sábado, 30 de setembro de 2006

NÃO HÁ DUAS SEM TRÊS

Volto a escrever (pela terceira vez) sobre a escuridão que caracterizava a água que abastece as nossas habitações, no passado fim de semana.
Agora, quero informar alguns comentadores das caixas dos nossos posts que levantei aquela questão nos mesmos termos em que o fiz neste blogue, na Assembleia Municipal ontem realizada. Para melhor informação sua, poderão consultar a acta da mesma Assembleia quando for conhecida.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

BENFICA em S. Pedro do Sul

É já este fim-de-semana (Sábado) que o Benfica visitará a nossa vila de forma a participar num torneio triangular organizado pelos Unidos da Estação.
Sei que sou suspeito, mas considero um importante marco para o desporto em S. Pedro do Sul podermos ter a visita da instituição Benfica. Mesmo sem ser a equipa de futebol de 11 profissional, julgo ter alguma importância esta presença. No caso concreto do Futsal, as campeãs nacionais, juntamente com a Académica de Coimbra, virão dar mais visibilidade à modalidade na nossa região, que tanto precisa...
Eis o programa:
15h30 - Unidos vs. Académica
17h30 - Benfica vs. Académica
19h30 - Unidos vs. Benfica

domingo, 24 de setembro de 2006

ÁGUA CONTINUA SUJA. ATÉ QUANDO?

Desde a passada sexta-feira, dia 22, que a água que abastece as nossas casas está suja, com uma cor muito escura. Não haverá uma solução para colmatar esta situação?
Voltamos a perguntar: sempre que chova acontece isto?

sábado, 23 de setembro de 2006

ÁGUA vs ELECTRICIDADE NÃO RENOVÁVEL


Recentemente ouvimos nos meios de comunicação a seguinte notícia.

“Lavar loiça à mão gasta mais água do que lavar na máquina”.

Estou completamente de acordo.

Mas é necessário reflectir sobre uma coisa. Ao lavar na máquina estamos a gastar água e electricidade (e esta ultima não é transformada em pequenas quantidades de Volt). Como bem sabem a energia eléctrica em Portugal é produzida em grande parte por queima de combustíveis fósseis. Ou seja, ao ser produzida vão estar a ser libertadas quantidades enormes de C02 e C0. Estes vão contribuir largamente na deterioração da camada do ozono.

Onde é que eu quero chegar? A resposta é simples: Aquecimento Global.

O Aquecimento Global, efeito da causa “efeito de estuda”, faz com que se desencadeiem vários acontecimentos, como por exemplo: aumento global da temperatura, fortes tempestades, verões mais quentes, Invernos mais rigorosos.

Mas, pegando nos verões mais quentes e no aumento da temperatura, é fácil prever os tempos de seca que se aproximam (é claro que não estou a falar das secas de financiamento do Alentejo). E por isso é que vai deixar de haver água. Não é pelos lençóis de água que agora estão vazios.

Há que ver que esta falta de água é provocada por uma seca, mas uma seca induzida, não uma seca por falta de recursos naturais e por acontecimentos naturais.

Também se tem falado nos meios de comunicação sobre o “degelo”, ou seja, mais um efeito desta nossa causa, POLUIÇÃO!

Agora faço-vos a seguinte pergunta, o que será pior: Gastar água? Gastar Energia Eléctrica?

(Claro que estou a falar da Energia da rede, pouco renovável).

CHOVEU. A ÁGUA VOLTOU A FICAR ESCURA

Choveu. A água que consumimos em nossas casas voltou a ficar escura, como já havia acontecido aquando da queda de chuva no passado mês de Julho.
Será que sempre que chova tal irá acontecer? Se, contrariamente aos anos anteriores, tivermos um Inverno rico em chuva, paradoxalmente, teremos falta de água ou a mesma suja nas nossas habitações? Espera-se que quem tem responsabilidades nesta matéria encontre resposta adequada a estas questões.

sábado, 16 de setembro de 2006

FALECEU ORIANA FALACCI, UMA INTRÉPIDA DEFENSORA DA LIBERDADE




Faleceu ontem, dia 15 de Setembro, Oriana Fallaci, escritora e jornalista italiana, que contava 77 anos de idade.
Oriana Falacci entrevistou várias figuras de relevo internacional, como Teng Siao Ping, Kissinger, Komeini, ou Álvaro Cunhal, o português até hoje mais importante no movimento comunista internacional.
Na entrevista concedida àquela intelectual italiana, em 1975, Cunhal afirmou que em Portugal jamais haveria uma "democracia parlamentar burguesa". Enganou-se, como todos sabemos.
Oriana Fallacci, na juventude, como várias pessoas da sua geração, foi de esquerda e militou na área marxista.
Posteriormente, mudou de ideias, passando a condenar todos os totalitarismos, de direita e de esquerda. Aos responsáveis por regimes anti-democráticos chamava pelos nomes próprios: ditadores e tiranos.
Nos últimos anos, empenhou-se na denúncia dos piores inimigos da liberdade nos nossos dias: os fundamentalistas islâmicos.
Contra o politicamente correcto, teve a coragem de afirmar que o terrorismo praticado por aquela gente se devia ao facto de o islamismo, contrariamente ao cristianismo, cujos responsáveis também cometeram muitos crimes nas cruzadas ou durante a Inquisição, por exemplo, não ter sido capaz de efectuar mudanças como a reforma protestante, o Concílio Vaticano II, ou a aceitação do Estado laico.
A esta intrépida defensora da liberdade, prestamos a nossa última homenagem, desejando que descanse em paz.

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Unidos Futsal Feminino apresentam-se com o BENFICA

Por pedido dos meus colegas de blog, vou continuar a escrever aqui notícias relativas ao futsal, e mais concretamente aos Unidos Futsal. Assim, acho que vale a pena referir a importante presença que os Unidos conseguiram trazer a S. Pedro do Sul de modo a divulgar a modalidade.

Os Unidos Futsal vão organizar o Torneio Triangular Vila de S. Pedro do Sul e conseguiram garantir a presença do Benfica, actual bi-campeão nacional feminino, e da Académica de Coimbra.


Assim, Sábado 30 de Setembro, a partir das 15h30 no Pavilhão Municipal, poderá assistir-se:

15h30 - Unidos Futsal vs. Académica de Coimbra
17h30 - Académica de Coimbra vs. Benfica
19h30 - Unidos Futsal vs. Benfica


Mais pormenores estão disponíveis na página da equipa feminina dos Unidos em http://unidosfutsalfeminino.blogspot.com

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

O meu balanço desportivo - Informação

Na época passada, visto ser treinador da equipa feminina dos Unidos da Estação, registava aqui as principais ideias de cada jornada em jeito de comentário/reflexão desportiva.
Assim, dado que os Unidos Futsal Feminino possuem já uma página própria, este espaço deixará de figurar neste blog. No entanto, deixo o convite a todos os que gostam de futsal para visitarem a página do feminino e nos acompanharem durante a nova época de 2006/07 em http://unidosfutsalfeminino.blogspot.com

terça-feira, 5 de setembro de 2006

EH PÁ. SOMOS NOTÍCIA NO DIÁRIO DIGITAL

Estava eu para deitar-me, quando decidi dar uma vista de olhos nas notícias de fim de dia, e não é que de repente reparei que somos notícia graúda no Diário Digital: - "OMS: Mais de 40% da população mundial sem saneamento básico: Mais de 40% da população mundial vive sem acesso a saneamento básico e um quinto sem água potável, alertou esta terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS)". Eh pá, isto é sobre nós. Não acham? Metade da população não tem sanemaento básico. Água potável, ainda temos. Mas continuar assim, deixaremos de ter.
Amigos: Pior que estarmos numa notícia destas é não sermos notícia. Valha-nos isto. Eh!Eh.