post anterior.
Durante a tarde, teve lugar mais um festival de folclore organizado pelas "Lavradeiras de Negrelos", no qual, além do rancho anfitrião, participaram os Ranchos de Sobral de Pinho, de Sul e de Ribeira de Fráguas - Albergaria-A-Velha.
Durante o festival foram entregues lembranças aos grupos participantes pelo vereador da C.M. de S. Pedro do Sul, Sr. Prof. Rogério Duarte, pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul, Sr. Vitor Figueiredo, pelo antigo ensaiador das "Lavradeiras", Sr. José de Azevedo Lima, e pelo Sr. Fernando Oliveira, antigo presidente da direcção deste rancho.
A terminar os festejos, houve baile abrilhantado pelo Conjunto CS.
À Comissão de Festas, totalmente feminina, constituida pelas Srªs Engª Carla Susana Oliveira Matos (reitora), Drª Maria José Vieira Henriques Cardoso, D. Eduarda Maria Valadares Ferreira, D. Paula Cristina Gonçalves Fernandes e D. Maria Fernanda Ferreira dos Santos, apresentamos parabens pelo muito bom trabalho efectuado.
No próximo ano serão mordomos os Srs. Filipe Manuel de Oliveira Gonçalves (reitor), Marco Paulo de Oliveira Gonçalves, José Pereira Fernandes, Henrique Vieira Cardoso e Vitor Manuel de Oliveira Matos.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Solteiros vs Casados




No Domingo realizou-se o jogo entre solteiros e casados.
Foi um bom convívio com muita brincadeira, mas infelizmente houve pouca participação por parte dos casados o que levou a que alguns solteiros representassem os casados com todo o profissionalismo.
Foi um belo jogo, os solteiros ganharam por 4-1, apesar de que o resultado foi algo exagerado, porque a equipa dos casados apresentou-se em bom estilo, especialmente na 1ª parte.

Aqui ficam as fotos das equipas...e para o ano...quem será que vai ganhar?

NEGRELENSES NAS LISTAS PARA AS AUTÁRQUICAS

No próximo dia 11 de Outubro, decorrerão as eleições para as autarquias locais em todo o País.
Das listas candidatas no concelho de S. Pedro do Sul farão parte os seguintes negrelenses:

ASSEMBLEIA MUNICIPAL:
- Manuel de Almeida Silva (PSD), em 8º lugar, o qual faz parte daquele órgão no mandato que está a terminar.
- Maria da Conceição Rodrigues de Matos Abrantes (CDU), em 13º lugar.


ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE S. PEDRO DO SUL:
- Tiago Emanuel Oliveira Rebelo Correia (PSD), em 5º lugar.
- Engª Carla Susana Oliveira Matos (PS), em 9º lugar.
- Manuel de Matos Nunes (PS), em 1º lugar suplente.
- José Manuel Dias Lemos (PS), em 4ºlugar suplente.
Estes dois últimos conterrâneos já fizeram parte do órgão a que se candidatam. Manuel Matos Nunes faz, presentemente, parte da Assembleia de Freguesia de S. P. Sul.

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE VÁRZEA:
- Maria Conceição Rodrigues de Matos Abrantes (5º lugar).

A nossa conterrânea Conceição Matos Abrantes, que tem diversos familiares em S. Pedro do Sul, e especialmente em Negrelos, saiu daqui, pequena, com os seus pais, há muitas décadas, para o Barreiro, dado o seu pai ter conseguido naquela época um emprego na então CUF. Foi funcionária profissional clandestina do PCP antes do 25 de Abril, tendo suportado largos anos de clandestinidade e prisão, bem como torturas pela polícia política de então, a PIDE.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Incêndio em Negrelos




Pouco passava das 16horas quando o incêndio se propagou na nossa aldeia.

Felizmente, a chegada rápida das corporações de Bombeiros, os GIPS, 2 aviões e 2 helicópteros permitiu que o combate ao fogo fosse mais eficaz.
Resta-nos saber a causa do incêndio, pois é uma zona onde se situam várias casas, e onde começa uma grande zona verde.

Um agradecimento a todos que se mostraram prontos a defender a bela natureza da nossa aldeia.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DE VISITA

Encontram-se em Negrelos, de visita, como é normal nesta época do ano, vários conterrâneos (as) que labutam em outros locais do país e em países estrangeiros.
A todas desejamos óptima estadia.