domingo, 28 de maio de 2006

FESTIVAL DAS LAVRADEIRAS DECORRERÁ EM NEGRELOS

O festival nacional de folclore organizado pelo Rancho Folclórico AS LAVRADEIRAS DE NEGRELOS tem decorrido na vila de S. Pedro do Sul ou nas Termas, como aconteceu nos últimos anos.
Este ano, aquele festival decorrerá em Negrelos, no dia 13 de Agosto (domingo), integrado na Festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, cujo dia principal será 15 de Agosto.
Oportunamente, será divulgado neste blogue o programa completo do festival.

terça-feira, 23 de maio de 2006

REFLEXÃO - O PATRIOTA

António, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 da manhã. Depois de um banho com sabonete (Made in France) e enquanto o café (importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China). Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss). Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas. Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou no carro (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego. Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o António decidiu relaxar por uns instantes. Calçou as suas sandálias (Made in Brazil), sentou-se num sofá (Made in Denmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Dois novos colaboradores no blog

A partir de hoje, o Negrelos Online conta com a presença de dois novos colaboradores. São eles, a Eng. Carla Matos e o Fausto Martins (nickname: Make, e o nosso perito em música/cultura). Estes virão dar o contributo ao nosso espaço informativo e de discussão, dando também uma maior diversificação de temas e opiniões.
Por um Negrelos e um blog sempre no topo.

quinta-feira, 11 de maio de 2006

HÁ 25 ANOS, FALECIA BOB MARLEY



Passam hoje 25 anos sobre o falecimento da vedeta do reggae, Bob Marley.
Foi um cantor que marcou muito a minha geração e outras gerações anteriores, quer pela letra, quer pelas músicas das canções.
Canções como "No woman no cry" ou "Bufalo soldier" são inesquecíveis e para todos os tempos.
Aqui prestamos a nossa homenagem àquele vulto da cultura rasta.

quarta-feira, 10 de maio de 2006

POLUIÇÃO DO TROUÇO DISCUTIDA NOVAMENTE NA A.M.

Como o prometido é devido, na última Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul, realizada em 28/4/2006, mais uma vez chamei a atenção dos meus colegas deputados e da Câmara Municipal para a poluição provinda das descargas da "Avilafões", que continua a contaminar o Rio Trouço e a prejudicar, quer a agricultura, quer a saúde dos habitantes de várias povoações dos concelhos de Vouzela e S. Pedro do Sul.
Todos os deputados, e entre estes especialmente o Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro do Sul, bem como o Presidente da C.M., se mostraram preocupados com a situação. Este último autarca afirmou que por si e pelo seu homólogo vouzelense foi colocada a resolução da questão ao Ministro do Ambiente.
Esperamos, pois, que o Ministro ponha fim a esta tristeza, como foi qualificada e bem pelo nosso colega Bruno Oliveira aquando da descarga efectuada por aquela empresa no passado dia 6 de Abril. Aliás, tal descarga foi o ponto de partida da discussão deste tema na Assembleia Municipal de 28 de Abril.
Que saibamos, nenhuma associação ambientalista de carácter nacional se preocupou até hoje com este problema. As suas preocupações vão apenas para Souselas ou a Arrábida? As populações dos meios rurais também não terão direito a desfrutar de um bom e são ambiente?

domingo, 7 de maio de 2006

Comentários moderados

A equipa do Negrelos Online vem por este meio anunciar que, por enquanto e em fase de testes, os comentários ao textos colocados aqui no blog serão primeiro analisados e só posteriormente colocados, caso estes não contenham palavras que possam ferir alguém, como por exemplo: asneiras, insultos e calúnias.
Espero que compreendam, visto o número de comentários de carácter ofensivo ter aumentado muito neste blog (coisa que queremos por fim).

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Energia Eléctrica – Curiosidades



Já que estamos em tempo de crise, não só economicamente, mas também em termos dos valores do petróleo (reservas e instabilidade à volta das negociações do mesmo), deixo aqui alguns lembretes que muitos de nós não nos lembramos no nosso dia a dia.
Gostava aqui de elucidar, para quem ainda possa ter dúvidas, que existem vários tipos de paineis solares, sendo os mais importantes o painel solar de aquecimento e o painel fotovoltaico (Painel solar serve para aquecimento de agua; Painel fotovoltaico serve gerar energia eléctrica). Sendo assim deixo-vos algumas curiosidades.

Sabiam que:

- Um painel solar (de aquecimento) para 4 pessoas pode custar entre 1750 e 5000 euros, mas num prazo de 7 anos o aparelho fica completamente pago, além de permitir a poupança de 300 euros em gás por ano.

- Um painel fotovoltaico gera energia eléctrica, evitando o abastecimento da rede, e o consumidor é reembolsado pelo Estado em cada €0.25 por cada KW produzido.

- Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. Uma forma de dar ideia desse facto é em termos do número médio anual de horas de Sol, que varia entre 2.200 e 3.000 para Portugal e, por exemplo, para Alemanha varia entre 1.200 e 1.700 h.

- A França gera 75% da sua energia eléctrica através de centrais nucleares. Não depende do petróleo como nós.

- A Noruega produz 99,5% da sua energia eléctrica através dos seus recursos hídricos. E exporta petróleo.

Isto é um problema que me preocupa, visto que a energia eléctrica em Portugal ainda é em grande parte produzida na “queima” de Petróleo e gás. Soluções não nos faltam para evitar a dependência do petróleo, visto também já existirem automóveis eléctricos (uns 100% eléctricos, outros híbridos) e estar para breve a entrada no mercado os híbridos das grandes marcas de automóveis (como a Volkswagen, Porshe, etc…). A energia solar é uma alternativa para os nossos lares, uma óptima e rentável alternativa.

Para interessados no caso, aconselho a visita dos seguintes sites:

http://solar.fc.ul.pt/faq.htm#Que%20tipos%20de%20paineis%20solares%20existem

http://www.energiasrenovaveis.com/html/energias/solar_pt_actualidade.asp

Pensem nisso!