domingo, 26 de outubro de 2008

Actividades Infantis do Halloween







Durante a tarde de Domingo realizaram-se várias actividades de pintura na A.C.R.N. Mais uma vez teve bastante aceitação por parte dos mais pequenos que pintaram vários desenhos sobre o Dia das Bruxas.
O espaço ficou muito mais colorido e foi uma alegria ver os miúdos tão empenhados nas tarefas.
A caminhada realizada de manhã também foi um sucesso.
Um obrigado a todos que organizaram e participaram nestas actividades.

Festa de Halloween na sede da ACRN


A Associação Cultural e Recreativa de Negrelos convida todos os sócios a participar na festa temática do halloween, que se vai realizar na próxima sexta-feira, dia 31 de Outubro, na sede da ACRN.  Esta festa tem como objectivo comemorar o halloween (ou dia das bruxas), que hoje em dia tem um significado diferente do que há uns anos. 
Apareçam e sejam criativos!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

LAICISMO E LAICIDADE

Há alguns anos, publiquei no "Notícias de Lafões" um artigo, cujo título era "Cristo, o primeiro laico", referindo-me à Sua célebre expressão "A Deus o que é de Deus e a César o que é de César", que afirma claramente a separação entre a Igreja, o Estado e a Política.
Houve católicos que não compreenderam o alcance da expressão. Houve quem afirmasse (imagine-se!!!) que eu estava a chamar Cristo ateu...
Em entrevista concedida ao semanário "Expresso", na sua última edição, o Cardeal D. Saraiva Martins, que já dirigiu a Congregação dos Santos e faz parte do chamado governo do Vaticano, diz exactamente a mesma coisa: "Cristo é o primeiro laico, ao defender que se dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Irão aquelas pessoas apelidar o Cardeal D. Saraiva Martins de ateu? Um ateu no governo do Vaticano, dirigido pelo Papa? Na Igreja e não só, os "mais papistas que o Papa", efectivamente, não ajudam nada, antes pelo contrário, só prejudicam as instituições a que pertencem.
Na mesma entrevista, o Cardeal nascido na Guarda distingue laicismo e laicidade.
Laicidade é a separação da Igreja e do Estado, mas acompanhada de liberdade religiosa.
Laicismo é o afastamento da religião do espaço público, como defendem certos herdeiros do jacobinismo franco-maçónico, influenciado pelo racionalismo e o iluminismo anti-clericais e ateus.
A laicidade e simultaneamente o importante papel atribuido às Igrejas enquanto representantes da sociedade civil são visíveis e acarinhados nos EUA e no Reino Unido, também, em parte, por influência maçónica, mas distinta da francesa. Nos países anglo-saxónicos, a maçonaria maioritária é a chamada regular, à qual só pode pertencer quem acreditar na existência de Deus. Esta maçonaria, historicamente, recebeu influência racionalista e iluminista diferente da de inspiração francesa, que mais que diálogo, sempre procurou a síntese entre a fé e a razão. Aliás, a maioria destes racionalistas eram cristãos, uns católicos, outros protestantes.
Eis a explicação para estas diferenças de atitude nas relações Estado-Igreja/Religião nas nações anglo-saxónicas e em outras nações (ou da parte dos seus governantes), influenciadas pelo jacobinismo deturpador do ideal original liberal e democrático da Revolução Francesa.

domingo, 19 de outubro de 2008

12ª Caminhada "Rota do Caminho de Ferro"


A ACRN promove mais uma caminhada mensal.

Realizar-se-á, Domingo, dia 26 de Outubro de 2008, a 12ª caminhada "Rota do Caminho de Ferro", com organização da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN).
Haverá também um almoço convívio na sede da ACRN, o qual necessita de uma prévia inscrição através do número 967930118 ou envio de um email para acrnegrelos@gmail.com

Para uma visualização mais detalhada do cartaz, clique na imagem.

domingo, 12 de outubro de 2008

Manhã de Actividades Infantis na A.C.R.N.






Hoje de manha realizaram-se várias actividades com os mais pequenos nas instalações da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos. Eles brincaram, pularam, leram, fizeram puzzles, coloriram e desenharam!
Foi uma manhã muito divertida, e foi uma alegria ver as crianças empenhadas a desempenhar as várias actividades.
Foram feitos inúmeros trabalhos que ficaram expostos no salão da Associação.
Em cima ficam algumas fotos deste dia animado.
Um obrigado a todos os organizadores e participantes...

ACRN COMPLETOU 27 ANOS

A PROPÓSITO DAS COMEMORAÇÕES

Ontem e hoje, a Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN) comemorou o seu 27º aniversário.
No dia de ontem, o Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Negrelos" e um grupo musical constituido por jovens de Fatunços - Vouzela actuaram na sede da colectividade aniversariante, a partir das 21 horas.
Foi um bom momento de diversão. Pena é que tivesse estado presente pouca gente. A anterior direcção da ACRN era criticada porque, comentava-se, "não desenvolvia actividades". A actual direcção tem desenvolvido intensa actividade, mas a mesma conta quase sempre com o alheamento da maior parte da população. Preso por ter cão...
Hoje, da parte da manhã, decorreram diversas actividades para os mais pequenos.

Termino deixando um apelo à Direcção da ACRN para que não desanime.

sábado, 4 de outubro de 2008

O QUE NÓS TEMOS QUE OS OUTROS NÃO TÊM

Por vezes é bom olharmos para as outras localidades e fazer comparações, no que diz respeito àquilo que elas têm e nós não, ou vice-versa.
Todas as localidades têm gente boa e gente má. Pessoas inteligentes e menos inteligentes, mais ou menos doutores, mais ou menos padres, mais ou menos católicos, mais ou menos corruptos, mais ou menos rotundas, e outras coisas mais. Contudo, existem coisas em que as localidades se diferenciam. Nesta era das novas tecnologias, em pleno século XXI, convém dizer que nós temos um rio. Sim, um rio. Daqueles rios que se aprenderam na escola primária. Existem algumas localidades que não têm um rio desses. Sim, tudo bem. Há outras que têm. Caramba, mas se calhar não se podem gabar de ver um rio repleto de submarinos. Ok. Podem não ser “Yellow Submarines”, mas são “Brown Submarines”. Acreditem que os vi, todos nós os vimos. Com tanta “merda”, quem é que não os vê? Ok. Tudo bem, os invisuais. Mas esses, tenho eu a certeza que os cheiram. E nestas coisas da “merda”, julgo que não há muita diferença entre o ver e o cheirar!!!
P.S. Ah! Esqueci de dizer que se calhar tudo foi feito para não serem vistos a jusante de Várzea. Se calhar foi por isso que foi mais fácil nós vemo-los a montante…

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Caminhada



No passado dia 28 de Setembro realizou-se a 11ª Caminhada promovida pela A.C.R.N.
Num belo dia de sol o grupo de participantes percorreu os belos caminhos, numa distância aproximada de 15km.
No final realizou-se o almoço convívio para os participantes inscritos.
Mais uma actividade realizada com êxito.
Uma palavra de apreço para os organizadores/participantes....