sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

BOM RÉVEILLON

A todos os colegas do NEGRELOS ON LINE, a todos os negrelenses, a todos os leitores: um bom réveillon e um óptimo ano de 2007!
Como tristezas não pagam dívidas, nem resolvem qualquer crise, passem uma noite divertida de 2006 para 2007.
Que para o blogue o próximo ano seja pelo menos tão bom como o que está a findar. Já não será nada mau.

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

2006 ►►► 2007

Estamos a caminhar para o fim deste ano de 2006 e temos 2007 mesmo à porta.

Por isso, em vez de enumerar os imensos acontecimentos decorrentes ao longo deste ano (bons e maus, baseado na minha opinião pessoal), fica aqui o repto aos utilizadores deste blog a deixarem a sua opinião acerca deste ano que está a findar. Expressem a vossa opinião.

Gostaria que subdividissem esses acontecimentos (Bom/Mau) nos seguintes temas:


1 – Na aldeia de Negrelos

2 – Na região de São Pedro

3 – No país

4 – No Mundo em geral


Cumprimentos, e Feliz Ano Novo.

Nova Reunião da ACRN



Aproveito este nosso espaço electrónico, que em muito tem revolucionado as mentes de Negrelos, para informar a nossa população que na próxima sexta-feira dia 29 de Dezembro, pelas 21h, se realizará uma nova reunião da ACRN com o intuito de resolver problemas da mesma. Irão também ser distribuídos avisos pela aldeia.
Compareçam, pois só assim poderemos encontrar uma forma de voltar a dinamizar a ACRN.

ACRN VAI TER NOVA DIRECÇÃO

No passado dia 22 decorreu uma Assembleia Geral da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN), na qual foi indicado o Sr. Carlos Manuel Rodrigues de Oliveira para formar nova direcção.

domingo, 24 de dezembro de 2006

NATAL À BEIRA-RIO

É o braço do abeto a bater na vidraça?
E o ponteiro pequeno a caminho da meta!
Cala-te, vento velho! É o Natal que passa,
A trazer-me da água a infância ressurrecta.
Da casa onde nasci via-se perto o rio.
Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!
E o Menino nascia a bordo de um navio
Que ficava, no cais, à noite iluminado...
Ó noite de Natal, que travo a maresia!
Depois fui não sei quem que se perdeu na terra.
E quanto mais na terra a terra me envolvia
E quanto mais na terra fazia o norte de quem erra.
Vem tu, Poesia, vem, agora conduzir-me
À beira desse cais onde Jesus nascia...
Serei dos que afinal, errando em terra firme,
Precisam de Jesus, de Mar, ou de Poesia?


David Mourão-Ferreira

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

REFLEXÃO EM TEMPO DE NATAL

O Natal não é (nem deverá ser essencialmente) apenas uma grande ceia familiar ou troca de presentes.
O Natal é uma data para reflectir sobre o seu significado: o nascimento de Cristo, que se fez Homem para libertar os outros seres humanos do pecado e da opressão. Por isso, como disse, há anos, o então Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, "Cristo foi o maior revolucionário de sempre".
Mais de 2000 anos após o nascimento de Jesus Cristo, continua a haver gente oprimida, quer interiormente, que externamente, por viver em sociedades que não são livres.
Diz uma conhecida canção "nesta manhã de natal/há em todos os países/muitos milhões de meninos felizes". Tal é verdade, mas não deve fazer esquecer os muitos milhões de meninos e adultos que não têm que comer ou onde dormir e estão sujeitos a várias formas de opressão. Para esses, não é Natal.
Nesta data, além do tradicional convívio familiar, reflitamos naquelas realidades e façamos, todos e cada um de nós, alguma coisa para que a mensagem libertadora de Natal se realize no mundo inteiro. É que tal não cabe só a quem tem responsabilidades de poder...
Aos meus colegas bloguistas, aos negrelenses e a todos os leitores, apresento votos de um santo Natal e um feliz 2007.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Comunicado



" Tendo como finalidade dinamizar a Associação Cultural e Recreativa de Negrelos, convido todos os interessados a participar numa reunião que se vai realizar no próximo dia 22 de Dezembro de 2006 (Sexta-Feira), pelas 21 horas na Sede da Associação"
Esta reunião é solicitada pelo Presidente da Assembleia Geral, Sr. António Manuel Bandeira Rodrigues.

Participem com as vossas ideias...

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

GINGAS BTT arranca 2007 com JANTAR

O grupo GINGAS BTT vai arrancar o ano de 2007 de uma forma diferente: em vez de pedalar numa bicicleta, porque não pedalar no prato e em forma de convívio? A ideia é iniciar o ano com o mesmo espírito que nos leva a participar nos eventos em cima da bicicleta e podermos reunir todos os praticantes da modalidade (e interessados por ela) num jantar que servirá também para partilhar experiências.
E assim será! Registem nas vossas agendas: 13 de Janeiro 2007, 20h30.

Os interessados queiram por favor contactar as pessoas abaixo, pois só assim poderemos organizar melhor o jantar, calcular o preço por pessoa e reservar o local. Contamos contigo!!

Francisco Adegas - 963873256
Miguel Gomes - 919093692

sábado, 9 de dezembro de 2006

“É dar pérolas a porcos”

Assim se define as preciosidades culturais, que o Cine Teatro de S Pedro do Sul oferece ao povo Sampedrense, e, infelizmente são desperdiçadas ou se tornaram desabituais.
Após quinze longos anos, o nosso Cine Teatro reabre as portas aos tão virtuosos espectáculos. O Cinema reabriu. Agora, pede-se gente para o (re) encher!
Falta divulgação? Desinteresse? Ou não será cultura? Já esquecido lamento, que cultura passou a ser conversas redundantes de café, jogar cartas e beber copos…
Enquanto, monumentos que padronizaram e destacaram o nome de Lafões ( Alafum, Isabel Silvestre, Tocata, Sérgio Lucas, entre outros), oferecem “pérolas a porcos”

domingo, 3 de dezembro de 2006

ÓRGÃOS DE SOBERANIA AUSENTES DO FUNERAL DE MÁRIO CESARINY

Mário Cesariny de Vasconcelos foi um amante da liberdade e crítico do poder.
Foi contra todas as ditaduras. Foi anti-salazarista e anti-gonçalvista.
Esteve com Sá Carneiro e o seu projecto, sem deixar, como qualquer intelectual que se preze, de ser consciência crítica do poder que apoiava.
Posteriormente, foi crítico de todos os poderes, em nome da trilogia surrealista: liberdade, amor, poesia. Terá sido por isso que nenhum órgão de soberania se fez representar no seu funeral?
Cesariny foi um dos maiores poetas e pintores da nossa época. É, no mínimo, lamentável que nem a Presidência da República, nem o Primeiro Ministro, nem a Assembleia da República estivessem presentes ou se fizessem representar na última viagem do autor de "Manual da prestidigitação".